A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 14 DE JULHO DE 2013

MUDANDO O EIXO

União Brasileira de Escritores prepara V Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Em 05 de outubro, em evento que conta com o apoio da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizará a 5ª edição do Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco. O evento ocorrerá no auditório Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Inácio Loiola falará sobre 'o fim de lampião' no Congresso Brasileiro de Escritores

Em 06 de julho, por ocasião de encontro em cruzeiro pelas águas da Barra de São Miguel, no Estado de Alagoas, o escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), convidou o deputado e historiador Inácio Loiola para proferir palestra sobre 'O fim de Lampião' no V Congresso Brasileiro de Escritores, programado para o dia 05 de outubro, no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda.

 

O fantástico na literatura discute 'A missão de JuanCarlos'

Na próxima 6ª feira, dia 20 de julho, em encontro com início previsto para as 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, no Recife, o programa 'O fantástico na literatura' vai apreciar o conto 'A missão de JuanCarlos', de Alexandre Santos.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

UBE coordenará Plataforma de Lançamentos da Feira Internacional do Livro de Pernambuco

Em 02 de junho, em encontro no Café São Brás, no Shopping Boa Vista, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, acompanhado dos dirigentes Rogério Generoso e Meca Moreno, o presidente Alexandre Santos discutiu com o curador Wellington de Melo as linhas Gerais da participação da UBE na Bienal Internacional de Livro de Pernambuco, incluindo a gestão da chamada 'Plataforma de Lançamentos', ambiente que concentrará todos os lançamentos de livros não vinculados a editoras expositoras.

Rogério Generoso começa a receber inscrições para a Plataforma de Lançamentos

Em 03 de julho, o escritor Rogério Generoso, curador indicado pela União Brasileira de Escritores (UBE) para a 'Plataforma de Lançamentos' - ambiente no qual serão realizados os lançamentos de livros independentes e não vinculados a editoras expositoras na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco - abriu endereço digital exclusivo para a atividade. O endereço é lancamentosubebienalpe2013@gmail.com.

Ignácio de Loyola lança 'Solidão do fundo da agulha'

Na próxima 3ª feira, dia 16 de julho, em encontro com início previsto para as 19h00, na Livraria Cultura, no Shopping Riomar, no Encanta Moça, na zona sul do Recife, Ignácio de Loyola Brandão lançará o livro 'Solidão do fundo da agulha'.

Melchíades Montenegro Filho prepara norma que disciplina doações para Parque de Esculturas 'Abelardo da Hora'

Em 02 de julho, o escritor Melchiades Montenegro Filho encaminhou ao presidente Alexandre Santos minuta de regulamento para disciplinar a doação de peças para exposição no Parque de Esculturas 'Abelardo da Hora', localizado nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, no Recife.

Academia de Letras e Artes do Nordeste programa reunião para Bezerros

A próxima reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programada para o dia 27 de julho, será realizada no município de Bezerros, no agreste de Pernambuco.

Curtinhas................................................

Na 3ª feira passada, dia 09 de julho, em concorrido encontro no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba (PR), o poeta Eucanaã Ferraz abriu a oitava temporada do projeto Paiol Literário, realizado pelo jornal Rascunho em parceria com o Sesi Paraná.

A escritora Lucia Cardoso foi a grande vencedora do 1º Prêmio Campos de Jordão de Poesia 2013, promovido pela Academia de Letras de Campos de Jordão.

Carlos Maia sugere visita ao blog www.sertaodesencantado.blogspot.com

A banda ROCAN, de Brasília, faz rock de primeira qualidade. Clique aqui e conheça um pouco da ROCAN. A seguir, algumas músicas: ADRE, O RUIDO, A CULPA. Os contatos com a ROCAN podem ser feitos através do fone: (61) 8111 4627 e e-mail fernanda.picorelli@gmail.com

A acadêmica Petrúcia Camelo coordenará o estande das Academias de Letras do Estado de Alagoas na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá entre os dias 25 de outubro e 03 de novembro, em Maceió.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

Poesia Pernambucana

Poesia Pernambucana Hoje abre com obra de Vital Correa de Araújo

Na próxima 6ª feira, dia 19 de julho, em encontro com início previsto para as 19h00, no Centro Cultural Correios, será lançada o primeiro tomo da 'Antologia Poesia Pernambucana Hoje', com poemas de Vital Corrêa de Araújo.

