A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 21 DE JULHO DE 2013

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

União Brasileira de Escritores comemora Dia Nacional do Escritor com homenagem a Gilberto Freyre

Na próxima 5ª feira, dia 25 de julho, em cerimônia com início previsto para às 19h00, no auditório da Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, na zona noroeste do Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai comemorar a passagem do Dia Nacional do Escritor com homenagem póstuma ao mestre Gilberto Freyre que, além de ter a casa consagrada Patrimônio Integrante do Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana, será admitido na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, a maior honraria que a entidade pode prestar a um escritor.

UBE prepara festejos do Dia Nacional do Escritor

Na 4ª feira passada, dia 17 de julho, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos, Melchíades Montenegro Filho e Jair Martins apreciaram os preparativos dos festejos comemorativos do Dia Nacional de Escritor, programados para a próxima 5ª feira, dia 25 de julho, no auditório da Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos.

 

O FANTÁSTICO NA LITERATURA

O fantástico na literatura discute 'A missão de JuanCarlos'

Na 5ª feira passada, dia 18 de Julho, em encontro na sede do espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes', na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu prosseguimento ao programa 'O Fantástico na Literatura' com leitura e comentários do conto 'A Missão de JuanCarlos', de Alexandre Santos, publicado na 1ª coletânea laboratório de contos fantásticos. Na ocasião, satisfazendo a curiosidade da editora Salete Rego Barros e dos escritores Bernadete Bruto, Wilmar Medeiros e Wendel Pontes, o autor revelou a participação de 'JuanCarlos' na coletânea 'O dossiê de Gustaff', livro que corre em paralelo com o enredo do romance 'O livro dos livros', ainda em fase de elaboração, cujo lançamento ocorrerá em meados do próximo ano.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Cavani Rosas e José Cláudio reforçam acervo do Parque de Escultura Abelardo da Hora

Na 6ª feira passada, dia 17 de julho, o artista plástico Abelardo da Hora comunicou ao presidente Alexandre Santos a intenção dos escultores Cavani Rosas e José Cláudio de fazerem a doação de peças artísticas para o Parque de Esculturas Abelardo da Hora, localizado nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE).

Ignácio de Loyola lança 'Solidão do fundo da agulha'

Na 3ª feira passada, dia 16 de julho, em concorrido encontro na Livraria Cultura, no Shopping Riomar, no Encanta Moça, na zona sul do Recife, Ignácio de Loyola Brandão lançará o livro 'Solidão do fundo da agulha'.

Poesia Pernambucana

Poesia Pernambucana Hoje abre com obra de Vital Correa de Araújo

Na 6ª feira passada, dia 19 de julho, em concorrido encontro no Centro Cultural Correios, o poeta Vital Correa de Araújo lançou o primeiro tomo da 'Antologia Poesia Pernambucana Hoje'.

Curtinhas................................................

Carlos Maia sugere visita ao blog www.sertaodesencantado.blogspot.com

Na edição 2011 da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, além de densa programação com palestras, bate-papos, recitais, dramatização e sessões de autógrafos, a Plataforma de Lançamentos da UBE contabilizou cerca de 120 lançamentos, quase um lançamento por hora de evento.

Na 6ª feira passada, dia 19 de junho, em encontro no Shopping RioMar, a jornalista Duda Martins fez a entrega aos curadores Alexandre Santos e Neilton Limeira dos diplomas de participação dos palestrantes no Festival RioMar de Literatura, ocorrido em julho deste ano, no auditório da livraria Cultura.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

MUDANDO O EIXO

Marcus Accioly e Raimundo Carrero confirmam presença do Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na 5ª feira passada, dia 18 de Julho, acolhendo convite do presidente Alexandre Santos, o poeta Marcus Accioly e o romancista Raimundo Carrero confirmaram participação no VI Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, que a União Brasileira de Escritores (UBE) vai realizar no dia 05 de outubro, no teatro Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Inácio Loiola falará sobre 'o fim de lampião' no Congresso Brasileiro de Escritores

Em 06 de julho, por ocasião de encontro em cruzeiro pelas águas da Barra de São Miguel, no Estado de Alagoas, o escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), convidou o deputado e historiador Inácio Loiola para proferir palestra sobre 'O fim de Lampião' no V Congresso Brasileiro de Escritores, programado para o dia 05 de outubro, no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda.

UBE coordenará Plataforma de Lançamentos da Feira Internacional do Livro de Pernambuco

Em 02 de junho, em encontro no Café São Brás, no Shopping Boa Vista, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, acompanhado dos dirigentes Rogério Generoso e Meca Moreno, o presidente Alexandre Santos discutiu com o curador Wellington de Melo as linhas Gerais da participação da UBE na Bienal Internacional de Livro de Pernambuco, incluindo a gestão da chamada 'Plataforma de Lançamentos', ambiente que concentrará todos os lançamentos de livros não vinculados a editoras expositoras.

