A voz do ESCRITOR

 

Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 29 DE JUNHO DE 2014

Começam preparativos para a solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor

Na 4ª feira passada, dia 25 de junho, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, os dirigentes Alexandre Santos e Melchíades Montenegro Filho discutiram as linhas gerais da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor, que, entre outros pontos altos, reunirá a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Filho para a admissão de novo comendador na confraria.

LANÇAMENTO

Antonio Campos lança 'Louvação ao Recife'

Na 2ª feira, dia 23 de junho de 2014, em concorrida festa junina animada pelo forró pé de serra de 'Galeguinho de Gravatá' e participação da cantora Fafá de Belém, o escritor Antonio Campos comemorou aniversário, ocasião em que lançou o livro de crônicas 'Louvação ao Recife', que traz fotos de Marcus Prado e design de Gisela Abad.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores ABRAEE

 

QUARTA AS QUATRO

Myriam Brindeiro homenageada pela UBE

Na 4ª feira passada, dia 25 de junho de 2014, em encontro no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na cidade do Recife, por ocasião da 515ª sessão do programa literário Quarta ás Quatro, a União Brasileira de Escritores (UBE) festejou o aniversário da escritora Myriam Brindeiro.

Curtinhas................................................

'O beijo de Nilton Santos' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima (clique aqui e veja o texto na íntegra).

Continuam abertas as inscrições para o 10º Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, o chamado Belô Poético. Outras informações podem ser obtidas através do (31) 8421-6827 e do e-mail belopoetico@yahoo.com.br.

Em sua 91ª edição, distribuída em 27 de Junho de 2014, a revista semana 'Será?' apresenta o artigo 'A melancolia para se sentir', de Teresa Sales, com crítica sobre o filme Avanti Popolo de Michael Wahrmann.

Entre os dias 24 e 28 de julho, a família Cariri Cangaço estará reunida na cidade de Piranhas - sede Cariri Cangaço nas Alagoas -, em avant-premiere do Cariri Cangaço, cujo ponto alto ocorrerá em setembro de 2015. A programação completa pode ser verificada no endereço www.cariricangaco.com

'Quanto mais quente o sol de nossas dores, mais refrescante a sombra de nossas felicidades' estará disponível como eBook e impresso.

Rogério Pereira convida para leitura da crônica 'Do meio do mundo, o gol' publicada no blog 'Vida Breve'. O endereço é www.rascunho.com.br

Diana Rodrigues Lopes, coordenadora da sessão municipal da UBE em Triunfo, confirmou participação no V Encontro Pernambucano de Escritores, onde vai proferir palestra sobre o 'Padre Mestre Ibiapina'.

A escritora Lúcia Lima, que integra os quadros da Academia Triunfense de Letras e Artes, vai participar do V Encontro Pernambucano de Escritores, proferindo palestra sobre a gastronomia triunfense.

Entre 16 e 19 de novembro de 2014, em encontro no campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o Programa de Pós-Graduação em Letras e a 'Associação Amigos de Augusto', realizarão o II Congresso Nacional de Literatura, tendo 'Augusto dos Anjos, a literatura e o tempo: cem anos de encantamento' como tema.

Foi prorrogado até o dia 04 de julho, o período de inscrições para o 12° Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETD), cuja realização está programada para o período entre os dias 13 e 31 de agosto, nos teatros Apolo e Barreto Júnior. O regulamento pode ser solicitado pelo e-mail festivalestudantil2014@gmail.com.

O sarau matuto, realizado no Arraial Central da Prefeitura de Maceió, em 25 de Junho de 2014, fez parte da programação oficial dos festejos juninos.

Na 4ª feira passada, dia 25 de junho de 2014, com a exibição dos filmes 'Futebol na Terra da Rasteira' e 'Redondo Como Uma Bola, o programa É Proibido Cochilar encerrou a temporada mensal.

No sábado passado, dia 27 de junho de 2014, em encontro auspiciado pela acadêmica Leny Amorim, a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizou reunião ordinária no Recife.

Para shows de 'Elvis & Cia', os fones de contato são (81) 9223-2938 e (81) 8914-8446. Clique aqui e veja o desempenho de Carlos Vilanova e seus irmãos.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

O romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, está no Amazon.com. Para adquirir, clique aqui

Selma Vasconcelos atualizou o blog. Clique aqui e veja.

