A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 01 DE DEZEMBRO DE 2013

NATAL DOS ESCRITORES

União Brasileira de Escritores programa confraternização anual

Na 4ª ferira, dia 18 de dezembro, em encontro com início previsto para as 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu realizar a tradicional confraternização anual da entidade - O Natal dos Escritores. Outras informações pelo fone (81) 3441=7488.

FESTEJOS NATALINOS

Coral da UBE ensaia para confraternização anual

Na 4ª feira passada, dia 27 de novembro, em ensaio sob a batuta da maestrina Ruby Jean, na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o  Coral da UBE ensaiou o repertório que executará por ocasião dos festejos natalinos da entidade em 18 de dezembro.

Academia de Letras e Artes do Nordeste reconduz diretoria liderada por Melchíades Montenegro

Academia de Letras e Artes do Nordeste

No sábado passado, dia 30 de novembro, em eleição realizada na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste reconduziu diretoria liderada pelo acadêmico Melchíades Montenegro Filho.

UBE felicita Lamartine Holanda Júnior pela passagem do Dia Nacional da Albânia

Na 5ª feira passada, dia 28 de novembro, em correspondência ao cônsul geral Lamartine Hollanda Junior, o presidente Alexandre Santos apresentou as felicitações da União Brasileira de Escritores (UBE) pelo transcurso da Data Nacional da Albânia, comemorado em grande estilo na sede do consulado geral, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife.

Telma Brilhante lança 'A chuva e a árvore'

No sábado passado, dia 30 de novembro, em concorrido encontro no Centro Cultural Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, a escritora Telma Brilhante lançou o livro infantil 'A chuva e a árvore'.

'Café com Poesia' presta homenagem a José Nivaldo,

Em 13 de dezembro, em programação com início previsto para a 08h30, no salão de eventos do Cristal Hotel, em Surubim, por ocasião da 29ª edição da Sexta Literária 'Café com Poesia', a Academia de Letras e Artes de Surubim prestará homenagem ao escritor José Nivaldo, que, recentemente, alcançou a grande inflexão da vida.

 

Curtinhas................................................

Na 6ª feira passada, dia 29 de novembro, o acadêmico Melchíades Montenegro disponibilizou cartões que aquarelou com cenas natalinas.

     

Ainda repercute a palestra sobre Audálio Dantas proferida pela acadêmica Djanira Silva do Rêgo Barros por ocasião da abertura da III Semana Pesqueirense de Letras e Artes em 21 de novembro.

Na 3ª feira passada, dia 26 de novembro, em concorrido encontro mediado pelo escritor e jornalista Rogério Pereira, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, o projeto 'Paiol Literário' promovido pelo jornal Rascunho encerrou a 8ª temporada com a presença da escritora Elvira Vigna.

A coletânea comemorativa da 500ª sessão do programa 'Quarta as Quatro' contará com o conto 'Coisas da vida', de Alexandre Santos.

Vicente Alencar recomenda a oitiva do programa 'Educação e Cultura' apresentado pela Rádio Assunção Cearense AM e pelo site www.620am.com.br.

A confraternização do grupo 'Recife de Antigamente: histórias e memórias' ocorrerá no próximo domingo, dia 01 de dezembro, em passeio de catamarã pelas águas do Rio Capibaribe. A partida do barco está programada para às 09h30, do cais de Cinco Pontas.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Para shows de 'Elvis o Rei do Rock', os fones de contato são (81) 9223-2938 e (81) 8914-8446. Clique aqui e veja o desempenho de Carlos Vilanova e seus irmãos.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, encerrando a 16ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, a peça 'As Confrarias' estará no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na zona Sul do Recife.

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Blogs recomendados

Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

LITERATURA fantástica

Congresso de Literatura Fantástica vai abordar o fantástico na literatura e na dramaturgia

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, em encontros no auditório do Centro de Educação e no Hall do Centro de Artes, o departamento de letras da Universidade Federal de Pernambuco realizará o 3º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco (3º CCLIF-PE) com o tema 'O fantástico na literatura e dramaturgia em Pernambuco e no Brasil'.

