A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 06 DE OUTUBRO DE 2013

ESCRITORES SE REÚNEM EM OLINDA

Congresso Brasileiro de Escritores aprova 'Carta do Recife'

                 

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou o V Congresso Brasileiro de Escritores, que, tendo o escritor Jarbas Maranhão como homenageado, discutiu 'A Literatura na Construção da Identidade Cultural do Brasil'.

Na abertura do evento, após a instalação da mesa solene - que contou com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da União Brasileira de Escritores, Sônia Freyre, da Fundação Gilberto Freyre, Waldênio Porto, da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste, Melchíades Montenegro, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Rosalia Dinelli, da Associação Nordestina de Trovadores, e Geraldo Ferraz, representando todas as Academias de Letras de Pernambuco, e, ainda, do escritor cubano Fernando Carr, convidado especial do evento -, o presidente Alexandre Santos falou sobre o significado político do V Congresso Brasileiro de Escritores (clique aqui e veja o discurso na íntegra) e, falando em nome dos demais integrantes da mesa, o escritor Waldênio Porto falou sobre o efeito deletério do colonialismo cultural interno (clique aqui e veja o discurso na íntegra). Por ocasião do encerramento dos trabalhos, os escritores presentes no V Congresso Brasileiro de Escritores aprovaram a ‘Carta do Recife para Novos Rumos da Cultura', que será encaminhada à presidente Dilma Roussef e à ministra da cultura Marta Suplicy (clique aqui e veja o documento na íntegra).

serviço

CONGRESSO BRASILEIRO DE ESCRITORES

Dia 05 de outubro de 2013

Local: Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda - Pernambuco

Escritor Homenageado: Jarbas Maranhão

Tema: A Literatura na Construção da Identidade Cultural do Brasil

Realização: União Brasileira de Escritores

Curador Geral: Alexandre Santos

Coordenação Geral: Melchíades Montenegro Filho

Carlos Emílio Corrêa Lima e Rinaldo de Fernandes discutem engajamento por uma política cultural justa

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em mesa coordenada pelo escritor Alexandre Santos com palestras dos escritores Carlos Emílio Corrêa Lima e Rinaldo de Fernandes, o V Congresso Brasileiro de Escritores discutiu 'O nordeste e suas ilhas literárias: por uma integração entre escritores'.

Mesa discute atualidades e perspectivas para o livro e a leitura

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em painel sobre 'Atualidades e Perspectivas' coordenada pelo escritor Alberto Amaral, o V Congresso Brasileiro de Escritores recebeu os escritores Marcos Galindo, que falou sobre 'O papel das bibliotecas com as novas tecnologias de leitura', Antônio Carlos Xavier, que falou sobre 'O livro do futuro', Eduardo Côrtes, que falou sobre 'A importância das festas literárias', e Patrícia Lira, que falou sobre 'A formação de novos leitores'.

Ana Maria César fala sobre o factual e o ficcional

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrida palestra mediada pela escritora Luzilá Gonçalves, no âmbito do V Congresso Brasileiro de Escritores, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a escritora Ana Maria César falou sobre 'O factual e o ficcional'.

Mesa discute 'A literatura na história'

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em painel sobre 'A literatura e a História' coordenado pelo escritor Neilton Limeira, o V Congresso Brasileiro de Escritores recebeu os escritores George Cabral, que falou sobre 'Preservação da história por meio da literatura', e Neide Medeiros, que falou sobre 'Graciliano Ramos e José Lins do Rego: memórias da infância' (clique aqui e veja o texto na íntegra).

O sacro e o fantástico na pauta do Congresso Brasileiro de Escritores

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em painel sobre 'O sacro e o fantástico' coordenado pelo escritor Melchiades Montenegro, o V Congresso Brasileiro de Escritores recebeu os escritores Jéssica Jardim e André de Sena.

Carlos Newton Júnior fala sobre o papel das antologias no mercado editorial brasileiro

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrida palestra mediada pelo escritor Adriano Marcena, no âmbito do V Congresso Brasileiro de Escritores, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o escritor Carlos Newton Junior falou sobre 'O papel das Antologias no mercado editorial brasileiro'.

Inácio Loiola e Frederico Pernambucano de Melo em painel sobre o Cangaço

No sábado passado, dia 05 de outubro, em concorrido encontro no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em painel sobre 'As volantes e o cangaço – mitos e verdades' coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz, o V Congresso Brasileiro de Escritores recebeu os escritores Inácio Loiola e Frederico Pernambucano de Melo.

 

Curtinhas................................................

