A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 03 DE MARÇO DE 2013

cidadania objetiva

Martha Freire profere palestra na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 25 de fevereiro, em palestra sobre a universalidade do acesso à justiça, proferida na Academia Pernambucana de Letras, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, a defensora pública Marta Freire afirmou que "a exclusão social é a pior escravidão a que um ser humano pode estar sujeito".

Repercute discurso em homenagem a Jarbas Maranhão

Na 2ª feira passada, dia 25 de fevereiro, por ocasião da reunião ordinária da Academia Pernambucana de Letras, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, a presidente Fátima Quintas fez a leitura do discurso proferido pelo senador Armando Monteiro Neto em homenagem ao acadêmico Jarbas Maranhão.

Elizabeth Brandt e Melchíades Montenegro lançam 'Trajeto das horas'

No próximo sábado, dia 09 de março, em encontro no Centro Cultural Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, com início previsto para as 15h00, os escritores Elizabeth Brandt e Melchíades Montenegro lançarão o livro de haikais e haigas 'Trajeto das horas'.

Paulo Dantas lança 'Crônicas Contos inesquecíveis'

Na próxima 5ª feira, dia 07 de março, no Centro Cultural Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, por ocasião da posse do escritor Paulo Dantas na Academia de Letras e Artes do Nordeste, será lançado o livro 'Crônicas e Contos Inesquecíveis'.

Clube do Livro aprecia livro de Luciene Freitas

Na 6ª feira passada, dia 01 de março, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE deu início a temporada 2013 do Clube do Livro com a apreciação de 'O espelho do tempo', Livro de Luciene Freitas, que foi comentado pelas escritoras Alzira Paiva e Telma Brilhante.

SERVIÇO: O Clube do Livro, coordenado pelo escritor Patriotino Aguiar, ocorre através de sessões sempre na primeira 6ª feira de cada mês, a partir das 16h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Curtinhas................................................

Charge de Lailson de Holanda

O lançamento de 'Tangolomando', de Raimundo Carrero, será no final de março.

Na 6ª feira passada, cumprindo a tradição, aos primeiros minutos do dia 01 de março, o poeta Paulo Camelo distribuiu o Boletim Sobrames-PE número 111, de março de 2013. Clique aqui e veja a edição completa.

Em 08 de março, em programa comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, o Museu do Cangaço vai realizar a sessão inaugural do projeto 'No quintal do Museu', apresentando o XI Festival de Violeiros de Serra Talhada'.

Estão abertas as inscrições para as oficinas que serão oferecidas pelos mestres Viviane Souto Maior e Lineu Gabriel, no âmbito do 'I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares', entre os dias 19 e 23 de março, no Centro Cultural Correios, na Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3224-5739.

As novidades sobre o borbulhar literário na FOCCA pode ser visto no endereço http://www.focca.com.br/

A editora e produtora Salete Rêgo Barros distribuiu a programação do Espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes', que funciona na Rua Sérgio Magalhães, no bairo das Graças (por trás do Museu do Estado), no Recife. A Oficina Literária de Raimundo Carrero ocorre às 4ª feiras, sempre às 15h00.

No sábado passado, dia 02 de março, em encontro às 10h00, no Espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes', na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças (por trás do Museu do Estado), no Recife, o 'Encontro em Prosa e Verso' vai receber a poeta Rosa Lia Dinelli.

Na 5ª feira passada, dia 28 de fevereiro, o presidente Joaquim Osterne Carneiro distribuiu o Boletim do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, com o noticiário de fevereiro de 2013. Clique aqui e veja a edição completa.

Estão abertas as inscrições para Oficina de Haikai a ser ministrada pelo poeta Valmir Jordão entre os dias 06 e 08 de março, no setor de Cultura do SESC Garanhuns.

No próximo sábado, dia 09 de março, em encontro às 10h00, no Espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes', na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças (por trás do Museu do Estado), no Recife, o 'Encontro Literatura e Internet' vai reunir os editores Natanael Lima Júnior e Frederico Spencer.

No sábado, dia 16 de março, em encontro às 10h00, a Academia de Letras do Brasil vai se reunir no Espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes', na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças (por trás do Museu do Estado), no Recife.

As novidades do Cariri Cangaço 2013 estão em www.cariricangaco.com

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

 
 

Blogs recomendados

Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Maria da Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

União Brasileira de Escritores apoia ingresso de Marcus Accioly na Academia Brasileira de Letras

Na 3ª feira passada, dia 26 de fevereiro, em encontro na sede do Conselho Estadual de Cultura, na rua Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o presidente Alexandre Santos apresentou o apoio da União Brasileira de Escritores ao ingresso do poeta Marcus Accioly na Academia Brasileira de Letras.