Rogério Generoso começa a receber inscrições para a Plataforma de Lançamentos

Em 03 de julho, o escritor Rogério Generoso, curador indicado pela União Brasileira de Escritores (UBE) para a 'Plataforma de Lançamentos' - ambiente no qual serão realizados os lançamentos de livros independentes e não vinculados a editoras expositoras na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco - abriu endereço digital exclusivo para a atividade. O endereço é lancamentosubebienalpe2013@gmail.com.

FLIPO

Avançam preparativos da Festa Literária Internacional de Ipojuca

Na 4ª feira passada, dia 17 de julho, em reunião na sede da secretaria de turismo do município de Ipojuca, no litoral sul do Estado de Pernambuco, os produtores culturais Alexandre Santos e Eduardo Côrtes discutiram aspectos da Festa Literária Internacional de Ipojuca (FLIPO) com o secretário Rui Xavier.

O AMOR NA LITERATURA

Abelardo e Heloísa na UBE

Na 5ª feira, dia 01 de agosto, em encontro com início previsto para às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, a União Brasileira de Escritores (UBE) dará sequencia ao programa 'O amor na literatura', recebendo o escritor Melchiades Montenegro Filho que, amparado na leitura de Valma Dantas, falará sobre cartas de amor na literatura, abordando a correspondência trocada por Abelardo e Heloisa.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Bernadete Bruto, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Agenda

25 de julho. Consagração da Casa de Gilberto Freyre no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana

12 a 15 de setembro. Festa Literária Internacional de Ipojuca

05 de outubro. Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Projeto Quarta às Quatro

UBE recebe visita de Luciano Dantas

Na 4ª feira passada, dia 17 de julho, em concorrido encontro no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, que contou com a participação de 43 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 473ª sessão do programa 'Quarta ás Quatro', recebendo a visita do showman Luciano Dantas.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

MIL apresenta 'Nova Águia' em Setúbal

No sábado passado, dia 20 de Julho, em ocorrido evento  na Sala José Afonso, na Casa da Cultura, em Setúbal, em programação do Centro de Estudos Bocageanos, com apresentação do presidente Renato Epifânio, o Movimento Internacional Lusófono apresentou a 11ª edição da da revista Nova Águia.

Curtinhas

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

 

Vale a pena ler

A corça no campo, de Lenilde Freitas

Os olhos da treva, de Gilvan Lemos

Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire, de Milton Lins

Trilogia de Poemas, de Dirceu Rabelo

O Palco da Minha Vida, de Reinaldo de Oliveira

Jornada Cultural da UBE visita Mata Sul de Pernambuco

No sábado, dia 03 de agosto, a Jornada Cultural da UBE visitará os municípios de Escada - onde, em sarau literário, será recebida pela Academia Escadense de Letras e terá encontro na faculdade de Escada (FAESC) e, ainda, visitará percorrerá os engenhos Sapucaji e Conceição e o Museu Cícero Dias - e Cabo de Santo Agostinho - onde, também em sarau literário, será recebido pela Academia Cabense de Letras e, ainda, fará visitas ao Farol do Cabo, Vila de Nazaré e Engenho Massangana. Informações podem ser obtidas através dos telefones (81) 3222-2455 e (81) 9984 3266.

Bar do Escritor lança antologia em Brasília

O lançamento da antologia 'Bar do escritor – Tomo IV, que consolida o movimento literário BdE, ocorrerá em Brasília, com a presença de diversos autores, inclusive Emerson Wiskow, Andrea Carvalho e Cristiano Deveras. Outras informações podem ser obtidas através do Blog do Bar do Escritor.

Massacre de Angico será encenado em Serra Talhada

Entre os dias 24 e 28 de julho, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, em apresentação ao ar livre, será encenada a peça 'O massacre de Angico - a morte de Lampião'.

Academia de Letras e Artes do Nordeste programa reunião para Bezerros

A próxima reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programada para o dia 27 de julho, será realizada no município de Bezerros, no agreste de Pernambuco.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

Engenheiros escritores do Paraná preparam textos para Safira 2013

Em 10 de julho, em encontro em Brasília, por ocasião de reunião do Colégio das Entidades Nacionais do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o engenheiro Ney Fernando Perracini de Azevedo comunicou ao presidente Alexandre Santos que, além do próprio Ney, os engenheiros paranaenses Nelson de Luca, Eliseu Lacerda, João Carlos Cascaes, Elma Nery Romanó, Adriana Regina Tozzi encaminharão trabalhos literários para publicação na edição 2013 da coletânea Safira, cujo lançamento está programado para o mês de setembro.

Os textos para publicação na edição 2013 da Coletânea Safira, revista anual da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) cujo lançamento está programado para a primeira quinzena de setembro, devem ser encaminhados até o dia 30 de junho para o e-mail melchiadesmontenegro@gmail.com.

 

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital

Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.