A voz do ESCRITOR

 

  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 28 DE SETEMBRO DE 2014

 PERDA IRREPARÁVEL

Abelardo da Hora parte e deixa grande lacuna nos meios culturais do Brasil

 

Na 3ª feira passada, dia 23 de setembro de 2014, o poeta e escultor Abelardo da Hora alcançou a grande inflexão da vida, abrindo grande lacuna nos meios culturais brasileiros. No dia seguinte, em solenidade fúnebre acompanhada pelo escritor Alexandre Santos, presidente licenciado da União Brasileira de Escritores (UBE), o corpo do escultor foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife. A inesperada partida de Abelardo da Hora colheu a União Brasileira de Escritores, que tinha programado para o mês de outubro as solenidades de aposição da placa de '2014: Ano Abelardo da Hora' em sua sede, na Casa Rosada da Rua Santana, e de consagração da residência do poeta e artista plástico no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária'.

UBE decreta luto em homenagem a Abelardo da Hora

Na 3ª feira passada, dia 23 de setembro de 2014, em homenagem póstuma ao artista plástico Abelardo da Hora, que, na véspera alcançara a grande inflexão da vida, em decisão Ad Referendum da diretoria da entidade, o escritor Wilmar Medeiros, presidente em exercício da União Brasileira de Escritores, decretou decreta luto oficial por três dias no âmbito da agremiação, suspendendo a realização das atividades literárias e festivas, incluindo a edição do programa 'Quartas as Quatro' e a solenidade de entrega dos Certificados aos novos associados.

 

 

MÉDICOS ESCRITORES

Tudo pronto para Congressos da Sobrames e da UMEAL

Entre os dias 08 e 12 de outubro, em encontro internacional no centro de convenções do Recife Monte Hoteis, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, serão realizados o XXV Congresso da SOBRAMES, IX Congresso da UMEAL.

MÉDICOS ESCRITORES

ABRAMES se reúne no Recife

No dia 09 de outubro, por ocasião do XXV Congresso da SOBRAMES e IX Congresso da UMEAL, no centro de convenções do Recife Monte Hoteis, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, a ABRAMES realizará sua IX Reunião Itinerante, com homenagem ao MAB e lançamento do memorial MAB. Entre outros trabalhos, serão apresentados textos de Juçara Valverde, Josemar Alvarenga, Renato Passos, Sérgio Pitaki e José Carlos Serufo.

 

 

Curtinhas................................................

Esta semana, o contista Fernando Farias levou o projeto 'Um escritor na minha escola' à Escola Municipal Humberto Barradas, em Jaboatão dos Guararapes.

Como parte dos eventos comemorativos do seus '63 Setembros', o escritor e editor Juareiz Correya distribuiu exemplar digital do livro 'Coração portátil', lançado recentemente na Panamerica Livraria. Veja em http://www.panamericalivraria.com.br

No sábado passado, dia 27 de setembro, em concorrido encontro no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, na região central do Recife, a escritora Margarida Leopoldino da Silva lançou o livro 'História e vida de Sebastiana Nóbrega de Freitas'.

O cine 'É Proibido Cochilar' encerrou a temporada de filmes ligados à temática política com a exibição do documentário 'Cabra Marcado Para Morrer', dirigido por Eduardo Coutinho.

Rogério Pereira convida à leitura da crônica 'Tegucigalpa', publicada no blog Vida Breve. O endereço é www.rascunho.com.br

Em sua 104ª edição, distribuída na 6ª feira passada, dia 26 de Setembro de 2014, a Revista Será? discutiu 'O que os candidatos não dizem?'. O endereço digital é www.revistasera.info

Depois de uma ausência de quatro meses, o blog memoriadaspedras.blogspot.com foi atualizado.

O leilão mensal da Arte Maior está com gravuras de João Cãmara, Iluminnogravura de Ariano Suassuna, quadros de Berg, Severi, Edmar Fernandes, Adjacy, Reynaldo Fonseca, Virgolino e Pedro Souza. Outras informações estão em http://www.artemaiorleiloes.com.br

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

 

    

Avançam preparativos para lançamento da Safira 2014

Na 6ª feira passada, dia 26 de setembro de 2014, o designer Luiz Arrais encaminhou as provas iniciais da coletânea Safira 2014, que integra o programa editorial da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE), para a primeira revisão.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

Ricardo Costa homenageado pelo Caxangá Ágape

Na 4ª feira passada, dia 24 de setembro de 2014, em almoço que contou com a presença do escritor Alexandre Santos, presidente licenciado da União Brasileira de Escritores (UBE), no restaurante Boi e Brasa, na curva do Pina, na zona sul do Recife, o Caxangá Ágape prestará homenagem ao deputado Ricardo Costa, grande benemérito da cultura nordestina.