UBE reúne diretoria para formalizar apoio a Marcus Accioly

Na próxima 2ª feira, dia 04 de março, em encontro com início previsto para as 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai reunir sua diretoria. Entre os pontos constantes da pauta estão o apoio da UBE a candidatura do poeta Marcus Accioly à Academia Brasileira de Letras.

PROTAGONISMO CULTURAL

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores comemora primeiro ano de fundação

Na 5ª feira passada, dia 28 de fevereiro, em encontro no restaurante 'La Duane', no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) festejou o transcurso do primeiro ano de fundação da entidade.

Próxima edição de 'Safira' será lançada em 27 de setembro

Na 5ª feira passada, dia 28 de fevereiro, por ocasião do almoço comemorativo do primeiro ano de fundação da entidade, no restaurante 'La Duane', no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) decidiu lançar o segundo número da coletânea Safira no dia 27 de setembro.

UFPE realiza congresso de Literatura Fantástica

Na próxima 3ª feira dia 05 de março, será instalado na UFPE, o 2º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco, com o tema ‘A influência do Livro das Mil e uma noites e do imaginário orientalista na criação do conto fantástico ocidental’ com a participação de Sheikh Muhammad Ragip al-Jerrahi, André de Sena, Alfredo Cordiviola, Darío Sánchez, Oussama Naouar, Moisés Monteiro de Melo Neto, Alberto Miranda Poza, José Rodrigues de Paiva, Maria do Carmo Nino, Lucila Nogueira, Juan Pablo Martín e outros especialistas na matéria. No âmbito do Congresso, cuja programação prosseguirá até do dia 08 de março, ocorrerá, ainda, o 1º salão de arte fantástica de Pernambuco, com a leitura de trechos do Livro das Mil e uma noites pela atriz Vanessa Suedy, e a 1ª Mostra fantástica de curta-metragens, com a exibição dos filmes ‘Malassombro’, com direção de Natália Ribeiro Barreto, Gabriel Çarungauá, Lucas Mariz, Ramon Dias e Bruno Alves; ‘O Cangaceiro’, com direção de Marcos Buccini; e ‘Coisas do Além e do Recife Também’, com direção de Marcela Alves, Mariana Lins e Rubem Carneiro.

Wilton de Souza no Centro Cultural Correios

Na próxima 3ª feira, dia 05 de março, em encontro com início previsto para as 19h00, no Centro Cultual Correios, na Avenida Marques do Recife, no bairro do Recife, vai ser aberta a exposição 'Bela Aurora do Recife', do acadêmico Wilton de Souza. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 26 de maio.

Agenda

06 de março. Começa período comemorativo do 10º ano de funcionamento do programa Quarta às Quatro da UBE

Projeto Quarta às Quatro

UBE realiza 454ª sessão do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 27 de fevereiro, em concorrido encontro com a presença de 45 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a UBE realizou a 454ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'.

Calendário do 10º aniversário

O coordenador Geraldo Ferraz divulgou o calendário comemorativo dos 10 anos de funcionamento ininterrupto do programa 'Quartas às Quatro'.

A programação é a seguinte:
Dia 06 de março: Homenagem aos 55 anos da UBE
Dia 13 de março: Homenagem às entidades que abrigaram os programas de número 200 (Academia Pernambucana de Letras), nº 300 (Gabinete Português de Leitura e nº 400 (Câmara Municipal do Recife);
Dia 20 de março: Homenagem a entidades que surgiram ou ganharam destaque no programa.
Dia 27 de março: Homenagem ao criador Vital Correia e ao apoiador da ideia Lúcio Ferreira

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Carlos Véjar Pérez-Rubio lança 'Las danzas del huracán. Veracruz y La Habana en los años 30'

No sábado passado, dia 02 de março, em concorrido encontro que contou com a participação de Félix Báez Jorge e Rafael Carralero e moderação de Margarita Vargas,
no âmbito da 'XXXIV Feria Internacional del Libro del Palacio de Mineria', no Salón de la Academia de Ingeniería, no Centro de Pesquisas sobre América Latina e Caribe, na cidade do México, o acadêmico Carlos Véjar Pérez-Rubio lançou 'Las danzas del huracán. Veracruz y La Habana en los años 30.'

Pelo mundo...