Vale a pena uma visita ao endereço www.domingocompoesia.com.br

As novidades sobre o borbulhar literário na FOCCA pode ser visto no endereço http://www.focca.com.br/

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Alexandre Santos fala sobre 'O livro dos livros' na Plataforma de Lançamentos

Neste domingo, dia 06 de outubro, em concorrido encontro animado pela versão acústica da banda 'Armando Fuentes e Havana Brasil', com leituras de Bernadete Bruto e interlocução de Melchíades Montenegro, na chamada Plataforma de Lançamentos, no âmbito da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o escritor Alexandre Santos falou sobre a conexão entre o romance histórico 'Maldição e fé' e o romance 'O Livro dos Livros', também de sua autoria, cujo lançamento está programado para o próximo ano.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Melchíades Montenegro lança 'Contos de canções' na Bienal

Na próxima 6ª feira, dia 11 de outubro, em encontro com início previsto para as 10h20, a Plataforma de Lançamentos da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, vai receber o escritor Melchíades Montenegro, que, na ocasião, lançará o livro 'Contos de canções'.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Mesa de glosas fará homenagem ao Pássaro Poeta

Na próxima 5ª feira, dia 10 de outubro, em atividade no âmbito da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, uma Mesa de Glosas com a participação do poeta Marcos Passos fará homenagem ao Pássaro Poeta.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

'FOCCA em Foco' vai discutir 'O estranho caso do Sr. Edgar A. Poe'

No próximo domingo, dia 12 de outubro, em encontro coordenado pelo professor Neilton Limeira, com início previsto para as 20h40, na Plataforma de Lançamentos da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o programa 'FOCCA em foco' vai discutir 'O Estranho Caso do Sr. Edgar A. Poe' com leituras, teorias e diálogos interculturais com a participação de Neilton Limeira, Patrícia Lira, Nelma Gomes, Rilda Barros, Allana Figueredo e Oscar Marques.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Homero Fonseca lança 'O computador que queria ser gente'

Neste domingo, dia 06 de outubro, em encontro com início previsto para as 16h00, no estande da Cepe, instalada no âmbito da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, do Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o escritor Homero Fonseca vai lançar o livro 'O computador que queria ser gente', primeiro lugar no concurso de literatura infantil 2012 da editora. Mais detalhes no blog www.homerofonseca.com.br

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Geraldo Ferraz lança 'Dé Araújo' em Pernambuco'

Na próxima 2ª feira, dia 07 de outubro, em encontro com início previsto para as 19h00, na Plataforma de Lançamentos no pavilhão da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Geraldo Ferraz lançará o livro 'Dé Araújo'.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Leda Sellaro em bate-papo sobre processo de escrita de livros infantis

Na próxima 3ª feira, dia 08 de outubro, em encontro com início previsto para as 15h00, a escritora Leda Sellaro estará no auditório do Brum, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, em bate-papo sobre os cinco livros infantis que já publicou, especificamente sobre o processo de escrita, enredos, personagens, etc., no âmbito da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Ismael Gaião lança cordéis na Bienal

Neste domingo, dia 06 de outubro, em encontro com início previsto para as 16h00, nas Bodega Cultural Cactus Cordelaria, instalada no âmbito da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, do Pavilhão de Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o poeta Ismael Gaião lançará os cordéis 'Promessas pra Conceição', 'No escuro do elevador', 'Ser louco é ser mais feliz' e 'Oito pés a quadrão'.

Agenda

04 a 13 de outubro. IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

14 a 17 de novembro. Fliporto, em Olinda

16 e 17 de novembro. Casa da UBE, na Fliporto

Em busca de novos talentos

União Brasileira de Escritores anuncia concurso de contos

Em 23 de setembro, a União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou o regulamento do concurso de contos 'Elita Ferreira', certame nacional aberto a alunos regularmente inscritos em quaisquer escolas instaladas no território brasileiro ou que mantenham o ensino da língua portuguesa em sua grade, com objetivo de descobrir, incentivar e divulgar novos talentos na Literatura. Os trabalhos serão devem ser enviados à UBE até o dia 20 de outubro. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail telma_brilhante@hotmail.com (clique aqui e veja o regulamento na íntegra).

Projeto Quarta às Quatro

UBE recebe visita de Carlos Bezerra Cavalcanti em sessão do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 03 de outubro, por ocasião da 484ª edição do programa 'Quartas às Quarto', que acolheu a participação de 63 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores recebeu visita do historiador Carlos Bezerra Cavalcanti.

Coletânea

Até 30 de novembro, os organizadores Geraldo Ferraz e Salete Rêgo Barros receberão trabalhos para publicação na 'Antologia do programa Quartas às Quatro', cujo lançamento ocorrerá por ocasião da 500ª sessão do programa, em abril de 2014. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 3243-3927 ou e-mail saleterb@globo.com

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

'Nova Águia' discute a Comissão do 1º de dezembro de 1640

Em 27 de novembro, em encontro com início previsto para as 16h00, no Palácio da Independência, no centro de Lisboa, sob a coordenação de Lourenço d’Almada e Renato Epifânio, a revista Nova Águia vai discutir a Comissão do 1 de Dezembro de 1640 (clique aqui e veja o programa na íntegra).