 

 

QUARTA AS QUATRO

UBE suspende realização de encontro do programa literário Quarta às Quatro

Em função do Luto Oficial decretado pelo escritor Wilmar Medeiros, presidente em exercício da UBE, a sessão do programa Quarta às Quatro programada para a 4ª feira passada, dia 24 de setembro de 2014, no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, foi suspensa. O programa retomará as atividades na próxima semana.

INTEGRAÇÃO CULTURAL DA AMERICA LATINA EM FESTA

Archipiélago comemora 22º aniversário

Na próxima 4ª feira, dia 01 de outubro de 2014, em solenidade coordenada pelo diretor Carlos Vèjar Perez-Rúbio, com início previsto para as 18h00, na 'Casa del Risco', no Centro Cultural Isidro Fabela, na Plaza de San Jacinto, em San Miguel, na cidade do México, com a presença de Estela Morales Campos, coordenadora de Humanidades da UNAM, Dagoberto Rodrigues Barrera, embaixador da República de Cuba, Adalberto Santana, diretor da CIALC, Jorge Alberto Delgado Fernandez, embaixador da República do Uruguay, e Hector Sommaruga, o Centro de Ivestigaciones sobre América Latina y el Caribe de la UNAM vai celebrar o 22º aniversário de Achipiélago - Revista Cultural de Nuestra América.

Pelo Mundo

Na 2ª feira passada, dia 22 de setembro de 2014, em evento presidido por Zuleica Romay Guerra, no Centro Cultural Dulce María Loynaz, o Instituto Cubano de Livro fez a entrega do selo distintivo referente a edição 2013 do 'Premio Anual de la Crítica a libros de literatura y arte', que, este ano, incluiu textos publicados em revistas impressas e digitales. Entre os agraciados pelo ICL, estão Laidi Fernández de Juan, Emilio Jorge Rodríguez e Luisa Campuzano.

No artigo 'Confluencias de la poesía', publicado na 3ª feira passada, dia 23 de setembro pelo jornal Granma, de Cuba, falando sobre recente encontro realizado pela Asociación de Escritores de la UNEAC em conjunto com o Instituto Cubano del Libro y la Asociación Hermanos Saíz, na sala Martínez Villena, da sede da organización dos escritores y artistas cubanos, o jornalista Pedro de la Hoz fala sobre o poeta Sergio García Zamora: "convenció al auditorio por la autoridad filosófica de su discurso y la autenticidad de un universo poético que elude modas y lugares comunes"

O 4º Aniversário do Movimento Internacional Lusófono (MIL) será comemorado em 15 de Outubro de 2014. Clique aqui e veja o cartaz com a programação de aniversário do Movimento Internacional Lusófono (MIL).

Os lançamentos da Revista Nova Águia podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com ou pelo fone 967044286 em Lisboa.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Novas Histórias do Brazil, de José Lira

Sobrevivente do vôo 4896, de Taciana Guerra

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

Kalahari, de Luis Serguilha

RosaLia Dinelli fala sobre 'Romeu e Julieta' em sessão do projeto 'O amor na literatura'

Na próxima 5ª feira, dia 02 de outubro de 2014, em encontro coordenado pela poeta Bernadete Bruto, com início previsto para as 15h00, no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, no Recife, o programa literário 'O amor na literatura' receberá a escritora Rosa Lia Dinelli, que falará sobre o livro 'Romeu e Julieta'.

'Sarau Literário na Escola' recebe Jacqueline Torres

Na 5ª feira passada, dia 25 de setembro, em concorrido encontro que contou com a presença da escritora Jacqueline Torres, a Escola Estadual Cacilda Almeida, em Pesqueira, realizou evento literário no âmbito do projeto Sarau Literário da escola.

Concurso da CEPE ainda recebe inscrições

O período de inscrições para o V Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil vai até 15 de outubro. Os prêmios pagos pela Companhia Editora de Pernambuco somam 32 mil reais.

Biblioteca Paul Harris intensifica ações

Na programação da Biblioteca Municipal Paul Harris, na Avenida Dr. Augusto de Toledo, no bairro de Santa Paula, constam lançamentos, saraus poéticos e Troca de Livros. No projeto 'Um poema em cada árvore', escritores espalham poesias por comunidades.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 
 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.