A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 18 DE AGOSTO DE 2013

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO IPOJUCA

UBE define coordenadores setoriais da FLIPO

Na 5ª feira passada, dia 22 de agosto, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, o curador Alexandre Santos se reuniu com a coordenadora Leda Selaro para discutir a dinâmica e a programação das atividades infantis da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, no litoral sul do Estado de Pernambuco (clique aqui e saiba mais sobre a FLIPO).

Bernadete Bruto coordenará atividades a céu aberto

Na 5ª feira passada, dia 22 de agosto, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, o curador Alexandre Santos se reuniu com a atriz e poeta Bernadete Bruto para discutir a dinâmica e a programação das atividades a céu aberto que serão desenvolvidas no âmbito da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, no litoral sul do Estado de Pernambuco (clique aqui e saiba mais sobre a FLIPO).

Alexandre Santos e Neilton Limeira discutem grade literária da FLIPO

Na 4ª feira passada, dia 21 de agosto, em encontro no Paço Alfândega, o presidente Alexandre Santos e o professor Neilton Limeira, coordenador de grandes eventos da União Brasileira de Escritores, discutiram aspectos da programação literária da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização ocorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, no litoral sul do Estado de Pernambuco (clique aqui e saiba mais sobre a FLIPO).

 

Lançamentos na FLIPO

Entre os lançamentos já programados para a FLIPO, estão os livros 'Fulgor', de Angelus Melo e 'Mitos e verdades sobre os ataques dos tubarões no Recife', de Arnaud Mattoso. A inscrição de livros para lançamento na Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO) deve ser feita na UBE. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 3441 7488 (clique aqui e saiba mais sobre a FLIPO).

Curtinhas................................................

Haigan de Melchíades Montenegro Filho homenageia os 80 anos do livro 'Casa Grade & Senzala', de Gilberto Freyre.

Em 31 de agosto, Fernanda Jardim lançará o livro 'Poesia e Futebol'.

A Bienal do livro no Rio de Janeiro acontecerá entre 29 de agosto a 08 de setembro de 2013.

A editora Panamerica prepara o lançamento de e-books de Hermilo Borba Filho, Natanael Lima Jr., Frederico Spencer e Juareiz Correya

A Tenda FLIPO 2013 funcionará na Praça das Piscinas Naturais e, além da programação infantil, abrigará a FLIPO Musical e Jam cultural.

A coluna 'Delícias que resistem ao tempo', de Melchíades Montenegro Filho, vai estrear com matéria sobre o fogo.

Em 26 de agosto, em encontro com início previsto para as 18h00, na sede da Fundação Joaquim Nabuco, na Avenida 17 de agosto, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, os professores Enildo Pessoa e Carlos Pessoa lançarão o livro 'Casa Grande & Senzala e o Jovem Marx'.

Nos dias 29 e 30 de agosto, como uma espécie de preparação para um futuro curso de extensão, em aulas com início previo para às 09h00, no miniauditório 2 do CAC (situado no térreo), na UFPE, com a participação da professora argelina Fatiha E do professor tunisiano Oussama, o professor Vicente Masip vai ministrar minicurso de árabe clássico. O minicurso é gratuito.

A Bienal do livro no Rio de Janeiro acontecerá entre 29 de agosto a 08 de setembro de 2013.

É de Melchíades Montenegro Filho o Haigan em homenagem aos 80 anos de 'Casa Grande & Senzala'.

Em 29 de agosto, em encontro com início previsto para as 19h00, na livraria Saraiva, no Shopping Center Crystal, na rua Comendador Araújo, em Batel, em Curitiba, será lançado o livro 'Depoimento: a verdade de cada um', de Luiz Carlos Mehl.

A Bienal do livro no Rio de Janeiro acontecerá entre 29 de agosto a 08 de setembro de 2013.

Carlos Maia sugere visita ao blog www.sertaodesencantado.blogspot.com

O escritor Alexandre Santos será o autor do prefácio do livro 'Cordeis, sonetos e glosas', de Ismael Gaião.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

RECONHECIMENTO MERECIDO

Assembleia Legislativa de Pernambuco presta homenagem a Raimundo Carrero

Na 4ª feira passada, dia 21 de agosto, em concorrida sessão solene no plenário Joaquim Nabuco, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, acolhendo proposta do deputado Antônio Moraes, a Assembleia Legislativa de Pernambuco prestou homenagem ao escritor Raimundo Carreiro.

Alexandre Santos manifesta regozijo da UBE com homenagem a Raimundo Carrero

Na 5ª feira passada, dia 22 de agosto, o presidente Alexandre Santos levou aos pupilos da Oficina Literária Dom Carrero, que funciona na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, o regozijo da entidade pela homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco ao escritor Raimundo Carrero, quando reafirmou que "toda homenagem prestada a Raimundo Carrero será insuficiente para corresponder aos seus méritos como pessoa, como homem público e como artista da palavra".

