A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 11 DE NOVEMBRO DE 2012

Casa da UBE na FLIPORTO 2012

Hiram Menezes e Frederico Lobo Maranhão fazem mesa sobre história na Casa da UBE na Fliporto

No sábado, dia 17 de novembro, em sessão com início previsto para as 15h20, na Casa da UBE, que funcionará em tenda erguida no território da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda, com mediação do acadêmico Melchíades Montenegro Filho, a história ganhará destaque com palestras de  Hiran Meneses, sobre Frei Caneca, o grande herói brasileiro, e de Frederico Lobo Maranhão, sobre o general Matias de Albuquerque, que, segundo algumas correntes, se tivesse sido indicado governador-geral do Brasil antes de 1624, os holandeses não teriam tidos a chance de invadir Terra Brasilis. Clique aqui e veja a programação da Casa da UBE

Comissão da Verdade na Casa da UBE

No domingo, dia 18 de novembro, em sessão coordenada pelo presidente da OAB Henrique Mariano, com início previsto para as 11h00, na Casa da UBE, que funcionará em tenda erguida no território da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda, a Comissão da Verdade discutirá aspectos dos chamados anos de chumbo.

UBE transfere sede para a Cidade das Letras

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, reprisando providência já adotada em outros anos, a diretoria da UBE decidiu transferir, por ocasião da Fliporto, entre os dias 15 e 18 de novembro, a sede da entidade para a Cidade das Letras, no bairro do Carmo, em Olinda.

Tudo pronto para a Casa da UBE

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, após exposição do coordenador Rogério Generoso, a diretoria da UBE discutiu detalhes da dinâmica da chamada 'Casa da UBE' - espaço que, durante a Fliporto 2012, funcionará na Cidade das Letras, no bairro do Carmo, em Olinda -, verificando aspectos referentes à programação, emissão e distribuição de certificados, divulgação e cobertura fotográfica.

Coral da UBE prepara repertório especial para instalação da 'Casa da UBE'

Na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, sob a batuta da maestrina Ruby Jean, o Coral da UBE ensaiou as músicas que serão executadas por ocasião da solenidade de instalação da Casa da UBE, no próximo dia 17 de Novembro, em tenda erguida na chamada Cidade das Letras, no bairro do Carmo, em Olinda.

Conheça a Tenda. A tenda erguida na Cidade das Letras da Fliporto, no Sítio de Seu Jorge, no bairro do Carmo, em Olinda, onde, em dias diferentes, funcionará a Casa da APL (dias 15 e 16 de novembro) e a Casa da UBE (dias 17 e 18 de novembro) comporta público de 204 pessoas (clique aqui e veja a planta).

O papel social das academias de letras no Brasil

Na 5ª feira, dia 15 de novembro, em mesa programada para às 11h00, no auditório do Instituto Histórico de Olinda, no Carmo, a União Brasileira de Escritores e a Cultura Nordestina Letras & Artes receberão os escritores Alexandre Santos, Leony Muniz e Telma Brilhante, que falarão sobre o papel social das academias de letras no Brasil. (Clique aqui conheça a programação do espaço).

Programação da FOCCA com teatro, cultura e cidadania

Na 5ª feira, dia 15 de novembro, em encontro com início previsto para as 16h00, a ‘FLIPORTO Nova Geração’ vai apresentar a sessão ‘Teatro, Cultura e Cidadania’ com o alunado do 2° período de Letras da FOCCA. Clique aqui e veja a programação completa.

Divulgada programação do Solar da Marquesa

A Fliporto e Mônica Silveira divulgaram a programação do Solar Sarau da Marquesa que acontecerá dias 16 e 17 de novembro. Clique aqui e veja a programação na íntegra.

A Voz do ESCRITOR terá edição especial sobre a edição 2012 da Fliporto.

 
 

UMEAL - União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos

Curtinhas

O acadêmico português Luís Lourenço leu e gostou do romance ‘Olinda Abrasada, de Waldênio Porto.

A poeta paulista Josyanne Rita de Arruda Franco está no cadastro da UMEAL.

A edição de setembro de 'O bandeirantes', jornal da Sobrames-SP já está no ar. Clique aqui e veja a edição na íntegra.

