A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 05 DE MAIO DE 2013

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

União Brasileira de Escritores e Movimento Internacional Lusófono estreitam relações

Na 5ª feira passada, dia 02 de maio, em encontro na sede do Movimento Internacional Lusófono (MIL), no Palácio da Independência, no Rossio, em Lisboa, os presidentes Alexandre Santos e Renato Epifânio discutiram formas de aprofundar as relações da União Brasileira de Escritores e Movimento Internacional Lusófono para a a difusão mundial da língua portuguesa.

Alexandre Santos e Umberlino Ferreira conversam sobre cooperação

Na 2ª feira passada, dia 29 de abril, em encontro no estande da Associação dos Escritores da Madeira, na Festa da Cultura do Funchal, na Ilha da Madeira, na costa ocidental da África, o escritor Alexandre Santos propôs ao presidente Umberlino Ferreira a intensificação dos laços entre aquela entidade e a União Brasileira de Escritores. Na ocasião, os, presidentes Alexandre Santos e Umberlino Ferreira estabeleceram uma agenda que visa a celebração de acordo de cooperação cultural entre as duas entidades.

Margarett Leite fala sobre o amor de Tristão e Isolda na UBE

Na 5ª feira passada, dia 02 de maio, em concorrido encontro coordenado pela poeta Bernadete Bruto, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a UBE deu continuidade ao programa 'O amor na literatura' com palestra da escritora Margarett Leite sobre Tristão e Isolda e leituras selecionadas por Tacfiana Maria da Silva.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Bernadete Bruto, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Curtinhas................................................

De 12 a 14 de julho, em sessões no Teatro Municipal de Cabo Frio, será realizado o primeiro Festival de Contos do Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas através do site www.festivaldecontosdorj.com.br

Na 3ª feira passada, dia 01 de maio, aos primeiros segundos da madrugada, como faz regularmente, o poeta Paulo Camelo distribuiu a versão digital da 113ª do Boletim Sobrames-PE (clique aqui e veja o boletim na íntegra).

Rogério Pereira atualizou o blog 'Vida Breve' com a crônica 'Andorinhas sempre nos observam'.

Em 17 de maio, em cerimônia programada para as 19h00, a Câmara Municipal de Orobó prestará homenagem à Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe).

Marcelo Sguassábia atualizou o blog com o texto 'Vela da vida toda'. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

O espaço ‘Cultura nordestina letras & artes’, que funciona na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças (por trás do Museu do Estado), no Recife, divulgou a programação. Tem de tudo: aula de música com Fabiana Guimarães, laboratório de expressão poética com Bernadete Bruto, oficina de Literatura com Raimundo Carrero, A língua como paixão com Anna Maria Cesar, A poesia de um modo geral com Rosa Lia Dinelli e Seminário dos Múltiplos Saberes. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 32433927 ou pelo e-mail contato@culturanordestina.com.br

Elvandro Burity atualizou o blog. O endereço é http://elvandroburity.blogspot.com

Após os encontros já programados para Lavras da Mangabeira, Sousa e Nazarezinho, o Cariri Cangaço realizará grande avant premier em Piranhas e Canindé do São Francisco com semana do Cangaço intitulada '75 anos da morte de Lampião - Mistérios e Mentiras de Angico'.

O professor Biu Vicente atualizou o blog. O endereço é www.biuvicente.com/blog.

As novidades sobre o borbulhar literário na FOCCA pode ser visto no endereço http://www.focca.com.br/

O tema da 9ª edição do Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte (Belô Poético) será 'a poética que reconstrói o amor nas relações'. Outras informações podem ser obtidas no blog www.blogdobelopoetico.blogspot.com

As novidades do Cariri Cangaço 2013 estão em www.cariricangaco.com

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

CLUBE DO LIVRO

Clube do Livro aprecia 'O menino de Nagazaki', de Tavares de Lima

Na 6ª feira passada, dia 03 de Maio, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a UBE deu sequencia ao Clube do Livro com debate sobre o livro 'O Menino de Nagasaki', de Tavares de Lima, com comentários dos escritores Carlos Cavalcanti, Melchiades Montenegro e Telma Brilhante.

Marcelo Ikeda no Espaço Pasárgada

No sábado passado, dia 04 de Maio, em encontro no Espaço Pasárgada, na Rua da União, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o Cine Pasárgada realizou sessão especial do Cineclube Dissenso com apresentação do filme 'Entre Mim e Eles', do cineasta e crítico Marcelo Ikeda.

