A voz do ESCRITOR

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 26 DE OUTUBRO DE 2014

 NOVAS IMORTAIS

Ariadne Quintella e Zélia Monte ingressam na Academia de Letras e Artes do Nordeste

No sábado passado, dia 25 de outubro de 2014, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, na zona noroeste do Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste admitiu as acadêmicas Zélia Monte e Ariadne Quintella.

 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

 

    

Melchíades Montenegro prepara lançamento de 'Feliciana'

Em 21 de novembro, com grande festa nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, o escritor Melchíades Montenegro Filho lançará o romance 'Fabiana', publicado pela editora portuguesa 'Chiado' (Clique aqui e leia o texto aliciante).

Curtinhas

Neste domingo, dia 26 de outubro de 2014, acatando inúmeras solicitações, com o alerta de que o livro não pretende afrontar qualquer dos ensinamentos da Igreja, o escritor Alexandre Santos liberou um dos contos que integra o livro 'Dossiê de Gustaff'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Esta semana, o engenheiro escrito Carlito Lima distribuiu a crônica 'Minhas inesquecíveis eleições'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

 

 

 

Curtinhas................................................

O escritor Erich de Araújo Figueirêdo estará no Centro Educacional Rosa dos Ventos em manhã de bate-papo e autográfos no livro 'Ternura e Amizade em Contos Infantis', que tem ilustrações de Emerson Fialho.

No sábado passado, dia 25 de outubro, em concorrido encontro no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, os escritores Zé de Lara e Armeno Ferréz debateram sobre literatura marginal e cultura alternativa.

Na 6ª feira passada, dia 24 de outubro de 2014, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes deu sequencia às homenagens pelo Centenário de Morte de Augusto dos Anjos com palestra de Maria José Ladeira Garcia, que falou sobre 'Um Olhar em Augusto dos Anjos', declamação pela acadêmica Glória Barroso e lançamento do livro da professora Margareth Cordeiro Franklin.

De amanhã, 2ª feira, dia 27 de outubro, até a 6ª feira, dia 31 de outubro, sob a coordenação do Professor Neilton Limeira, a Faculdade FOCCA realizará a tradicional 'Semana de Letras'.

No sábado passado, dia 25 de outubro de 2014, em concorrido no âmbito do 'Sábado Literário na Biblioteca Paul Harris', na Avenida Dr. Augusto de Toledo, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, Claudio Feldman lançou Gomos de uma Ácida Laranja'.

Na 3ª feira passada, dia 21 de outubro de 2014, em concorrido evento no teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Salgadinho, em Olinda, o procurador Braga Sá foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Bombeiro Militar de Pernambuco.

Na 5ª feira passada, dia 23 de outubro, em concorrido encontro no centro de encontros 'A fazendinha', no bairro das Graças, no Recife, sob regência do acadêmico Melchíades Montenegro, foi realizado nova edição de 'O sarau'.

clique aqui e veja na íntegra o prefácio escrito por Luísa Coelho para o romance ‘O livro dos livros’, de Alexandre Santos. Luísa Coelho é a leitora oficial Leitora do Instituto Camões e professora das Universidade Livre e Humboldt de Berlim.

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Djanira Silva lança 'Saudade presa'

Na 6ª feira passada, dia 24 de outubro de 2014, em concorrido encontro no restaurante do Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, na região central do Recife, a escritora Djanira Silva lançou o poemário 'Saudade Presa'.

UBE prepara Jornada Cultural à Gravatá

Em 08 de novembro, sob coordenação da escritora Fátima Almeida, a Jornada Cultural da UBE visitará a cidade de Gravatá, no agreste do Estado de Pernambuco, realizando sarau literário com a Academia de Letras e Artes de Gravatá e grupo Cia Faço Teatro. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 9984.3266.

FOCCA e UBE planejam atividades conjuntas durante mês de novembro

Entre os dias 13 e 16 de novembro de 2014, em atividade conjunta com a FOCCA, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizará densa programação literária no campus daquela Faculdade, no bairro do Carmo em Olinda.