UBE aprova admissão de Gilberto Freyre na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Em 01 de julho, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, por unanimidade dos presentes, a diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) aprovou a admissão póstuma do escritor Gilberto Freyre na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho em solenidade por ocasião dos festejos comemorativa do Dia Nacional do Escritor em 25 de julho.

Casarão de Apipucos será consagrado Monumento da Cultura Literária Pernambucana

Em 01 de julho, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, por unanimidade dos presentes, a diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) aprovou a consagração da casa onde residiu Gilberto Freyre, no bairro do Monteiro, na zona noroeste do Recife, como monumento integrante do Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana, em solenidade por ocasião dos festejos comemorativa do Dia Nacional do Escritor em 25 de julho.

Agenda

20 de julho. Discussão sobre o conto 'A missão de JuanCarlos', de Alexandre Santos

25 de julho. Consagração da Casa de Gilberto Freyre no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana

12 a 15 de setembro. Festa Literária Internacional de Ipojuca

Projeto Quarta às Quatro

UBE reúne 45 escritores na 472ª sessão do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 10 de julho, em encontro que reuniu 45 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 472ª sessão do programa 'Quarta ás Quatro'.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

'No labirinto messiânico de Fernando Pessoa' lançado em Lisboa

Na próxima 4ª feira, dia 17 de julho, em encontro com início previsto para as 18h30, na Casa Fernando Pessoa, com apresentação de António Braz Teixeira, será lançado 'No Labirinto Messiânico de Fernando Pessoa, de Manuel Ferreira Patrício (clique aqui para ver a capa e sinopse do livro).

Curtinhas

No próximo sábado, dia 20 de Julho, em evento com início previsto para as 17h00, na Sala José Afonso, na Casa da Cultura, em Setúbal, em programação do Centro de Estudos Bocageanos, com apresentação do presidente Renato Epifânio, o Movimento Internacional Lusófono apresentará a 11ª edição da da revista Nova Águia.

Em Julho, Agostinho da Silva na FNAC, no Chiado, em Lisboa (clique aqui para ver o programa).

 

Vale a pena ler

A corça no campo, de Lenilde Freitas

Cronistas de Pernambuco, organizado por Antônio Campos e Luiz Carlos Cordeiro

Os olhos da treva, de Gilvan Lemos

Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

UBE formaliza criação dos 'Amigos da UBE'

Em 01 de julho, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, em Resolução aprovada por unanimidade, a diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) criou a Sociedade dos Amigos da UBE, que será dirigida pelo escritor Melchíades Montenegro, prontamente designado pelo presidente Alexandre Santos.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

Engenheiros escritores do Paraná preparam textos para Safira 2013

Na 4ª feira passada, dia 10 de julho, em encontro em Brasília, por ocasião de reunião do Colégio das Entidades Nacionais do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o engenheiro Ney Fernando Perracini de Azevedo comunicou ao presidente Alexandre Santos que, além do próprio Ney, os engenheiros paranaenses Nelson de Luca, Eliseu Lacerda, João Carlos Cascaes, Elma Nery Romanó, Adriana Regina Tozzi encaminharão trabalhos literários para publicação na edição 2013 da coletânea Safira, cujo lançamento está programado para o mês de setembro.

Os textos para publicação na edição 2013 da Coletânea Safira, revista anual da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) cujo lançamento está programado para a primeira quinzena de setembro, devem ser encaminhados até o dia 30 de junho para o e-mail melchiadesmontenegro@gmail.com.

 

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital

Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.