Curtinha

A Revista Nova Águia já foi lançada nos seguintes locais: Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Allariz (Galiza), Almada, Amadora, Amarante, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Bairro Português de Malaca, Barcelos, Batalha, Belo Horizonte, Bissau, Braga, Bragança, Brasília, Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Carnide, Campinas, Cascais, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Fortaleza, João Pessoa, Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loures, Luanda, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo, Mira, Montargil, Montijo, Nazaré, Nova Iorque, Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense, Ovar, Pangim (Goa), Pisa, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife, Redondo, Régua, Rio de Janeiro, Sabugal, Sacavém, Santiago de Compostela, São João da Madeira, São João d’El Rei, São Paulo, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa. Para agendar um lançamento: novaaguia@gmail.com; 967044286. PARA ASSINAR A NOVA ÁGUIA: http://www.zefiro.pt/novaaguia.

Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com ou do fone 967044286.

 

Vale a pena ler

O Discurso Pornográfico, de Dominique Mangueneau

Falo com Flauta & Poesia, de Selma Ratis

Romançal Pernambucano, de Marcos Cordeiro

Vida de Marinheiro, de Stephem Beltrão

A incrível história de Napoleão Jabotá, de Fábio Varêda
 

Tavares de Lima fala sobre o amor na obra de Pablo Neruda

Na 5ª feira passada, dia 03 de outubro, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na cidade do Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu continuidade ao programa literário 'O amor na literatura', recebendo o escritor Tavares de Lima, que, com leituras do poeta Fred Cajú, falou sobre o amor na obra de Pablo Neruda.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Bernadete Bruto, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

casa da UBE reeditará sucesso

União Brasileira de Escritores anuncia 'Casa da UBE' na Fliporto

Na 3ª feira passada, dia 01 de outubro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos e Melchíades Montenegro Filho apreciaram as linhas gerais da programação da chamada 'Casa da UBE', espaço mantido pela entidade no âmbito da Festa Literária de Pernambuco (Fliporto).

Fabiana Guimarães lança 'o que há por trás das coxias'

No próximo domingo, dia 13 de outubro, em encontro com início previsto para as 19h00, na sede da  Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, a escritora Fabiana Guimarães lançará o livro 'O que há por trás das coxias?'. Na ocasião será apresentado esquete "Teatralizando Bandeira" por Fabiana Guimarães e Paulo D'Santos Jr.

Academias alagoanas terão estande na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Por ocasião da VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, entre os dia 25 de outubro e 02 de novembro, no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, as academias de letras alagoanas terão estande especial nos boxes 34 e 35 de pavilhão de exposições.

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano distribui boletim

Na 3ª feira passada, dia 01 de dezembro, o presidente Joaquim Osterne Carneiro deu início a distribuição da versão digital do boletim do Instituto Histórico e Geográfico Pernambucano (clique aqui e veja a edição na íntegra).

Distribuído boletim mensal da Sobrames

Na 3ª feira passada, ao primeiros seguindo do dia 01 de dezembro, o poeta Paulo Camelo deu início a distribuição da versão digital do boletim da SOBRAMES-PE (clique aqui e veja a edição na íntegra).

Cleverson Garret instalará seccional da UBE no Paraná

A União Brasileira de Escritores estuda instalar regional no Estado do Paraná sob a liderança do escritor Cleverson Garret.

Floriano Martins fala sobre poesia na Casa das Rosas

Em  26 de outubro, em encontro com início previsto para as 19h00, com curadoria e mediação de Edson Cruz, a Casa das Rosas vai receber Floriano Martins, que falará sobre 'o que é a poesia'.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

ABRAEE organiza núcleo na Paraíba sob liderança de Guarani Marques Viana

Sob a liderança do engenheiro Guarani Marques Viana e orientação do agrônomo Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores vai instalar seccional no Estado da Paraíba.

Vem aí o Congresso Mundial da ABRAEE

Na 3ª feira passada, dia 01 de outubro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos e Melchíades Montenegro Filho apreciaram os preparativos para a realização do Congresso Mundial de Engenheiros de Escritores, que a ABRAEE realizará no mês de março, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

ABRAEE adia lançamento de 'Safira 2013' para acolher novos trabalhos

Na 3ª feira passada, dia 01 de outubro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos e Melchíades Montenegro Filho apreciaram os preparativos para a publicação da edição 2013 da coletânea Safira, que reúne trabalhos literários de cerca de 40 Engenheiros Escritores.

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital

Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.