'Lendas do Nordeste' é tema de coletânea

Na próxima 5ª feira, dia 30 de outubro, em solenidade com início previsto para as 19h00, na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, as escritoras Bartyra Soares, Lourdes Nicácio e Raphaela Nicácio vão lançar a antologia 'Lendas do Nordeste', que tem a participação de Adriana Maria, Aglaura Catão, Ariadne Quintella, Cici Araújo, Ciro Tavares, Domingos Pascoal, Eduardo Menezes, Eugênia Menezes, Graças Silva, Ivoneide Calado, José Gilbervan, Josinaldo Costa, Julião Julu, Lourdes Sarmento, Lúcia Cardoso, Lúcia Machado, Lúcio Ferreira, Marcus Prado, Maria Arilena, Eliane Melo, Lúcia Nogueira, Luiza Paiva, Lúcia Galvão, Socorro Costa, Maria Almeida, Melchiades Montenegro, Myriam Brindeiro, Roberto Ferreira, Pablo Coutinho, Rachel Carrilho, RosaLia Dinelli, Silvio Costa, Socorro Canto, Turmalina Teles, Valdene Duarte e Zuyla Cartaxo entre outros.

Tudo pronto para a nova edição da Flimar

Entre os dias 12 e 15 de novembro, em densa programação organizada sob a curadoria do escritor e produtor cultural Carlito Lima, Marechal Deodoro vai realizar a 5ª Festa Literária Internacional de Marechal Deodoro. O noticiário sobre a 5ª Flimar está no endereço www.5flimar.blogspot.com.br.

 

 

 

QUARTA AS QUATRO

UBE realiza 530ª sessão do programa literário Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 22 de outubro de 2014, em encontro dedicado ao Dia dos Poetas, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Ferraz, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 530ª sessão do programa literário 'Quarta às Quatro, com a presença de 44 escritores.

PELO MUNDO

MIL lança 'Nova Águia' no Ateneu Comercial do Porto

No próximo sábado, dia 01 de novembro de 2014, o Movimento Internacional Lusófono (MIL) lançará a 14ª edição da revista 'Nova Águia' em Sintra. Clique aqui e veja o noticiário. Os lançamentos da Revista Nova Águia podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com ou pelo fone 967044286 em Lisboa.

Curtinhas

Clique nos links e assista vídeos do 4º Aniversário do MIL e da apresentação da revista Nova Águia nº 14. Parte 1: Parte 2

Em correspondência ao escritor Alexandre Santos, presidente licenciado da União Brasileira de Escritores (UBE), o escritor Waldênio Porto agradeceu a presença na solenidade de abertura do IX Congresso Internacional realizado pela União dos Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL), na cidade do Recife, entre os dia 08 e 11 de outubro de 2014. O próximo congresso da UMEAL ocorrerá na cidade de Lisboa, em 2016.

Clique aqui e ouça um dos sucessos apresentados pelo  músico Heitor de Pedra Azul e banda no show 'Brasil Sertão e Mar' em sua temporada por Portugal.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Saudade presa, de Djanira Silva

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Novas Histórias do Brazil, de José Lira

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

Kalahari, de Luis Serguilha

 

Isnar de Moura parte e abre vazio na cultura pernambucana

Esta semana, aos 105 anos, a escritora e pioneira do jornalismo pernambucano Isnar de Moura partiu, deixando um grande vazio nos meios culturais do Estado. O funeral foi aconteceu na 4ª feira passada, dia 22 de outubro de 2014.

Poesis movimenta Alto José do Pinho

No sábado passado, dia 25 de outubro de 2014, em conjunto com vizinhos e amigos, o poeta performático Jailson Leonardo de Oliveira mobilizou a comunidade do Alto José do Pinho, no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife, com show do grupo Poesis.

FestLatino presta homenagem a Humberto França

Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2014, com apresentações no auditório da Universidade Católica de Pernambuco e sessão de encerramento no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, tendo como homenageado especial o poeta Humberto França, o Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas realizou o VII Congresso FestLatino.

Na 4ª feira passada, dia 22 de outubro de 2014, em encontro na sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, o cine 'É Proibido Cochilar' exibiu as aventuras de Vicente em O Cavalinho Azul.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 
 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente Licenciado da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.