A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Festa Literária Internacional de Pernambuco 2013

Casa da UBE supera obstáculos, reafirma expectativas e repete sucesso dos anos anteriores

Clique aqui e veja como foi a Casa da UBE

No sábado passado, dia 16 de novembro, em concorrida solenidade na sede do Instituto Histórico de Olinda, no bairro do Carmo em Olinda, no âmbito da IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), a União Brasileira de Escritores instalou o espaço 'Casa da UBE', que, tendo como homenageado o escritor Perseu de Castro Lemos, o escritor Melchiades Montenegro com coordenador geral, Rogério Generoso como coordenador executivo e 'A literatura em andamento' com tema, durante dois dias, apresentou vasta programação, destacando temas que orientam o programas literários da entidade. No discurso de abertura, o presidente Alexandre Santos falou da parceria da União Brasileira de Escritores com a Fliporto "desde seus primórdios, ainda no balneário de Porto de Galinhas' e enalteceu o arrojo do escritor, produtor e curador geral Antônio Campos que converteu a Festa "numas das maiores do País e da América Latina" (clique aqui e veja edição especial sobre a Casa da UBE).

Coordenadores apresentam programas literários na Casa da UBE

Neste domingo, dia 17 de novembro, em concorrido encontro no âmbito da IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), ocorrido na sede do Instituto Histórico de Olinda, no bairro do Carmo em Olinda, sob coordenação do presidente Alexandre Santos, a Casa da UBE recebeu os coordenadores Geraldo Ferraz, do programa Quarta às Quatro, Neilton Limeira, do programa A arte de narrar, Jair Martins, do Café Filosófico, Bernadete Bruto, do programa 'O amor na literatura', Salete Rego Barros, do programa 'O fantástico na literatura'. Melchíades Montenegro, do Seminário de Historiologia, e Patriotino Aguiar, do Clube do Livro, que falaram sobre os programas. Na ocasião, o presidente Alexandre Santos destacou a importância dos Núcleos da União Brasileira de Escritores, citando expressamente os coordenadores Margareth Leite, do Núcleo Paulista, Diana Rodrigues Lopes, do Núcleo Triunfo, e Tarcisio Rodrigues, do Núcleo Serra Talhada.

Resumo

CASA DA UBE

Dia 16 e 17 de dezembro de 2013

Local: Sede do Instituto Histórico de Olinda, no Carmo, Olinda - Pernambuco

Tema: A Literatura na Construção da Identidade Cultural do Brasil

Realização: União Brasileira de Escritores

Curador Geral: Alexandre Santos

Coordenação Geral: Melchíades Montenegro

Coordenação Executiva: Rogério Generoso

AMOR NA LITERATURA

UBE recebe estudantes em programa sobre o amor na literatura

Na 2ª feira passada, dia 11 de novembro, em encontro coordenado pela escritora Bernadete Bruto no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu continuidade ao programa literário 'O amor na literatura' com palestra da escritora Myriam Brindeiro.

Joaz da Silva mantém oficina de artes plásticas na Casa Rosada

Na 2ª feira passada, dia 11 de novembro, em sessão nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o artista plástico Joaz da Silva acompanhou os trabalhos da oficina de pintura.

 

Curtinhas................................................

As novidades sobre o borbulhar literário na FOCCA pode ser visto no endereço http://www.focca.com.br/

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Na próxima 4ª feira, dia 20 de novembro, em encontro com início previsto para as 19h30 no auditório da 'Caixa Cultural', na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, o multi artista Lailson Holanda vai proferir a palestra 'Arte & arte sequencial – A presença da arte nas histórias em quadrinhos'.

Para shows de 'Elvis o Rei do Rock', os fones de contato são (81) 9223-2938 e (81) 8914-8446. Clique aqui e veja o desempenho de Carlos Vilanova e seus irmãos.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, encerrando a 16ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, a peça 'As Confrarias' estará no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na zona Sul do Recife.

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

Apresentação de Pilar Del Rio abre Fliporto 2013

Na 5ª feira passada, dia 14 de novembro, em concorrido encontro em tenda erguida no bairro do Carmo, em Olinda, com a presença do governador Eduardo Campos, o escritor e curador Antônio Campos instalou a IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) com apresentação de Pilar Del Rio, que favor sobre José Saramago.

Coral da UBE ensaia novo repertório

Na 4ª feira passada, dia 13 de novembro, em encontro no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, sob a batuta da maestrina Jean Ruby, o Coral da UBE ensaiou o repertório que executará por ocasião da instalação da Casa da UBE na Fliporto, no dia 16 de novembro.

NATAL DOS ESCRITORES

UBE programa confraternização anual

Na 2ª feira passada, dia 04 de novembro, em encontro no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu realizar a tradicional confraternização anual da entidade - O Natal dos Escritores - no dia 18 de dezembro.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

ENGENHARIA E LITERATURA

Dirigentes da ABRAEE apresentam Congresso Mundial de Engenheiros Escritores na Casa da UBE

Neste domingo, dia 17 de novembro, em concorrido encontro no âmbito da IX Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), ocorrido na sede do Instituto Histórico de Olinda, no bairro do Carmo em Olinda, sob coordenação do presidente Alexandre Santos, a Casa da UBE recebeu o escritor Melchíades Montenegro, que apresentou o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, cuja realização está programada pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores para o mês de março, no balneário de Porto de Galinhas.