Agenda

04, 05 e 06 de junho. Festival RioMar de Literatura Pernambucana

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 452ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 24 de abril, em concorrido encontro com a presença de 58 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a UBE realizou a 452ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'. Na ocasião, a União Brasileira de Escritores recebeu comitiva da Escola Municipal Osvaldo Lima Filho.

Tavares de Lima lança 22ª edição de 'Nardim News'

Na 4ª feira passada, dia 24 de abril, por ocasião da a 452ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, o escritor Tavares de Lima lançou a 22ª edição da revista Jardins News.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 Miguel Díaz-Canel Bermúdez destaca importância da escola

Neste domingo, dia 05 de maio, em discurso por ocasião do encerramento do Seminario Nacional de Preparación del Curso Escolar 2013-2014, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, primeiro vice-presidente dos Consejos de Estado y de Ministros de Cuba, afirmou que "a escola posssui missão fundamental na construção de uma sociedade com elevados valores morais e éticos, pois não pode existir justiça social, equidade e verdadeira soberania sem educação e sem cultura".

Pelo mundo...

Na 5ª feira passada, dia 02 de maio, em encontro em Lisboa, o presidente Amândio Silva, da Sociedade Mares Navegados, ofereceu um exemplar da coletânea 'Presença de Agostinho da Silva no Brasil', por ele organizada em parceria com Pedro Agostinho, ao escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE).

Ainda no rescaldo do I Congresso da Cidadania Lusófona, promovido no início de abril na Sociedade de Geografia de Lisboa pela Plataforma Activa da Sociedade Civil sob coordenação do Movimento Internacional Lusófono (MIL), foi lançada a Plataforma de Associações Lusófonas, que visa agregar as Associações da Sociedade Civil de todo o Espaço da Lusofonia.

No sábado passado, dia 04 de maio, o prestigiado músico e compositor cubano César Portillo de la Luz alcançou a grande inflexão da vida.

Nova Águia

A revista 'Nova Águia' é a única revista portuguesa que, com as devidas adaptações ao século XXI, procura recriar o espírito da revista 'Águia' - uma das revistas mais importantes do início do século XX em Portugal com a participação regular de personalidades como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva -, resistindo aos apelos da globalização para continuar a reflectir sobre o pensamento português.

Na 6ª feira, dia 10 de maio, a revista ‘Nova Águia’ será lançada no Algarve.

Na 4ª feira, dia 08 de maio, a revista ‘Nova Águia’ será lançada na Livraria Bertrand, no Chiado, em Lisboa.

A sede da revista 'Nova Águia' é: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21, 2711-953 Sintra, Portugal. Contactos: novaaguia@gmail.com; fone: 967044286.

Os lançamentos da revista Nova Águia podem ser agendados pelo e-mail novaaguia@gmail.com ou pelo telefone 967044286.

O blig do MIL já foi visitado por mais de 175 mil pessoas. O endereço é www.mil-hafre.blogspot.com

 

 

Vale a pena ler

A corça no campo, de Lenilde Freitas

O Discurso Pornográfico, de Dominique Mangueneau

Falo com Flauta & Poesia, de Selma Ratis

Romançal Pernambucano, de Marcos Cordeiro

Cronistas de Pernambuco, organizado por Antônio Campos e Luiz Carlos Cordeiro

Os olhos da treva, de Gilvan Lemos

Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

Núcleo Paraíba da Academia do Nordeste festeja 9º aniversário

Na próxima 5ª feira, dia 09 de maio, em evento com início previsto para as 17h00, na sede da instituição, no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira, na Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa, o núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste festejará o 9º aniversario da entidade.

LANÇAMENTO

Jair Martins entre as 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco'

Na próxima 5ª feira, dia 09 de maio, em solenidade com início previsto para as 17h00, no Centro de Treinamento Professor Paulo Freire, no antigo prédio do BomPreço, na Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, no Recife, será lançada a nona edição de 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco' com a biografia de 40 lideres femininas que fizeram e fazem história no Estado.

Jornada Cultural da UBE na Mata Norte de Pernambuco

Em 25 de maio, a Jornada Cultural UBE fará uma incursão literária à Mata Norte do Estado de Pernambuco, com visitas a espaços culturais nos municípios de Nazaré da Mata, Timbaúba, Tracunhaém e Passira.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

Hélio Trigueiro dá largada à Safira 2013

No sábado passado, dia 04 de maio, o engenheiro escritor Hélio Trigueiro encaminhou o conto 'Cantiga de ninar' para constar da edição 2013 da coletânea 'Safira', publicação anual da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores'.

UBE retoma atividade do Núcleo de Estudos do Cangaço

A coordenadora Rosa Bezerra informa que o Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE retomará as atividades no início do segundo semestre.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.