Saiu a 79ª edição de 'Archipiélago - revista cultural de Nuestra América'. Com o editorial 'Martí y el equilibrio del mundo', a revista, que é coordenada pelo acadêmico mexicano Carlos Véjar Pérez-Rubio, trás matérias e artigos de intelectuais de toda a América Latina.

Na 4ª feira passada, dia 27 de fevereiro, concluída a etapa de Havana, com as tradicionais 'pabellones', a XXII Feria Internacional del Libro de Cuba, que prossegue até 10 de março, chegou à cidade de Pinar del Río, dando início à jornada por todas as províncias do País.

Na 3ª feira passada, dia 26 de fevereiro, em encontro na sede do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcála, o escritor Virgilio Torres Hernández lançou o livro 'Danza como alfiler'.

No sábado passado, dia 02 de março, em concorrido encontro no teatro Macedonio Alcalá, em transmissão desde o Metropolitan Opera House de Nova York, com comentários de César Mayoral Figueroa, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca introdução à ópera 'Parsifal', de Richard Wagner.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

 

Vale a pena ler

Os olhos da treva, de Gilvan Lemos

Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Gilberto Freyre Plural e Singular, de Fátima Quintas

Escritos, de Lucilo Varejão Neto

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

A rosa em chamas, de Alvacir Raposo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

Cronistas de Pernambuco. (Orgs.). Antônio Campos; Luiz Carlos Cordeiro

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

Pseudomínia e Literatura, de Lucila Nogueira

Waldênio Porto alerta perigo da Medida Provisória dos Portos

Na 2ª feira passada, dia 25 de fevereiro, em correspondência dirigida aos senadores e deputados que compõem a bancada federal do Estado de Pernambuco, o escritor Waldênio Porto, presidente do Instituto Brasileiro de Cidadania Ativa, pediu a rejeição da Medida Provisória nº 595, que retira do governo do Estado de Pernambuco a autonomia sobre o Porto de Suape.

Academia de Letras e Artes do Nordeste empossa Paulo Dantas

Na próxima 5ª feira, dia 07 de março, em solenidade com início previsto para as 19h00, no Centro Cultural Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, o escritor Paulo Dantas será empossado como membro titular da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Repercute artigo de Alexandre Santos

Na 5ª feira passada, dia 28 de fevereiro, o jornal Folha de Pernambuco publicou o artigo 'Tempos modernos', de autoria do escritor Alexandre Santos. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

TURISMO CULTURAL

UBE realiza Jornada Cultural a Surubim

Entre os dias 08 e 10 de março, em viagem no âmbito do programa 'Jornadas Culturais da UBE', escritores visitaram o município de Surubim, no Agreste Pernambucano. Na programação, além de visitas a pontos turísticos, a Jornada Cultural conhecerá o circuito 'Surubim Literário' e realizará sessão especial do Programa Quarta as Quatro. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (81) 3222-2455 e (81) 9984-3266.

'Literatura e Psicanálise' estreia com Dom Casmurro

Na próxima 6ª feira, dia 08 de Março, em encontro coordenado pela escritora Verluce Ferraz, com início previsto para às 16h00, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a UBE vai realizar a sessão de estreia do programa 'Literatura e Psicanálise', com o estudo do romance 'Dom Casmurro', de Machado de Assis.

SERVIÇO: O programa 'Literatura e Psicanálise', coordenado pela escritora Veluce Ferraz, cria ambiente para a discussão do comportamento e da personalidade de personagens na obra de ficção, ocorre sempre na segunda 6ª feira de cada mês, a partir das 16h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

'Arte de Narrar' estreia temporada 2013

No próximo sábado. dia 09 de Março, em encontro coordenado pelo escritor Neilton Limeira, com início previsto para às 11h00, no auditório da livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, no bairro das Graças, no Recife, a UBE vai dar início a temporada 2013 do programa 'A arte de narrar'.

SERVIÇO: O programa 'A arte de narrar, coordenado pelo escritor Nelton Limeira, discute as diversas formas de narrativa, ocorre sempre no segundo sábado de cada mês, a partir das 11h00, no auditório da livraria Jaqueira, na rua do Futuro, no bairro das Graças, no Recife.  Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Palestra sobre ‘Cartografia histórica de Pernambuco’ abre temporada do Seminário de Historiologia

Em sessão programada para o dia 14 de março, em encontro com início previsto para as 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, o Seminário de Historiologia Pernambucana vai receber as professoras Thaliana Lima Vasconcelos e Lucilene Antunes Correia Marques de Sá que vão proferir palestra sobre ‘Cartografia histórica de Pernambuco’.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.