Dom Carrero faz reunião na Casa Rosada

Na 3ª feira passada, dia 26 de novembro, nas dependências da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o grupo literário Dom Carrero realizou reunião semanal.

Tavares de Lyra lança 'Outra face'

Na 4ª feira passada, dia 27 de novembro, em concorrido encontro no Centro Cultural dos Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, o escritor Adelmar Tavares de Lyra lançou o livro 'Outra face'.

 

Agenda

18 de dezembro. Confraternização anual da UBE

Projeto Quarta às Quatro

UBE às vésperas de realizar 500º sessão do programa 'Quarta às Quatro'

 

Na 4ª feira passada, dia 27 de novembro, em concorrido encontro com a presença de 46 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 492ª edição do programa 'Quartas às Quarto'.

Projeto Quarta às Quatro

Concurso integra festejo comemorativo  

Em atividade no âmbito dos festejos comemorativos da realização da 500ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', a União Brasileira de Escritores lançará concurso de redações sobre a efeméride. O concurso, destinado a alunos do I e II graus de ensino, premiará com R$ 500,00 a melhor redação com o título '500 Programas Quartas as Quatro na UBE'. O período de inscrição vai até o dia 05 de fevereiro de 2014. Outras informações com a Sra. Jair Martins na secretaria da UBE ou pelo fone (81) 3441 7488.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Memória

'Nova Águia' discute Comissão do 1º de dezembro de 1640

Em 27 de novembro, em encontro com início previsto para as 16h00, no Palácio da Independência, no centro de Lisboa, sob a coordenação de Lourenço d’Almada e Renato Epifânio, a revista Nova Águia vai discutir a Comissão do 1 de Dezembro de 1640 (clique aqui e veja o programa na íntegra).

Vale lembrar que a revista 'Águia' - uma das revistas mais importantes do início do século XX em Portugal - recebia a colaboração de algumas das figuras mais relevantes da cultura portuguesa, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Para agendar um lançamento: novaaguia@gmail.com; 967044286.

A sede da revista 'Nova Águia' é: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21, 2711-953 Sintra, Portugal. Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.

Curtinhas

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Vozes do Asfalto, de Tavares de Lima

Coronelismo e cangaço no imaginário social, de Erivam Félix vieira

O pássaro e o mapa, de Lúcio Ferreira

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Kalahari, de Luis Serguilha

Maldição e fé, de Alexandre Santos

ENGENHEIROS NA LITERATURA

ABRAEE transfere congresso para o Recife

Na 3ª feira passada, dia 26 de novembro, em reunião da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE), na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos, Heitor Bezerra de Brito, Marco Juno Flores, Hélio Trigueiro, Melchíades Montenegro e Eduardo Côrtes decidiram transferir o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, inicialmente programado para o balneário de Porto de Galinhas, para o Recife.

MÉDICOS NA LITERATURA

Sobrames distribui Boletim

Neste domingo, dia 01 de dezembro, aos primeiros segundos da madrugada, cumprindo uma velha tradição, o poeta Paulo Camelo distribuiu a versão digital do Boletim mensal da Sobrames-PE (Clique aqui e veja a edição na íntegra).

UBE realiza Jornada Cultural à Paulista

No sábado passado, dia 30 de novembro, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu sequencia ao programa 'Jornadas Culturais' com visita à cidade de Paulista.

Tito Lívio apresenta 'Gostar de ser tudo' no Conservatório de Música

Na 6ª feira passada, dia 29 de novembro, em concorrido encontro no âmbito do projeto 'Palco para todos', no Conservatório Pernambucano de Música, na Avenida João de Barros, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, acompanhado dos músicos Ricardo Marques e Akiles Flores, em guitarras, Mano, no contrabaixo, e Jau Melo, na bateria, o vocalista Tito Lívio apresentou o show 'Gostar de ser tudo'. Tito Lívio pode ser contatado pelo fone (81) 8718-0603.

As novidades sobre o borbulhar literário na FOCCA pode ser visto no endereço http://www.focca.com.br/

 

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores com novo endereço digital: Desde 03 de junho, a UBE está com novo endereço eletrônico. Anote:  ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.