Agenda da UMEAL. A UMEAL prepara agenda especial dos sócios da entidade. O pré cadastro pode ser feito pelo preenchimento do quadro ao lado.

Agenda da UMEAL

pré cadastro

Nome

Nacionalidade

Endereço Completo

Telefone

(com código de País e de área)

E-mail:


Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 
 
 

Curtinhas................................................

Na 6ª feira passada, dia 09 de setembro, precisamente às 14:52, Geraldo Pereira atualizou o Blog com a crônica 'Trotes telefônicos e outros trotes'.

Na sábado passado, dia 10 de novembro, em concorrido encontro na Casa Amarela, na Rua Hermenegildo de Barros, em Santa Tereza, Sandra Passos abriu a exposição ‘A Flor do Desejo’.

Extremamente bem sucedida a exposição individual ‘Interfaces Brasil – France’, de Vera Sato, encerrada na 6ª feira passada, dia 09 de novembro, na Aliança Francesa, do Recife.

Como faz regulamente, ainda no primeiro dia do mês de novembro, o acadêmico Joaquim Osterne Carneiro distribuiu o boletim informativo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Clique aqui e veja a edição completa do boletim informativo nº 24.

Na próxima 4ª feira, dia 14 de novembro, em encontro com início previsto para às 16h00, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, Marilourdes Ferraz lançará a 4ª edição do livro ‘O Canto do Acauã’.

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, por ocasião da reunião da diretoria da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, o dirigente Rogério Generoso apresentou a Editora Idéia, empresa que está se instalando no mercado com novas propostas de trabalho.

As reuniões do núcleo municipal da UBE ocorrem na Avenida Claudio Gueiros Leite, na Galeria Chalé, em Pau Amarelo.

Matéria de Felipe Martins na edição de 29 de outubro da ‘UOL Educação’ informa que o pedreiro Evando dos Santos mantém a biblioteca comunitária ‘Tobias Barreto de Meneses’ com mais de 40 mil livros.

Pesquisa aponta que, nos últimos quatro anos, o número de leitores no Brasil caiu 9%, despencando 95 milhões, em 2007, para 88 milhões, no ano passado.

Nos dias 12 e 13 de novembro, o’ Viver Colégio e Curso’ vai realizar sarau poético sob a coordenação da professora Helenize Ramos.

O endereço eletrônico da UBE vai mudar para www.ube.br.com

No sábado passado, dia 10 de novembro, o Café em Pasárgada apresentou a poesia do arquiteto Heitor Araújo.

Vem fazendo muito sucesso o ‘Dicionário Escolar da Diversidade Cultural Pernambucana’, de Adriano Marcena. O livro, publicado pela Ideia Empreendimentos Culturais , tem 378 páginas.

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

.........

Blogs recomendados

Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Maria da Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Empresas amigas da UBE

'Casa da APL' discute a estética da poesia

Na 6ª feira, dia 16 de novembro, em sessão coordenada por Geraldo Pereira, com início previsto para as 09h30, na Casa da APL, a Academia Pernambucana de Letras realizará mesa sobre a história de Pernambuco com a participação dos acadêmicos Antônio Corrêa, Frederico Pernambucano de Mello, Rostand Paraíso e Margarida Cantarelli. Clique aqui e veja a programação da Casa da APL

Roque de Brito Alves fala sobre a 'Louça da nobreza pernambucana no tempo do império'

Na próxima 2ª feira, dia 12 de novembro, por ocasião de seu encontro regular, a Academia Pernambucana de Letras vai receber o acadêmico Roque de Brito Alves, que falará sobre ‘A louça da nobreza pernambucana no tempo do Império’.

Academia Pernambucana de Letras retoma Seminário de Tropicologia com palestra de Suzana Azevedo

Em 20 de novembro, a Academia Pernambucana de Letras dará continuidade ao Seminário de Tropicologia com palestra da artista plástica Suzana Azevedo.

Vida e obra de Álvaro Lins

Na 2ª feira, dia 26 de novembro, a Academia Pernambucana de Letras realizará seminário sobre a ‘Vida e Obra de Álvaro Lins’, com a participação de Eduardo Maia, Lourival Holanda e Cristiano Ramos.

