A voz do ESCRITOR

 

Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 
 

EDIÇÃO DE 01 DE JUNHO DE 2014

Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes será instalada na próxima 6ª feira

Na próxima 6ª feira, dia 06 de junho de 2014, em encontro com início previsto para as 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, na Rua Aarão Lins de Andrade, em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, será instalada a Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes e, na sequencia, tomará posse a primeira diretoria da entidade. O escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) confirmou presença aos escritores Adriano Marcena e Natanael Lima Jr., organizadores do evento.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores ABRAEE

Alexandre Santos prepara lançamento de 'O livro dos livros'

 

Na 2ª feira passada, dia 26 de maio de 2014, em encontro na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o romancista Alexandre Santos apresentou aos escritores Rogério Generoso e Luiz Serguilha duas propostas de capa desenvolvidas pelo designer Luiz Arrais para 'O livro dos livros', cujo lançamento está previsto para o final do ano em curso.

 

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UBE articula presença internacional de escritores ligados à entidade 

Na 2ª feira passada, dia 26 de maio de 2014, em encontro na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o presidente Alexandre Santos e os poetas Rogério Generoso e Luiz Serguilha discutiram aspectos da cooperação internacional com vistas à publicação e lançamento de livros de autores brasileiros na Europa.

Curtinhas................................................

Na 3ª feira passada, dia 27 de maio de 2014, em concorrido encontro realizado conjuntamente com o consulado geral de Portugal e Associação Folia das Deusas, na sede da entidade, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, o Gabinete Português de Leitura apresentou o filme 'Capitães de Abril', de Maria de Medeiros.

Na 5ª feira passada, dia 29 de maio de 2014, por ocasião da concorrida inauguração da Livraria da Praça, na Praça de Casa Forte, no Recife, o presidente Alexandre Santos apresentou as felicitações da União Brasileira de Escritores (UBE) ao novo empreendimento.

Selma Vasconcelos atualizou o blog. Clique aqui e veja.

O SESC Garanhuns divulgou a programação da II Mostra Comunicações Literárias promovida pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte.

Na 6ª feira passada, dia 30 de maio de 2014, em encontro animado pelo violonista Cleto Barbosa, no espaço Fazendinha, na Rua das Graças, no bairro das Graças, no Recife, Melchíades Montenegro liderou sarau musical.

G'Dausbbah, de Alexandre Santos, foi o poema interpretado por Bernadete Bruto no último sarau literário do espaço TeSer.

Na 4ª feira passada, dia 28 de maio de 2014, em sessão na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, o cine 'É Proibido Cochilar' exibiu o documentário 'Vigias', primeiro longa do Marcelo Lordello.

Curiosidade

Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. "Por quê?", perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes." Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: "Muito prazer, encantado." Era piada. Os dois nem se conheciam até então.

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

Encontro

Gabinete Português de Leitura lança nova edição de 'Encontros' 

Na 2ª feira passada, dia 26 de maio de 2014, em concorrido encontro na sede da entidade, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, o Gabinete Português de Leitura lançou a revista 'Encontros'. Na ocasião, o presidente Celso Gaspar e o diretor Alexandre Furtado prestaram homenagem ao editor e livreiro Tarcísio Pereira e ao professor José Rodrigues de Paiva, fundador da revista.

 

Osman Lins será o homenageado da FLIPO 2014

Na 6ª feira passada, dia 29 de maio de 2014, em encontro no Delta Café, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, o produtor cultural Alexandre Santos e os produtores executivos Rogério Generoso e Adriano Marcena discutiram a organização da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização está programada para o período entre os dias 11 e 14 de setembro, tendo o escritor Osman Lins como homenagem.

MERECIMENTO

Taciana Valença recebe homenagem

No sábado passado, dia 31 de maio de 2014, em concorrido encontro coordenado por Cássio Cavalcante, no Espaço Cultura Nordestina, rua Sergio Magalhães, no bairro das Graças, o projeto 'Encontro em Verso e Prosa' homenageou Taciana Valença.

Jornada Cultural vai à Caruaru

Na 6ª passada, dia 30 de maio de 2014, sob a liderança da escritora Fátima Almeida, a União Brasileira de Letra (UBE) realizou Jornada Cultural à cidade de Caruaru, no agreste de Pernambuco, onde fez visita à tradicional feira da cidade, ao museu do cordel à Casa da Cultura e participou do III Encontro de Escritores do SENAI.

