A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 03 DE FEVEREIRO DE 2013

PROTAGONISMO CULTURAL

UBE renova representação no FUNCULTURA

Na 4ª feira passada, dia 30 de janeiro, em correspondência ao conselho deliberativo da FUNDARPE, o presidente Alexandre Santos designou os escritores Meca Moreno e Carmen Lúcia Couto Fonseca para representar a União Brasileira de Escritores

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano comemora 151 anos de fundação

Na 2ª feira passada, dia 28 de janeiro, em concorrida sessão solene coordenada pela presidente Margarida Cantarelli, na sede da entidade, na Rua do hospício, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano comemorou o transcurso do 151º aniversario de sua fundação.

UFPE discute 'carnaval e educação'

Na 4ª feira passada, dia 30 de janeiro, em encontro que contou com apresentação da Orquestra Experimental de Frevo, no auditório do Centro de Educação da UFPE, os proferssores Flávio Brayner, Cirinéia Amaral, Éverson Melquíades e o maestro Nilsinho Amarante debateram sobre 'carnaval e educação'.

 

UMEAL - União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos

Curtinhas................................................

O professor Biu Vicente atualizou o blog. O endereço é www.biuvicente.com/blog.

O e-book 'Aves da Caatinga', lançado pela Editora Coqueiro em parceria com o portal www.onordeste.com é um primor. Ivan Maurício é o diretor de conteúdo do portal. Clique aqui e veja a edição na íntegra.

Há quarenta anos, Lailson Holanda e Lula Côrtes gravaram Satwa, o primeiro LP independente gravado no Brasil, que se tornou uma das obras mais raras na música brasileira. Em 2005 ele foi relançado em edição especial nos EUA pelo selo Time-Lag Records e, em 2011, foi lançado em edição mundial na Inglaterra pela Mr. Bongo Records. Se quer conhecer mais sobre o assunto, clique aqui. Você vai gostar.

O livro 'Guerreiros do sol', de Frederico Pernambucano de Melo, será convertido em filme.

o poeta Valmir Jordão lança seu novo livro 'poemas diversos' em São Paulo.

Leony Muniz postou o Capítulo LXIV. Para ver, é só clicar em leonymuniz.wordpress.com.

As novidades do Cariri Cangaço 2013 estão em www.cariricangaco.com

Rogério Pereira convida para leitura da crônica 'Dr. Arno e meus 40 anos' no blog Vida Breve.

Na 5ª feira passada, dia 31 de janeiro, o sarau musical comandados por Helena Caldas, Telma Wanderley e Melchiades Montenegro se reuniu no Restaurante Chez George's, no bairo de Casa Forte, no Recife.

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Eis a relação dos sócios beneméritos da UBE: Alexandre Santos, Nonato de Magalhães, Renato Cunha, Paulo Dantas, Rachel Carrilho, Tomé de Magalhães, Yolanda Cavalcanti, Heitor Bezerra, Maria Luiza Bezerra de Paiva, Antonio Campos, Jacques Ribemboim, Shoia Durand, Myriam Brindeiro, Jose Lemos Cruz, Tereza Gomes, Marco Juno Flores, Maria da Salete, Ronaldo Dantas Lins, Socorro Costa, Tavares de Lima, Carlos Cavalcanti, Guaracy Lyra, Riverdes Coelho Falcão, Tarcisio Pereira, Verluce Ferraz, Hercy Souza e Abelardo da Hora.

Blogs recomendados

Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Maria da Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Empresas amigas da UBE

Palestra sobre 'Sertão diverso' na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 28 de janeiro, em concorrido encontro coordenado pela presidente Fátima Quintas no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da entidade, na Avenida Rui Barbosa, a Academia Pernambucana de Letras recebeu a visita do professor Cristiano Ramos, que proferiu a palestra 'Sertão diverso'.

Academia Pernambucana de Letras divulga programação

A Convivência entre a Biblioteca Tradicional e a Biblioteca Virtual

Em 18 de fevereiro, em encontro com início previsto para as 16h00, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras vai receber a bibliotecária Lúcia Gaspar, que falará sobre 'A Convivência Entre a Biblioteca Tradicional e a Biblioteca Virtual'.