O fantástico na Literatura

'O quarto onze', de Jair Martins, ganha destaque na literatura fantástica de Pernambuco

Na próxima 5ª feira, dia 29 de agosto, em sessão programada para às 17h00, na CNL&A, na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças, no Recife, o programa temático 'o fantástico na literatura' vai apreciar o conto 'O quarto onze', de Jair Martins, publicado na I Coletânea-Laboratório de Literatura Fantástica em Pernambuco, organizada por André de Sena e Salete Rêgo Barros.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00.

seminário de historiologia

Leda Selaro fala sobre História da Educação no Brasil no seminário de historiologia

Na 6ª feira passada, dia 23 de agosto, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, sob a coordenação do vice-presidente Melchíades Montenegro Filho, o Seminário de Historiologia Pernambucana prosseguiu com palestra da professora Leda Selaro sobre a educação ao longo da história do Brasil.

Agenda

12 a 15 de setembro. Festa Literária Internacional do Ipojuca

19 a 22 de setembro. Festival Literário de Garanhuns

Edison Roberto, Ésio Rafael e Marcos Passos animam projeto 'Cariri, Moxotó & Pajeú: Poesia, Verso e Prosa'

No sábado passado, dia 24 de agosto, em concorrido encontro no Teatro Joaquim Cardoso, na Rua Benfica, na Madalena, a Pro-Reitoria de Extensão da UFPE realizou apresentação do projeto 'Cariri, Moxotó & Pajeú: Poesia, Verso e Prosa' com a participação dos poestas Edison Roberto, Ésio Rafael e Marcos Passos.

Agosto com a marca do Poesis

No sábado passado, dia 24 de agosto, em concorrido encontro em sua sede, na Rua Vespasiano, no Alto José do Pinho, no bairro de Casa Amarela, na zona noroeste do Recife. o grupo Poesis realizou o XII 'A GOSTO à POESIS - UM TRIBUTO AOS QUE CONSEGUIRAM SOBREVIVER' com participação dos poetas performáticos Fabio Bartolomeu, Gerson Braga, Jailson de Oliveira, Keu Machado,Magda Santiago, Rodrigo Bartô e Rosa de Souza.

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 478ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 21 de agosto, em concorrido encontro com a participação de 48 escritores no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores realizou a 478ª edição do programa 'Quartas às Quarto'.

Coletânea

Até 30 de novembro, os organizadores Geraldo Ferraz e Salete Rêgo Barros receberão trabalhos para publicação na 'Antologia do programa Quartas às Quatro', cujo lançamento ocorrerá por ocasião da 500ª sessão do programa, em abril de 2014. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 3243-3927 ou e-mail saleterb@globo.com

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Samuel Gonçalves apresenta obra na Internat

O acadêmico Samuel Gonçalves, residente no Cabo Verde, na costa ocidental da África, está na Internet. O endereço do site é http://cynthiamarisa.wix.com/samuel-goncalves#!pr/cee5

Curtinha

Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com ou do fone 967044286.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

 

Vale a pena ler

O Discurso Pornográfico, de Dominique Mangueneau

Falo com Flauta & Poesia, de Selma Ratis

Romançal Pernambucano, de Marcos Cordeiro

Cronistas de Pernambuco. organizado por Antônio Campos e Luiz Carlos Cordeiro

Vida de Marinheiro, de Stephem Beltrão

A incrível história de Napoleão Jabotá, de Fábio Varêda
 

Casa Rosada

UBE vai recuperar vagão do pátio monumental da Casa Rosada da Rua Santana

Na 5ª feira passada, dia 22 de agosto, em encontro sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, os dirigentes Alexandre Santos e Bernadete Bruto discutiram projeto para a recuperação do vagão que marca os jardins da Casa Rosada da Rua Santana.

FESTIVAL LITERÁRIO DE GARANHUNS

Raimundo Carrero e Alexandre Santos em mesma mesa no FLIG

Na 2ª feira passada, dia 19 de agosto, o romancista Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores, aceitou convite do acadêmico João Marques para, juntamente com o escritor Raimundo Carrero, proferir palestra no Festival Literário de Garanhuns (FLIG), cuja realização está programada para o período entre os dias 19 e 22 de setembro, na cidade de Garanhuns, no agreste meridional de Pernambuco.

IV Flimar começa em 25 de setembro

A solenidade de abertura da IV Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) ocorrerá do às 19h00 do dia 25 de setembro, no auditório do espaço cultural de Alagoa do Sul, no centro histórico de Marechal Deodoro.

V Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas na UFPE

Nos dias 28 e 30 de agosto, com atividades divididas entre o miniauditório 2 do CAC e o auditório do CFCH, da Universidade Fedral de Pernambuco, será realizado o V Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas: Interdisciplinaridade e Enciclopedismo. A conferência de abertura será pronunciada pelo professor Zeferino Rocha, da UNICAP, em evento com início previsto para as 09h00, no auditório do CFCH (clique aqui e conheça programação do evento). Outras informações podem ser obtidas através da fanpage www.facebook.com/seminarioclassicas

Antologia da Academia Escadense de Letras terá prefácio de Alexandre Santos

Na 3ª feira passada, dia 20 de agosto, o escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores, encaminhou ao presidente Waldyr José Siqueira o texto que vai prefaciar a I Antologia da Academia Escadense de Letras (clique aqui e veja o texto na íntegra), cujo lançamento está programado para o dia 23 de novembro de 2013.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

 

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital

Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.