A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 29 DE DEZEMBRO DE 2013

FELIZ ANO NOVO !!!  A União Brasileiras de Escritores agradece, retribui e deseja votos de alegria e felicidade para todos

é tempo de NATAL

Presidente da UBE distribui mensagem de Natal

Alexandre Santos

Na 3ª feira passada, dia 24 de dezembro, em correspondência digital distribuída pela internet e redes sociais, o presidente Alexandre Santos apresentou mensagem de fim de ano com augúrios que "prevaleça a maior de todas as justiças e todos, rigorosamente todos, possam dar e receber os presentes que desejem". A mensagem foi a seguinte:

FELIZ NATAL!
Feliz Natal para todos;
Feliz Natal para o rico, para o pobre;
Feliz Natal para branco, para o negro, para o amarelo; Feliz Natal para o vermelho, para o azul, para os malhados; Feliz Natal para o velho, para o jovem, para aquele que ainda não nasceu e vem por aí para alegrar uma família; Feliz Natal para o bom, para o mau, para o alegre, para o triste;
Feliz Natal para todos.
Que prevaleça a maior de todas as justiças e todos, rigorosamente todos, possam dar e receber os presentes que desejem.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

Engenharia rima com poesia

No domingo passado, dia 22 de dezembro, em comentário enviado ao engenheiro-escritor Alexandre Santos, a acadêmica Ana Maria César o parabeniza pelo artigo "Uma Bela Obra de Engenharia", publicada na edição de agosto na revista Algo Mais (clique aqui e veja o artigo na íntegra). "Você utiliza o jargão profissional dos engenheiros como se poesia fosse, transformando meras expressões, como sistemas de caixão perdido, ponte estaiada, alargamentos de obras d'arte e alça de ponte em pura beleza estética. Joaquim Cardozo já nos havia provado que engenharia rima com poesia", afirmou Ana Maria.

Aluízio Fagundes confirma palestra sobre Euclides da Cunha

Na 5ª feira passada, dia 26 de dezembro, em conversa com o presidente Alexandre Santos, o engenheiro escritor Aluízio Fagundes confirmou a palestra que, no âmbito da programação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, vai proferir sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, em março de 2014, na cidade do Recife

Carlos Newton Jr. falará sobre a obra de Joaquim Cardozo no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 5ª feira passada, dia 26 de dezembro, acolhendo convite do presidente Alexandre Santos, o arquiteto e poeta Carlos Newton Jr. aceitou proferir palestra sobre a vida e a obra de Joaquim Cardoso no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que, no âmbito da programação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, será realizado em março de 2014, na cidade do Recife.

Melo e Castro convidado para o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 6ª feira passada, dia 27 de dezembro, o presidente Alexandre Santos formalizou convite para que o poeta Melo e Casto, engenheiro escritor português, participe do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que, no âmbito da programação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, será realizado em março de 2014, na cidade do Recife.

 

Curtinhas................................................

Até 30 de janeiro de 2014, a Pantera Cordelaria receberá inscrições para o 3º Concurso de Literatura de Cordel da Pantera Cordelaria, cujo tema é 'Clube de futebol de Pernambuco'. as informações podem ser obtidas através do e-mail panteracordelaria@gmail.com.

O professor Biu Vicente atualizou o blog. O endereço é www.biuvicente.com/blog.

José Eugenio Guimarães faz comentário sobre o filme 'Tenda dos milagres', de Nelson Pereira dos Santos (clique aqui e veja o comentário na íntegra).

Patrícia Tenório atualizou o blog. O endereço é www.patriciatenorio.com.br

O presidente Ricardo Bezerra distribuiu o boletim de dezembro do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste (clique aqui e veja o boletim na íntegra)

A escritora Selma Vasconcelos convida para visita em seu endereço digital. O endereço é http://otabladosv.blogspot.com.br/

Será de Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), o prefácio do livro 'Pátria Amada', de Amaro Poeta.

Clique aqui e conheça a movimentação do professor Francisco Mesquita

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

MERECIDA HOMENAGEM

Cresce movimento para dar nome de Reginaldo Rossi ao parque de Boa Viagem

No sábado passado, dia 28 de dezembro, espocou com força o debate sobre a troca do nome do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife, para Parque Reginaldo Rossi.

Altair Leal levará proposta ao Conselho de Cultura

Neste domingo, dia 29 de dezembro, em depoimento às redes sociais, o poeta Altair Leal, membro do Conselho de Políticas Culturais do Recife, manifestou-se favorável a troca do nome do parque de Boa Viagem para 'Parque Reginaldo Rossi' e anunciou que vai levar a proposta para a próxima reunião do conselho, em 15 de janeiro.

 

Pelo Mundo

Rednel distribui mensagem de Natal

Proposta de Declaração do MIL sobre o cancelamento de voos da TAP para a Guiné-Bissau

"Repudiando, com toda a veemência, o incidente que levou a que um avião da TAP: Transportes Aéreos Portugueses tivesse sido obrigado a transportar, de forma ilegal, cerca de setenta cidadãos sírios, o MIL: Movimento Internacional Lusófono não pode aceitar a manutenção da suspensão de voos da TAP para a Guiné-Bissau. Como o MIL tem reiteradamente defendido, a crise política que a Guiné-Bissau atravessa exige um muito maior envolvimento de toda a Comunidade Lusófona. Voltar as costas à Guiné-Bissau não resolverá a crise, antes a agravará ainda mais. Nessa medida, o MIL reclama o restabelecimento, tão imediato quanto possível, dos voos da TAP para a Guiné-Bissau, naturalmente com as devidas garantias de segurança. Essa ligação aérea é vital não apenas para a preservação da relação entre Portugal e Guiné-Bissau, como, por extensão, da relação entre a Guiné-Bissau e toda a Comunidade Lusófona. Aproveitamos, a este respeito, a oportunidade para relançar uma das propostas do MIL: agora que se fala de novo na privatização da TAP, é tempo de se criar uma companhia aérea à escala lusófona, que tenha como prioridade a ligação entre as principais cidades de todo os países e regiões de língua portuguesa, sem esquecer as várias diásporas lusófonas".

CURTINHAS

A mais recente edição da revista Nova Águia trás matéria sobre os 20 anos da morte de Agostinho da Silva. Clique aqui e saiba mais.

Protocolo entre o MIL e a Universidade de Cabo Verde
http://mil-hafre.blogspot.pt/2013/12/protocolo-entre-o-mil-e-universidade-de.html

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Poesia Prima, de Francisco Mesquita

Vozes do Asfalto, de Tavares de Lima

Coronelismo e cangaço no imaginário social, de Erivam Félix vieira

O pássaro e o mapa, de Lúcio Ferreira

Kalahari, de Luis Serguilha

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Waldênio Porto anuncia edição 2014 do Festival RioMar

No domingo passado, dia 29 de dezembro, o escritor Waldênio Porto, coordenador da Rede de Academias de Letras do Nordeste, anunciou a realização da edição 2014 do Festival RioMar de Literatura Pernambucana, programado para o próximo mês de abril.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.