O acesso de todos à Justiça

Em 25 de fevereiro, em encontro com início previsto para as 16h00, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras vai receber a procuradora Martha Freire, Presidente da Defensoria Pública, que falará sobre o acesso de todos à Justiça.

Agenda

20 de fevereiro. Retomada do programa Quarta às Quatro, na sede da UBE.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Geraldo Ferraz divulga calendário comemorativo do 10º aniversário do programa Quarta às Quatro

O coordenador Geraldo Ferraz divulgou o calendário comemorativo dos 10 anos de funcionamento ininterrupto do programa 'Quartas às Quatro'. A programação é a seguinte:
Dia 06 de março: Homenagem aos 55 anos da UBE
Dia 13 de março: Homenagem às entidades que abrigaram os programas de número 200 (Academia Pernambucana de Letras), nº 300 (Gabinete Português de Leitura e nº 400 (Câmara Municipal do Recife);
Dia 20 de março: Homenagem a entidades que surgiram ou ganharam destaque no programa.
Dia 27 de março: Homenagem ao criador Vital Correia e ao apoiador da ideia Lúcio Ferreira

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vai começar temporada 2013 do projeto 'Brésil Sertão et Mer'

Vai começar a 5ª temporada de 'Brésil Sertão et Mer' sob a liderança de Heitor de Pedra Azul. No sábado passado, dia 02 de fevereiro, a festa foi no Espace Gérard Philipe, na rue Maréchal Leclerc, em Saint André les Vergers. A próxima apresentação será na próxima 6ª feira, dia 08 de fevereiro, às 20h30 no auditorio de 'Maison du Patrimoine', na Rue Jean-Jacques Rousseau, em Saint Julien les Villas.

Pelo mundo...

"A Saudade do Heróis", de Rodrigo Sobral Cunha, está na 10ª edição da revista 'Nova Águia'.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Vale a pena ler

Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Gilberto Freyre Plural e Singular, de Fátima Quintas

Escritos, de Lucilo Varejão Neto

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Crônicas Virtuais, de Geraldo Pereira

A rosa em chamas, de Alvacir Raposo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

Cronistas de Pernambuco. (Orgs.). Antônio Campos; Luiz Carlos Cordeiro

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

Pseudomínia e Literatura, de Lucila Nogueira

'Grito da Véia' movimenta Boa Vista

No sábado passado, dia 02 de fevereiro, em animado cortejo canavalesco que percorreu ruas do bairro da Boa Vista com paradas na Bença de Dona Carminha, Praça Maciel Pinheiro, Geladeira de Seu Gabriel, Pátio da Santa Cruz, Casa de Dona Celina e apoteose no Mercado da Boa Vista, a edição 2013 do 'Grito da Véia' ferveu a intelectualidade e mundo cultural pernambucano.

Sobrames-PE divulga 110ª edição do Boletim mensal

Na 6ª feira passada, dia 01 de fevereiro, no primeiro segundo do novo mês, o poeta Paulo Camelo distribuiu a versão digital da 110ª edição do Boletim Sobrames-PE, com notícias do mês de fevereiro de 2013. Clique aqui e veja a edição na íntegra.

UBE reúne diretoria

Na próxima 2ª feira, dia 04 de fevereiro, em encontro programado para às 17h30, na Casa Rosada da Rua Santana, a União Brasileira de Escritores (UBE) reunirá o corpo dirigente para discutir o reinício da temporada 2013 das atividades literárias da entidade.

Missão Velha abre as portas para o Cariri Cangaço 2013

Em encontro com a participação do escritor Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, e os secretários de cultura Sousa Neto e José Cícero, foi selada a participação do Portal do Cariri, Missão Velha na edição 2013 do Cariri Cangaço 2013.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABREE

Na 4ª feira passada, dia 30 de janeiro, em encontro na livraria Jaqueira, o escritor Alexandre Santos e o produtor cultural Eduardo Cortes discutiram planos para a realização da Festa Literária de Ipojuca, ocasião em que, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) realizará o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.