Em visita ao Conselho Estadual de Cultura, Alexandre Santos defende título de 'Patrimônio Vivo da Cultura' para a UBE

Na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, acatando convite do presidente Marcus Accioly, acompanhado do acadêmico Melchíades Montenegro, o escritor Alexandre Santos compareceu à reunião do Conselho Estadual de Cultura, na Rua Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista, para defender a inclusão da UBE no Patrimônio Vivo da Cultura do Estado de Pernambuco.

Academia Olindense de Letras presta homenagem a Olímpio Bonald Neto

No sábado passado, dia 10 de novembro, em concorrido encontro nas instalações do Instituto Histórico de Olinda, na Avenida Liberdade, na Praça da Preguiça), no bairro do Carmo, em Olinda, a Academia Olindense de Letras prestou homenagem ao acadêmico Olimpio Bonald Neto pela passagem de seus 80 anos.

Marcus Accioly fala sobre poesia no Memorial da Medicina

Em 21 de novembro, em encontro com início previsto para as 09h00, no Memorial da Medicina, no Derby, o poeta Marcus Accioly falará sobre ‘Poesia: Lucidez ou Loucura’.

Baile Anos Dourados' será no dia 22

Os ingressos para o II Baile Anos Dourados, programada para o dia 22 de novembro, no Clube Internacional, estão à venda na sede da UBE (Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife), na 'Cultura Nordestina' (Rua Sérgio Magalhães, 54 - por trás do Museu do Estado) e na Livraria Jaqueira.

UBE prepara sede para festas do fim do ano

Na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, prosseguiram  em ritmo acelerado os trabalhos de pintura interna da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife. Os trabalhos vem sendo realizados graças ao compromisso cultural da empresa Soll Engenharia.

Programado 'Natal dos Escritores'

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, em reunião que contou com a participação de Margareth Leite, coordenadora dO núcleo municipal do Paulista, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, a diretoria da UBE decidiu festejar o 'Natal dos Escritores' em 19 de dezembro.

Projeto Quarta às Quatro

UBE realiza 446ª sessão do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 07 de novembro, em concorrido encontro, com a presença de 43 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona noroeste do Reprograma UBE realizou a 446ª sessão do programa 'Quartas às Quartas'.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

17 e 18 de novembro. 'Casa da UBE' na Fliporto 2012, em Olinda.

22 de novembro. Segunda edição do Baile Anos Dourados, nos salões do Clube Internacional do Recife.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Exposição LUBOK em Oaxaca

Na 6ª feira passada, dia 09 de novembro, em concorrido encontro no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, no centro de Oaxaca, o Museo Nacional de la Estampa e o Instituto Nacional de Bellas Artes inauguraram exposição LUBOK, que reúne Gráfica Contemporánea y Libros de artistas de Leipzing, com a participação de Benjamin Badock, Tilo Baumgärtel, André Butzer, Benjamin Dittrich, Johannes Eckardt, Marcel Hüppauff, Katharina Immekus, Gabriela Jolowickz, Oliver Kossack, Wolfgang Mattheuer, Volker Pfüller, Tal R, Neo Rauch, Christoph Ruckhäberle, David Schnell, Jens Schubert, Sebastian Speckmann, Katrin Stangl, Stefan Stössel, Alexander Tovborg, Matthias Weischer.

Pelo mundo...

Há alternativas ao euro? Este é o tema do debate público convocado pelo Movimento Internacional Lusófono para o próximo sábado, dia 17 de novembro, na Sociedade de Língua Portuguesa, na sede da entidade, na Rua Mouzinho da Silveira, em Lisboa, com a participação de Artur Baptista da Silva, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Pedro Braz Teixeira, autor de “O fim do euro em Portugal?”

