A voz do ESCRITOR

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 11 DE JANEIRO DE 2015

UBE reconduz 'União pelas letras'

Na próxima 5ª feira, dia 15 de janeiro de 2015, em assembleia com início previsto para as 09h00, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizará eleições para o corpo dirigente da entidade. O escritor Alexandre Santos encabeça a única chapa apresentada para o pleito, que tem a participação dos escritores Raimundo Carrerro, Melchíades Montenegro Filho, Geraldo Ferraz, Ana Maria César, Sônia Freire, Jair Martins e Wilmar Medeiros entre outros.

 

 DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE: Alexandre Santos
VICE-PRESIDENTE: Melchiades Montenegro
2º VICE-PRESIDENTE: Raimundo Carrero
3º VICE-PRESIDENTE: Geraldo Ferraz
SECRETÁRIO GERAL: Ana Maria César
1º SECRETÁRIO: Francisco Mesquita
2º SECRETÁRIO: Jair Martins
TESOUREIRO: Adelmar Tavares de Lyra
1º TESOUREIRO: Wilmar Medeiros
2º TESOUREIRO: Rachel Carrilho
ADMINISTRADOR GERAL: Eugênia Menezes
1º ADMINISTRADOR: Bernadete Bruto
2º ADMINISTRADOR: Collinete Holanda
Direitos Autorias: Sonia Freyre Pimentel

DEPARTAMENTOS

MÚSICA: Ruby Jean
ARTES PLÁSTICAS: Vera Sato
TEATRO: Meca Moreno
LÍNGUAS: Flávia Suassuna
EVENTOS: Neilton Limeira
IMPRENSA: Eduardo Aguiar
CAPACITAÇÃO: Eduardo Aguiar
JURÍDICO: Silvio Hansen
PATRIMÔNIO: Tavares de Lima
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Patriotino Aguiar
 

 
 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

    

 

II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores 

Na 5ª feira passada, dia 08 de janeiro de 2015, em encontro no Café São Brás, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o presidente Alexandre Santos e o produtor cultural Rogério Generoso discutiram aspectos da agenda anual da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, que, além do lançamento de livros, contempla a realização da edição 2015 do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores.

Curtinhas

Na 5ª feira, dia 08 de janeiro de 2015, o engenheiro escritor Carlito Lima distribuiu a crônica '45 anos, um relâmpago'. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

Na 2ª feira passada, dia 05 de janeiro de 2015, o engenheiro e escritor Alexandre Santos colocou no ar versão atualizada da sua homepage, com novas sessões, incluindo artigos, músicas, poemas, contos e fotografias. O endereço é www.alexandresanttos.com.br

O lançamento da 3ª edição da coletânea Safira, publicada pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, será lançada em solenidade programada para o mês de março de 2015, na cidade de Curitiba.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

 

Curtinhas................................................

O jornalista e escritor Cleverson Garrett mudou-se para São Paulo.

Depois de 30 anos, a Antologia dos Surrealistas de Isabel Meyrelles: ‘Poéticas Pós-Pessoa e as suas derivações em Portugal’ será lançada.

Faz muito sucesso a coleção 'No tempo do cangaço', que reúne livros do escritor Geraldo Ferraz.

A apreciação feita por José Eugenio Guimarães sobre o filme Honkytonk man (Honkytonk man, 1982), dirigido por Clint Eastwood, está no blog http://cineugenio.blogspot.com

Na 3ª feira passada, dia 06 de janeiro de 2015, Triunfo comemorou os 144 anos de Fundação da Casa de Caridade do Padre Ibiapina.

Carlos Maia atualizou o blog Memória da Pedras com poesia de Carlos Drummond de Andrade, Alberto da Cunha Melo e William Blake e VídeoClips de Ray Charles, Canto de Amor e Lama I.

Estão abertas as inscrições para o concurso 'Poesia em movimento', promovido pela Editora Delicatta, cujo prêmio será entregue em sarau no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo?

O poema ' A vendedora de ostras', composto por Ysolda Cabral em memória de Valéria Zwirner, pode ser lido aqui. Basta clicar.

Blogs recomendados

Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Jair Martins; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos; Angústia criadora; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

UBE presente na posse de Pedro Leão

Na 3ª feira passada, dia 06 de janeiro de 2015, por ocasião da concorrida solenidade de posse, prestigiada pelo governador Paulo Câmara, no auditório da Faculdade de Ciências da Administração (FCAP), na Avenida Sport Club do Recife, no bairro da Madalena, o presidente Alexandre Santos apresentou os cumprimentos da União Brasileira de Escritores ao reitor Pedro Leão.

Alexandre Santos diz que sociedade deve exigir adoção do princípio das responsabilidades recíprocas

No sábado passado, dia 10 de janeiro de 2015, o engenheiro Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), distribuiu o artigo 'As multas de trânsito e as responsabilidades recíprocas', em que tece críticas àquilo que muitos vêm chamando de Indústria das Multas. Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

 

PELO MUNDO

Centenário de Júlio Cortázar comemorado em Havana

Entre os dias 19 e 29 de janeiro de 2015, em evento en La Habana y Cienfuegos, no âmbito do centenario del nacimiento del escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), a Casa de las Américas reunirá 22 intelectuales de 14 países para apreciar 652 textos inscritos para o Premio Literario da entidade.

CURTINHAS

A visita do acadêmico Samuel Gonçalves a Angola continua tendo grande repercussão. Em sua edição mais recente o Jornal Cultura, de Angola, dedicou grande espaço ao autor do livro 'O Curandeiro de Monte Piorro'. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto está oferecendo cursos sobre a elaboração de Projetos Culturais: financiamento através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfunding. Informações podem ser obtidas através do e-mail rui.matoso@gmail.com

De 04 a 05 de fevereiro, em encontro no Palácio de Seteais e no Centro Olga Cadaval, em Sintra, o IV Ciclo de Conferências do Colóquio Nacional vai discutir a obra de Raul Lino. As inscrições podem ser feitas através do e-mail coloquioraullino@iade.pt.

Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Saudade presa, de Djanira Silva

Poemas reunidos, de Valmir Jordão

Theofanes Ferraz Torres, de Geraldo Ferraz

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Novas Histórias do Brazil, de José Lira

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

Kalahari, de Luis Serguilha

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

 

Fliporto lança revista

Em 30 de Janeiro de 2015, será lançada a revista ArtFliporto, cujo acesso poderá ser afeito através dos sites www.artfliporto.com.br ou www.fliporto.net. Integram o corpo de editores, o escritor Antônio Campos (Diretor), presidente do conselho cultural da Fliporto, o jornalista Marcus Prado, coordenador de comunicação da Fliporto e a professora e ensaísta Cláudia Cordeiro.

UBE vai renovar acervo de expositor na estação do Metrô

A atriz e poeta Bernadete Bruto, que coordena o ponto de exibição de livros de autores associados à UBE na estação central do Recife, prepara a renovação do acervo. Os escritores interessados devem procurá-la na sede da entidade, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail bernadete.bruto@gmail.com.

Boletim da Sobrames: Nome novo, mesma pontualidade

Mantendo antiga tradição, aos primeiros segundos do dia 1º de janeiro de 2015, os fogos ainda espocavam quando o poeta Paulo Camelo divulgou o a 133ª edição do Boletim Sobrames Pernambuco, que, abre o Ano Novo, como nome novo: 'Casaca de Couro' - uma sugestão do médico escritor Luiz Coutinho (clique aqui e veja o boletim na íntegra).

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 
 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente Licenciado da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.