Curiosidade

Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Lauro Moreira. Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita Wanessa Campos

UBE parabeniza Antonio Campos

Na 2ª feira, dia 23 de junho de 2014, o escritor Alexandre Santos levou o abraço da União Brasileira de Escritores (UBE) ao acadêmico Antônio Campos, que, em concorrida festa junina animada pelo forró pé de serra de 'Galeguinho de Gravatá' e participação da cantora Fafá de Belém, comemorou aniversário na cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, com o lançamento de 'Louvação ao Recife', de sua autoria, com fotos de Marcus Prado e design de Gisela Abad.

 

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO IPOJUCA

Porto de Galinhas, 11, 12, 13 e 14 de setembro

Wanessa Sueidy fará a apresentação do Congresso Literário da FLIPO

A apresentação do congresso literário da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO) será feita pela atriz e poeta Wanessa Sueidy. A Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO) está programada para o período entre os dias 11 e 14 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

No sábado passado, dia 28 de junho, em encontro no Delta Café, na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, o curador geral Alexandre Santos e os produtores executivos Rogerio Generoso e Adriano Marcena discutiram aspectos da organização da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO).

Na 6ª feira passada, dia 27 de junho, em reunião na sede da Companhia Editora de Pernambuco, na Rua Coelho Neto, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife, o produtor cultural Alexandre Santos e o designer Luiz Arrais discutiram as linhas gerais da marca visual da edição 2014 da FLIPO.

QUARTA AS QUATRO

UBE realiza 515ª sessão do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 25 de junho de 2014, em encontro que, sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Ferraz, reuniu 27 escritores no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na cidade do Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 515ª sessão do programa literário Quarta ás Quatro.

Alexandra Zeiner participa de encontros em Augsburg e Oslo

Em correspondência ao escritor Alexandre Santos, depois de dar notícias sobre coluna que escreveu sobre suas "saudades da querida cidade do Recife" (clique aqui e veja), a escritora Alexandra Zeiner informou que, na condição de Embaixadora da Paz, estará em Augsburg, nos dias 02 e 03 de julho, no 'Festival das Culturas'. Nos dias 12 e 13 de setembro, Alexandra Zainer estará em Oslo, Noruega, onde falará sobre parcerias literária feitas entre o Brasil, Alemanha e Japão.

Pelo Mundo

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Louvação ao Recife, de Antonio Campos

Os Três Elementos e o Sexto Sentido, de Rosangela Ferraz

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

O que há por trás das coxias? de Fabiana Guimarães

Kalahari, de Luis Serguilha

Trança: primeiro fio, de Flávia Suassuna

Poesis realiza nova edição do 'Arraial da Massa'

No sábado passado, dia 28 de junho de 2014, em animado encontro na Rua Vespasiano, no Alto José do Pinho, no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife, o grupo Poesis realizou mais uma edição do 'Arraial da Massa', com a participação dos artistas Sebastião Simão, Kel Machado, Cal do Rap, Natalia Nascimento, Regis Moreira, Magda Santiago, Gerson Braga, Max de Castro, Lucy da poesia, Flávio Camburil, Jailson de Oliveira, Pinha Brasil e as bandas A ostenta e Acênico.

Lançado nova edição de 'A Gralha'

O médico-escritor Sérgio Pitaki, presidente nacional da SOBRAMES, distribuiu a 47ª edição do informativo Gralha, que anuncia o XXV Congresso Nacional, com artigos dos presidentes Alfredo Pereira da Costa, da regional do Pará, e José Arlindo de Sá, da regional de Pernambuco (clique aqui e veja a edição na íntegra).

Seminário discute o Patrimônio Cultural Paraibano

Entre os dias 14 e 18 de julho, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano realizará o seminário 'Direito à Memória: O Patrimônio Cultural Paraibano', com a participação de Joaquim Osterne Carneiro, Berthilde Moura Filha, Zélia Almeida, Pedro Rossi, Paula Ismael, André Piva, Vanderley de Brito, Edvaldo Lira, Flávia Coutinho, Gabriela Pontes, Maria Botelho e Thomas Bruno Oliveira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3222-0513 ou pelo e-mail: faleconosco@ihgp.net.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube.br1759@gmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.