A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 26 DE JANEIRO DE 2014

DIA De FESTA

Academia Pernambucana de Letras comemora 113 anos de fundação em grande estilo

Na próxima 3ª feira, dia 28 de janeiro de 2014, em sessão solene com início previsto para as 20h00, na sede da entidade, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, a Academia Pernambucana de Letras vai comemorar o transcurso do 113° aniversário de sua fundação. Na ocasião, serão entregues os Prêmios Literários do ano de 2013.

Academia Pernambucana de Letras entrega Prêmios Literários

Na próxima 3ª feira, dia 28 de janeiro de 2014, em sessão solene com início previsto para as 20h00, na sede da entidade, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, por ocasião das comemorações do 113° aniversário de sua fundação, a Academia Pernambucana de Letras vai fazer a entrega dos Prêmios Literários do ano de 2013. 

Prêmio 'Antonio de Brito Alves' foi vencido por Juarez Caesar Malta Sobreira com o ensaio 'A Maldição de Édipo';

Prêmio Edmir Domingues, de melhor poesia, foi vencido por Ciro José Tavares da Silva com 'Boa Noite Outono' e menção honrosa para Albuquerque Pereira, com Oração Pelo Índio', e Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo, com 'Huma Árvore Umanista', e Valdeci da Silva Ferraz, com 'A Estrada do Silêncio';

Prêmio Elita Ferreira, de Literatura Infantil, foi vencido por Cecília de Morais Dantas, com 'O Manifesto dos Caranguejos', e menção honrosa para Raphaela Nicácio da Silva Lopes, com 'As Histórias de Seu Joaquim e Dona Maria';

Prêmio Vânia Souto Carvalho, de melhor livro de ficção, foi vencido por Melchiades Montenegro Filho, com o romance 'Cesário', e menção honrosa para Ricardo Japiassu Simões, com 'Dias Secretos', e João Gratuliano Glasner de Lima, com 'Irreal de Fato';

Prêmio Waldemar Lopes, de melhor soneto, foi vencido por Hugo Siqueira de Souza, com 'Doce é a Luz'.

Aroldo Mello fala sobre 'simetrias nos mundos mineral, animal e vegetal'

Na 5ª feira passada, dia 23 de janeiro de 2014, em concorrido encontro no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, na região central do Recife, o Clube Rotary Frei Caneca recebeu o geólogo Aroldo Mello, que proferiu palestra sobre 'Simetrias nos reinos animal, vegetal e mineral?

 

Curtinhas................................................

Clique aqui e veja um conto inédito de Fernando Farias.

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

A banda 'Elvis & Cia' incluiu quatro músicas do rei Reginaldo Rossi em seu repertório. Para shows de 'Elvis & Cia', os fones de contato são (81) 9223-2938 e (81) 8914-8446. Clique aqui e veja o desempenho de Carlos Vilanova e seus irmãos.

Já está no ar o 'Domingo com poesia'. Vale a pena uma visita ao endereço www.domingocompoesia.com.br

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Será de Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), o prefácio do livro 'Pátria Amada', de Amaro Poeta.

Carlos Maia sugere visita ao blog www.sertaodesencantado.blogspot.com

A editora Panamerica prepara o lançamento de e-books de Hermilo Borba Filho, Natanael Lima Jr., Frederico Spencer e Juareiz Correya

Patrícia Tenório atualizou o blog. O endereço é www.patriciatenorio.com.br

O professor Biu Vicente atualizou o blog. O endereço é www.biuvicente.com/blog.

A editora Salete Rego Barros avisa que a edição de janeiro da revista 'Perto de Casa' "está no forno".

Até o dia 30 de janeiro de 2014, a Pantera Cordelaria receberá inscrições para o 3º Concurso de Literatura de Cordel da Pantera Cordelaria, cujo tema é 'Clube de futebol de Pernambuco'. as informações podem ser obtidas através do e-mail panteracordelaria@gmail.com.

No sábado passado, dia 25 de janeiro, em animado encontro no Restaurante Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, o aniversário do engenheiro-escritor foi comemorado em grande estilo.

Na 3ª feira passada, dia 21 de janeiro de 2014, em correspondência a Universidade Federal de Pernambuco, o presidente Alexandre Santos solicitou para ser recebido em audiência pelo reitor Anísio Brasileiro para tratar de assuntos referentes ao Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que será realizado no Recife, no período entre os dias 13 e 16 de março.

Elvandro Burity atualizou o blog. O endereço é http://elvandroburity.blogspot.com

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Forte das Cinco Pontas - Recife - 13 a 16 de março

ABRAEE agradece apoio do Museu da Cidade ao Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 21 de janeiro de 2014, em visita ao Forte de Cinco Pontas, no bairro de São José, na região central do Recife, o presidente Alexandre Santos agradeceu à diretora-geral Betânia Corrêa de Araújo o apoio dado pelo Museu da Cidade do Recife à Associação Brasileira de Engenheiros Escritores para a realização do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, programado para o período entre os 13 e 16 de março, na cidade do Recife.

Fernando Sandroni confirma participação no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 4ª feira passada, dia 22 de janeiro de 2014, acolhendo convite do coordenador Evando Mirra, o engenheiro escritor Fernando Sandroni, presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia do Sistema FIRJAN e membro da Academia Nacional de Engenharia, confirmou presença no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que, na âmbito da programação anual, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores realizará entre os dias 13 e 16 de março, na cidade do Recife, para discutir 'A Engenharia na Arte e na Literatura'. Fernando Sandroni associa à sua carreira de engenheiro uma trajetória de músico e de intelectual bem-sucedido.

Carlito Lima confirma participação no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 5ª feira passada, dia 23 de janeiro de 2014, acolhendo convite do presidente Alexandre Santos, o acadêmico Carlito Lima, secretário de cultura de Marechal Deodoro, confirmou participação no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que, na âmbito da programação anual, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores realizará entre os dias 13 e 16 de março, na cidade do Recife. No encontro, Carlito Lima, autor do best seller 'Confissões de um capitão', vai proferir a palestra 'Como tornar-se escritor aos 61 anos', que fez muito sucesso nos encontros de Havana, Lisboa e Montevidéu.

Academia Brasileira de Ciência Agronômica declara apoio ao Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 21 de janeiro de 2014, em correspondência ao escritor Alexandre Santos, o presidente Eudes de Souza Leão Pinto informou sobre o apoio institucional das Academias Brasileira e Pernambucana de Ciência Agronômica ao Congresso Mundial de Engenheiros Escritores.

Alexandre Santos inspeciona local onde será realizado o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 21 de janeiro de 2014, acompanhado do produtor executivo Rogério Generoso e do empresário Adir Átila, o presidente Alexandre Santos realizou visita ao Forte de Cinco Pontas, no bairro de São José, na região central do Recife, para verificar as instalações em que ocorrerá o Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que, na âmbito da programação anual, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores realizará entre os dias 13 e 16 de março, na cidade do Recife.

Curtinhas

Por ocasião do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, entre os dias 13 e 16 de março, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no centro do Recife, o escritor Marc Meyers fará o lançamento do livro ''A Dama e o Luxemburguês', publicado pela Editora Record.

No sábado passado, dia 25 de janeiro, o presidente Alexandre Santos abriu página do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores no FacebooK. O endereço é https://www.facebook.com/congressomundialdeengenheirosescritores

 

 

Pelo Mundo

Os temas da edição nº 14 da revista 'Nova Águia', que será lançada no 2º semestre de 2014, podem ser vistos aqui. Clique e saiba mais.

As inscrições para o II Congresso da Cidadania Lusófona, programado para o dia 16 de abril de 2014, podem ser feitas até 31 de Janeiro. A organização avisa que o Congresso da Cidadania Lusófona é aberto a todas as Associações da Sociedade Civil do Espaço Lusófono. Clique aqui e saiba mais.

Em sua 13ª edição, a revista Nova Águia trás a obra de António Telmo em destaque. Clique aqui e saiba mais.

Entre as personalidades que já confirmaram presença no II Congresso da Cidadania Lusófona estão os presidentes Adriano Moreira (Presidente Honorário do Congresso), Ana Paula Laborinho, do Instituto Camões, Gilvan Müller, do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, e Guilherme de Oliveira Martins, do Centro Nacional de Cultura.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Poesia Prima, de Francisco Mesquita

Vozes do Asfalto, de Tavares de Lima

O que a vida fez com os personagens, de Hélio Trigueiro

Derramando versos, de Luis Eduardo Garcia Aguiar

O engenheiro do ar, de Marcus Vinícius Quiroga

Coronelismo e cangaço no imaginário social, de Erivam Félix vieira

O pássaro e o mapa, de Lúcio Ferreira

Kalahari, de Luis Serguilha

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico comemora aniversário em sessão magna

Na próxima 2ª feira, dia 27 de janeiro, em sessão magna comemorativa dos 152 anos da instituição e 360 anos da Restauração Pernambucana com início previsto para as 19h00, no auditório da entidade na Rua do Hospício, na bairro da Boa Vista, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico vai receber o acadêmico António Correia, que falará sobre temas pernambucanos.

Pernambucanos comemoram 360 anos da Insurreição

Na próxima 4ª feira, dia 29 de janeiro, em encontro com início previsto para as 19h30, no auditório do Gabinete Português de Leitura do Recife, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, o Instituto de Cultura Técnica realizará solenidade em homenagem aos 360 da Insurreição Pernambucana.

Festival RioMar de Literatura anuncia concurso literário

Na 3ª feira passada, dia 21 de janeiro, o shopping RioMar informou que, no âmbito do Festival RioMar de Literatura, programado para os dias 18, 19 e 20 de março, a Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste, Academia Pernambucana de Letras, Academia Recifense de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro e União brasileiras de escritores realizarão o Prêmio Festival RioMar de Literatura.

Adriano Marcena e Rogério Generoso oferecem oficina de elaboração de projetos culturais com ênfase no Fucultura

Da próxima 2ª feira, dia 27 de janeiro, até a 6ª feira, dia 31 de janeiro, em jornadas noturnas no  Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo, na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, os produtores culturais Adriano Marcena e Rogério Generoso oferecerão oficina de elaboração de projetos culturais com ênfase no Fucultura.

Projeto 'Recife antigamente'  recebe Carlos Bezerra

Na próxima 3ª feira, dia 28 de janeiro, em encontro com início previsto para as 15h00, no Espaço Cultura Nordestina, na Rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças, o projeto 'Recife antigamente' vai receber o escritor Carlos Bezerra, que falará sobre 'a cidade Maurícia e adjacências', incluindo as transformações ocorridas ao longo de tempo.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.