Curtinhas

Na 4ª feira passada, dia 13 de novembro, em contato com o escritor e produtor cultural alagoano Carlito Lima, o presidente Alexandre Santos solicitou sugestões sobre temas e palestrantes para o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que a ABRAEE realizará em março de 2014.

 

Agenda

18 de dezembro. Confraternização anual da UBE

Projeto Quarta às Quatro

UBE pedirá inscrição do programa 'Quarta às Quatro' no Guiness 

Na 4ª feira passada, dia 13 de novembro, em concorrido encontro com a presença de 41 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 490ª edição do programa 'Quartas às Quarto'.

Projeto Quarta às Quatro

Concurso integra festejo comemorativo  

Em atividade no âmbito dos festejos comemorativos da realização da 500ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', a União Brasileira de Escritores lançará concurso de redações sobre a efeméride. O concurso, destinado a alunos do I e II graus de ensino, premiará com R$ 500,00 a melhor redação com o título '500 Programas Quartas as Quatro na UBE'. O período de inscrição vai até o dia 05 de fevereiro de 2014. Outras informações com a Sra. Jair Martins na secretaria da UBE ou pelo fone (81) 3441 7488.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

LIVRO E LEITURA

Universitários cubanos realizam VI FULL 

Entre 11 e 15 de novembro, em encontros nos centros de Educação Superior de Cuba, os universitário cubanos realizaram a VI edição do Festival Universitário do Livro e Leitura (FULL).

Curtinhas

Clique aqui e veja a sessão de apresentação da 12ª edição da revista 'Nova Águia', ocorrida na Livraria Bertrand Chiado com saudação de Renato Epifânio. Na mesma ocasião, Miguel Real apresentou a reedição do livro 'História Secreta de Portugal', de António Telmo, e Ruy Ventura apresentou 'Teoria Nova da Saudade', livro de Pedro Martins publicado recentemente pelas edições Zéfiro.

Em 26 de outubro, o 'Editorial Vela al Viento' completou sete anos de criação. Parabéns.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Confissões de um Capitão, de Carlito Lima

Vozes do Asfalto, de Tavares de Lima

Frutos Maduros, de Paulo Salles

O pássaro e o mapa, de Lúcio Ferreira

Vida de Marinheiro, de Stephem Beltrão

A incrível história de Napoleão Jatobá, de Fábio Varêda

UBE felicita Audálio Dantas pelo prêmio Juca Pato

Na 5ª feira passada, dia 14 de novembro, em correspondência ao escritor Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE-SP, depois de informar sobre os compromissos decorrentes da realização da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), incluindo a curadoria geral da ‘Casa da UBE’ – prestigiado espaço com programação que envolve a participação de destacados escritores nacionais e internacionais –, o presidente Alexandre Santos lamentou não poder participar da solenidade de entrega do troféu Juca Pato ao jornalista e escritor Audálio Dantas, solicitando que fosse transmitido homenageado "os mais efusivos cumprimentos da União Brasileira de Escritores".

Rogério Pereira lança livro no Rio de Janeiro

Na próxima 6ª feira, dia 22 de novembro, em evento programado para livraria Travessa-Ipanema, na Avenida Visconde de Pirajá, no Rio de Janeiro, com início previsto para às 19h00, o escritor Rogério Pereira lançará o livro 'Na escuridão, amanhã'.

Gilson Marques Gondim empossado na Academia do Nordeste

Na 5ª feira passada, dia 14 de novembro, em concorrido encontro no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira, na Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa, a Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro empossou o escritor Gilson Marques Gondim.

Visita importante

José Francisco visita UBE 

Na 4ª feira passada, dia 13 de novembro, por ocasião da 489ª edição do programa 'Quartas às Quarto', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) recebeu a visita do jurista José Francisco Filho.

UBE inicia preparativos para festejos do 55º aniversário

Em 04 de novembro, em encontro no miniauditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu realizar os festejos comemorativos do 55º aniversário da entidade ao longo do mês de fevereiro de 2014.

'Café com Poesia' presta homenagem a José Nivaldo,

Em 13 de dezembro, em programação com início previsto para a 08h30, no salão de eventos do Cristal Hotel, em Surubim, por ocasião da 29ª edição da Sexta Literária 'Café com Poesia', a Academia de Letras e Artes de Surubim prestará homenagem ao escritor José Nivaldo, que, recentemente, alcançou a grande inflexão da vida.

Miró lança novo livro no Espaço Pasárgada

Na 4ª feira passada, dia 13 de novembro, em concorrido encontro no espaço Pasárgada, na Rua da União, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o poeta Miró lançou seu novo livro.

Cordelaria Pantera promove concurso de poesia de cordel

Até 30 de Novembro de 2013, a Pantera Cordelaria receberá trabalhos no âmbito do 3º Concurso de Literatura de Cordel. Este ano, o tema é o 'Clube Náutico Capibaribe'.

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital: Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.