QUARTA AS QUATRO

UBE prestigia 6º aniversário da revista 'Perto de Casa

Na 4ª feira passada, dia 28 de maio de 2014, em encontro que reuniu 78 escritores no auditório da Livraria Jaqueira, no bairro das Graças, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 511ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', em homenagem à revista 'Perto de Casa', que, na ocasião, comemorou o 6º ano de circulação.

QUARTA AS QUATRO

Novo Horizonte lança 11ª edição na UBE

Na próxima 4ª feira, dia 04 de junho de 2014, em solenidade no âmbito do programa Quarta às Quatro, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, a Revista Novo Horizonte lançará sua 11ª edição, cuja reportagem de capa presta homenagem aos 500 encontros do programa.

Pelo Mundo

Alex Armeno comanda ato 'por la paz mundial' em Havana

Na 3ª feira, dia 27 de maio, em concorrido encontro no salón Solidaridad do hotel Habana Libre, em Havana, no âmbito do Festival Internacional de Poesía de La Habana, o coletivo de poetas en Defensa de la Humanidad, liderado por Alex Armeno realizou ato 'por la paz mundial'.

No sábado passado, dia 31 de Maio de 2014, a Revista Nova Águia foi lançada em Évora e Montargil. Clique aqui e veja a programação. Os agendamentos dos lançamentos podem ser feitos através do e-mail novaaguia@gmail.com ou pelo fone 967044286. Para assinar a revista Nova Águia visite o site http://www.zefiro.pt/novaaguia.

Na próxima 3ª feira, dia 03 de Junho de 2014, em encontro com início previsto para a 19h00 na Academia das Ciências de Lisboa, o Movimento Internacional Lusófono (MIL) realizará o colóquio 'Portugalidade & Lusofonia'. Clique aqui e saiba mais.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Os Três Elementos e o Sexto Sentido, de Rosangela Ferraz

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Poesia Prima, de Francisco Mesquita

Kalahari, de Luis Serguilha

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Jornada Beneficente levanta fundos para a UBE

Na próxima 2ª feira, dia 03 de junho de 2014, em evento coordenado pela escritora Colli Holanda, com início previsto para as 16h00, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai receber sócios e amigos da Casa do Escritor, em sua sede, à Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, em jornada beneficente com brindes e sorteios.

Luis Serguilha prepara Oficina de Poesia para UBE

Na 2ª feira passada, dia 26 de maio de 2014, em encontro na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o poeta Luiz Serguilha adiantou aos dirigentes Alexandre Santos e Rogério Generoso detalhes da Oficina de Poesia que, durante o segundo semestre, oferecerá na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife.

Margarida Mateus auspicia reunião da Academia do Nordeste

No sábado passado, dia 31 de maio de 2014, em encontro auspiciado pela acadêmica Margarida Mateus, na Avenida Boa Viagem, na Praia do Pina, na zona sul do Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizou reunião ordinária sob a liderança do presidente Melchiades Montenegro.

Congresso marcará 100 anos da partida de Augusto dos Anjos

Entre 16 e 19 de novembro de 2014, em encontro no campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o Programa de Pós-Graduação em Letras e a 'Associação Amigos de Augusto', realizarão o II Congresso Nacional de Literatura, tendo 'Augusto dos Anjos, a literatura e o tempo: cem anos de encantamento' como tema.

UMEAL realiza congresso no Recife

Entre os dias 08 e 11 de outubro, a União Mundial de Médicos e Artistas Lusófonos (UMEAL) realizará seu IX Congresso Internacional no Recife. No mesmo período, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) realizará o XXV Congresso Brasileiro da entidade.

Está no ar o novo Boletim da ALANE-PB

Neste domingo, dia 01 de junho de 2014, o presidente Ricardo Bezerra distribuiu a versão digital do boletim da seção paraibana da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Clique aqui e veja o documento na íntegra.

Paulo Camelo distribui versão digital do Boletim da SOBRAMES-PE

Neste domingo, dia 01 de junho de 2014, aos primeiros minutos da madrugada, o poeta Paulo Camelo distribuiu a versão digital do boletim da seção pernambucana da SOBRAMES. Clique aqui e veja o documento na íntegra.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.