Na próxima 6ª feira, dia 16 de novembro, em encontro com início previsto para as 19h00, no Espaço Grandella, na Biblioteca-Museu República e Resistência, na Estrada de Benfica, por ocasião da apresentação da 10ª edição da revista’ Nova Águia’, Renato Epifânio vai proferir a conferência ‘O Desígnio da Lusofonia: nos 100 anos da Renascença Portuguesa’

Na 5ª feira passada, dia 08 de novembro, em concorrido encontro na sede do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, no centro de Oaxaca, Josep Soler lançou o livro ‘La Aventura del Alma’.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

O Destino das metáforas, de Sidney Rocha

Cangaço, uma ampla bibliografia comentada 2012, de Melquíades Pinto Paiva

Gilberto Freyre Plural e Singular, de Fátima Quintas

Fronteiras de chumbo, de Admaldo Matos

Escritos, de Lucilo Varejão Neto

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Crônicas Virtuais, de Geraldo Pereira

A rosa em chamas, de Alvacir Raposo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

Romançal Pernambucano (ou vade mecum poético pernambucano). Marcos Cordeiro

Cronistas de Pernambuco. (Orgs.). Antônio Campos; Luiz Carlos Cordeiro

Matias. Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

Pseudomínia e Literatura, de Lucila Nogueira

UBE aprova Voto de Solidariedade à CHESF

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, acolhendo proposta do presidente Alexandre Santos, a diretoria da UBE aprovou a divulgação de voto de solidariedade à CHESF, que, em função dos termos da Medida Provisória nº 579, passará por brutal processo de enfraquecimento.

Jornada Cultural visita Cruz do Patrão

Na 2ª feira passada, dia 05 de novembro, por ocasião da reunião da diretoria da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, a dirigente Fátima Almeida informou que a próxima Jornada Cultural, programada para o dia 06 de dezembro, será através de rio Capibaribe e contará com visita à Cruz do Patrão.

 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABREE

ABRAEE prepara lançamento de Safira

na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, em encontro aberto com a leitura do conto 'Vôo solitário', de Hélio Trigueiro, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) discutiu aspectos do lançamento da coletânea Safira, cujo lançamento está programado para o dia 14 de dezembro, por ocasião dos festejos comemorativos da Semana da Engenharia, da Arquitetura e da Geologia.

Ney Perracini confirma presença na festa de lançamento de Safira 2012

Na 5ª feira passada, dia 08 de novembro, em encontro no centro de convenções do Ondina Aparthotel, no bairro de Ondina, em Salvador, por ocasião do 18º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, o engenheiro Ney Perracini, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), confirmou ao engenheiro Alexandre Santos que viajará ao Recife no dia 14 de dezembro para participar do lançamento da coletânea Safira organizada pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE). O engenheiro-escritor Ney Perracini participa da Safira 2012 com o artigo 'Escola Reflexiva'.

ABRAEE presente na Fliporto

Na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, em encontro coordenado pelo presidente Alexandre Santos, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) discutiu a participação da entidade na FLIPORTO em sessões programadas para os dias 16 de novembro às 10h00 e 17 às 14h00 e 21h00.

ABRAEE almoça com Heitor Bezerra de Brito

Na 3ª feira passada, dia 06 de novembro, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) decidiu que, em 26 de novembro, realizará Almoço com o escritor Heitor Bezerra de Brito, que falará sobre o livro 'Eu, Horácio e outros contos', de sua autoria.

 

Livro de Ouro socorre finanças da UBE

Considerando a urgente necessidade de captação de recursos para equilibrar as finanças da entidade, a diretoria a UBE aprovou a criação de um Livro de Ouro para arrecadar contribuições com valor mínimo de R$ 100,00.

Anuidades e contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

UBE divulga relação dos Sócios Beneméritos

Eis a relação dos sócios beneméritos da UBE: Alexandre Santos, Nonato de Magalhães, Renato Cunha, Paulo Dantas, Rachel Carrilho, Tomé de Magalhães, Yolanda Cavalcanti, Heitor Bezerra, Maria Luiza Bezerra de Paiva, Antonio Campos, Jacques Ribemboim, Shoia Durand, Myriam Brindeiro, Jose Lemos Cruz, Tereza Gomes, Marco Juno Flores, Maria da Salete, Ronaldo Dantas Lins, Socorro Costa, Tavares de Lima, Carlos Cavalcanti, Guaracy Lyra, Riverdes Coelho Falcão, Tarcisio Pereira, Verluce Ferraz, Hercy Souza e Abelardo da Hora.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Setembnro.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU