A voz do ESCRITOR

 

Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 
 

EDIÇÃO DE 18 DE MAIO DE 2014

Assembleia Legislativa de Pernambuco comemora 500ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'

Na próxima 5ª feira, dia 22 de maio, em Grande Expediente Especial proposto pelo deputado Daniel Coelho, com início previsto para as 10h00, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, a Assembleia Legislativa de Pernambuco vai comemorar a 500ª edição do programa 'Quartas às Quatro' realizada pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores ABRAEE

Jessier Quirino apresenta show em Gravatá

No sábado passado, dia 17 de maio de 2014, em concorrido show por ocasião da 24ª Conferência do Distrito 4500 do Rotary Clube, no hotel Canarius, em Gravatá, na região Agreste de Pernambuco, o engenheiro-escritor Jessier Quirino apresentou o espetáculo especialmente criado para a ocasião.

 

Homenagem

UBE presta homenagem às mães 

Na 4ª feira passada, dia 14 de maio de 2014, em encontro no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, no bairro de Casa Forte, no Recife, por ocasião da 509ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', a União Brasileira de Escritores (UBE) prestou homenagem ao Dia das Mães.

Homenagem

SENAI realiza Encontro de Escritores em Caruaru

Em 30 de maio, em encontro com início previsto para as 14h00, no auditório do SENAI Caruaru, na Rua João Gomes Pontes, na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o Núcleo de Informação e Documentação realizará o III Encontro de Escritores do SENAI Caruaru, com a participação da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, da Academia de Letras e Artes do Paulista, da União Brasileira de Escritores, da Sociedade dos Cordelistas da Região Metropolitana do Recife e poetas de Caruaru e cidades vizinhas.

Curtinhas................................................

Aline de Andrade comemora o lançamento do seu primeiro romance pelo editorial 'Castanha Mecânica'. O livro está disponível para download no site: http://castanhamecanica.com.br/acervo.php?id_not=84

É sobre o filme 'Casa de bambu' (House of bamboo, 1955), de Samuel Fuller, o comentário desta semana de José Eugênio Guimarães. Para ler, clique aqui.

A próxima sessão do Encontro Filosófico Literário da UBE, sob a coordenação das escritoras Ivanilde Morais de Gusmão e Jair Martins, vai debater o conto ' O artesão', de Raimundo Carrero.

Curiosidade

Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimônia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos: casou logo no religioso.

 

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Antonio Campos; Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

A arte de Narrar

Marcos Albuquerque fala sobre a materialidade da arqueologia 

No sábado passado, dia 17 de maio de 2014, em concorrido encontro no auditório da Livraria Jaqueira, na Rua Antenor Navarro, no bairro da Jaqueira, no Recife, sob coordenação da escritora e editora Salete Rego Barros, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu largada à temporada 2014 do programa 'A arte de narrar', abordando 'a materialidade da arqueologia ' com palestra do professor Marcos Albuquerque.

Jairo Mozart visita sede da UBE

Na próxima 4ª feira, dia 21 de maio de 2014, o poeta Jairo Mozart, que está comemorando 45 anos de carreira artística, estará na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, no Recife, não só para apresentar o CD 'Amigos... Tons e Canções', que trás a participação de Chico César, Jorge Mello, Oswaldinho do Acordeom e Tato Fischer entre outros, mas, também, para apresentar o livro 'A Peleja de Delmiro Gouveia com o Progresso', escrito em decassílabos em décimas.

Patrimônio Cultural

Começam preparativos da consagração da casa-atelier de Abelardo da Hora 

Na 2ª feira passada, dia 05 de maio de 2014, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade no bairro de Casa Forte, no Recife, o corpo dirigente da União Brasileira de Escritores (UBE) apreciou os preparativos para a solenidade de consagração da casa de Abelardo da Hora no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana.

 

Vagão da literatura recebe visita

Na próxima 4ª feira, dia 21 de maio de 2014, a sede da União Brasileira de Escritores (UBE), na Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, em evento que contará com a presença dos ex-superintendentes da antiga REFESA Gildo Carício e Milton Dantas, receberá a visita da executiva Ray Lopes, interessada em patrocinar a restauração do vagão ferroviário que embeleza os jardins da Casa do Escritor.

QUARTA AS QUATRO

UBE em contagem regressiva para homenagem pela Assembléia Legislativa

Na 4ª feira passada, dia 14 de maio de 2014, em encontro que reuniu escritores no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 509ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'.

Pelo Mundo

Nova Águia será lançada em seis localidades até o fim do mês de maio

Até ao final do mês de Maio em curso, a 13ª edição da revista Nova Águia será lançada em outros seis lugares. Clique aqui e veja a programação.

Clique aqui e veja vídeos do II Congresso da Cidadania Lusófona.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

A Dama e o Luxemburguês, de Marc Meyers

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Poesia Prima, de Francisco Mesquita

Vozes do Asfalto, de Tavares de Lima

O que a vida fez com os personagens, de Hélio Trigueiro

Derramando versos, de Luis Eduardo Garcia Aguiar

O pássaro e o mapa, de Lúcio Ferreira

Kalahari, de Luis Serguilha

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Rosângela Ferraz lança 'Os Três Elementos e o Sexto Sentido'

Na próxima 3ª feira, dia 20 de maio, em encontro com início previsto para as 19h00, no teatro da livraria cultura do Shopping RioMar, no bairro do Pina, na zona sul do Recife, a escritora Rosângela Ferraz lançará o livro 'Os Três Elementos e o Sexto Sentido'.

Rotary presta homenagem a Eudes de Souza Leão Pinto

No sábado passado, dia 17 de maio de 2014, por ocasião da 24ª Conferência Distrital, no hotel Canarius, em Gravatá, na região Agreste de Pernambuco, o Rotary Clube prestou grande homenagem ao comendador Eudes de Souza Leão Pinto.

Plástico Bolha lança Antologia

Na 5ª feira passada, dia 15 de maio, em concorrido encontro no Astro Bar - Planetário, na Avenida Padre Leonel Franca, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, a equipe do jornal literário Plástico Bolha lançou a 'Antologia de Poesia Plástico Bolha', reunindo 73 autores, 73 poemas e oito anos de história.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.