A voz do ESCRITOR

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho     União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 01 DE FEVEREIRO DE 2015

Ano Tavares de Lima

UBE discute programação para temporada 2015

Na próxima 2ª feira, dia 02 de fevereiro de 2015, em encontro com início previsto para as 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai reunir o corpo de dirigentes e coordenadores temáticos da entidade para discutir a programação anual e participação em eventos da agenda permanente. Entre os assuntos pautados estão a grade dos programas temáticos, o tradicional 'Carnaval dos Escritores', a  Celebração do '2015: Ano Tavares de Lima'. comemoração do aniversário da UBE e a posse festiva da diretoria, participação na FLIPO, Encontro de Escritores RioMar, Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, realização do Congresso Brasileiro de Escritores e eventual ampliação do quadro de comendadores da Ordem do Mérito Jorge de Albuquerque Coelho.

Soll restaura fachada da sede da UBE

Renovando o antigo compromisso com a cultura, nestes últimos dias do mês de janeiro de 2015, a empresa Soll deu início a restauração da fachada principal da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife. Por ocasião da festa comemorativa do 57º aniversário da entidade, o presidente Alexandre Santos renovará publicamente os agradecimentos dos escritores brasileiros ao empresário Heitor Bezerra de Brito, grande benemérito da UBE. 

 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

    

 

Safira será lançada em Curitiba

O lançamento da 3ª edição da coletânea Safira, publicada pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, será lançada em solenidade programada para o mês de março de 2015, na cidade de Curitiba.

Curtinhas

'A dona da noite' é o nome da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

“Doizi', espelhando os 539 mil zeros do ENEM..." é o título da nova crônica distribuída por Alberto Rostand Lanverly. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

Curtinhas

Andrea Amorim, que é reconhecida internacionalmente como uma das melhores vozes da música brasileira, estará no Garanhuns Jazz Festival.

A Cultura Nordestina Letras & Artes, cujo espaço funciona na rua Sergio Magalhães, no bairro das Gracas, no Recife, divulgou a agenda, que inclui oficina de criação literária, com Raimundo Carrero, curso de atualização da língua portuguesa, com Ana Maria César, oficina de formação musical, com Fabiana Guimarães, laboratório da memória, com Suelena Torres, e laboratório de expressão poética e oratória! Com Bernadete Bruto. Informações pelo fone (81) 3243-3927.

Clique aqui e conheça um pouco da obra de Alberto Álvarez.

Livros de Saint-Exupéry vão ser reeditados em português.

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Raimundo Carrero lança 'O senhor agora vai mudar de corpo'

Na próxima 3ª feira, dia 03 de fevereiro de 2015, em encontro com início previsto para as 20h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, o escritor Raimundo Carrero fará o lançamento nacional do romance 'O Senhor agora vai mudar de Corpo'.

Academia de Letras e Artes do Nordeste abre temporada 2015

No sábado, dia 31 de janeiro de 2015, em concorrido encontro auspiciado pelo escritor Alexandre Santos, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste abriu a temporada anual com reunião artística.

Paulo Camelo distribui nova edição do 'Casaca de Couro'

Neste domingo, dia 01 de fevereiro de 2015, aos primeiros segundo de novo mês, dando continuidade a longa tradição, o poeta Paulo Camelo fez a distribuição do novo número do 'Casaca de Couro', Boletim Sobrames Pernambuco. Clique aqui e veja a edição na integra.

Waldênio Porto aproveita período momesco e relança 'Manhã de Carnaval'

Neste carnaval, no sábado de Zé Pereira, dia 14 de fevereiro de 2015, o acadêmico Waldênio Porto vai relançar o romance 'Manhã de Carnaval', que tem ponto de vendas na livraria Jaqueira, no bairro das Graças, no Recife.

Congresso Literário da FLIPO será no centro de convenções MuruMuru

Na 6ª feira passada, dia 30 de janeiro de 2015, respondendo a consulta do escritor Alexandre Santos, o empresário Alexandre Ramos, proprietário do restaurante Itaoca, confirmou parceria firmada desde o ano passado para realização do congresso literário da edição 2015 da FLIPO, programada para o período entre os dia 17 e 20 de setembro, no espaço cultural Muru Muru, na Praça das Piscinas Naturais, no centro do balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

PELO MUNDO

Feira Internacional do Livro de Havana lançará 900 títulos

O centenário do poeta Raúl Ferrer será homenageado por ocasião do foro literário que a Uneac realizara entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro no âmbito da 24ª Feria Internacional del Libro. Clique aqui e saiba mais sobre a Feira Internacional do Livro de Havana.

CURTINHAS

Reportagem especial da BBC destaca a nova música portuguesa, que extrapola o universo brilhado por Amália Rodrigues, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés e os Delfins. Clique aqui e veja a reportagem completa.

No sábado passado, dia 31 de Janeiro de 2014, em concorrido encontro no Ateneu Comercial do Porto, foi iniciado o Ciclo Sampaio Bruno. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui e veja texto de Manuel Ferreira Patrício sobre o Movimento Internacional Lusófono (MIL) e sobre a revista Nova rugia.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Saudade presa, de Djanira Silva

Poemas reunidos, de Valmir Jordão

Theofanes Ferraz Torres, de Geraldo Ferraz

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Novas Histórias do Brazil, de José Lira

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

Kalahari, de Luis Serguilha

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

 

13ª Festa do Por do Sol movimenta meios culturais de Alagoas

Na 5ª feira passada, dia 29 de janeiro de 2015, em concorrido encontro na Praça Gogó da Ema, no Acarajé do Alagoinha, na Orla da Ponta Verde, em Maceió, a Academia Alagoana da Boemia e a Associação Cultural Alagoa do Sul realizaram a 14ª Festa do Pôr-do-sol.

Cariri Cangaço realiza encontro em Princesa Isabel

Nos dias 19, 20 e 21 de Março de 2015, com o Cariri Cangaço Princesa, reunindo os municípios de Princesa Isabel e São José de Princesa, na Paraíba, será dada a largada da temporada anual do Cariri Cangaço. Outras informações podem ser obtidas através do site www.cariricangaco.com

UBE vai renovar acervo de expositor na estação do Metrô

A atriz e poeta Bernadete Bruto, que coordena o ponto de exibição de livros de autores associados à UBE na estação central do Recife, prepara a renovação do acervo. Os escritores interessados devem procurá-la na sede da entidade, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail bernadete.bruto@gmail.com.

Ganha corpo organização da FLIST

No período entre os dias 06 e 09 de maio de 2015, na Estação do Forró, a Prefeitura de Serra Talhada, a Academia Serra-talhadense de Letras e a Fundação Cultural Cabras de Lampião realizarão a FLIST – Feira Literária de Serra Talhada.

Jaboatão dos Guararapes aprecia trabalhos inscritos para concorrer ao Prêmio Solano Trindade de Poesia Afro-Brasileira

Nesta 5ª e 6ª feiras, dias 29 e 30 de janeiro de 2015, intelectuais e especialistas em poesia se reuniram na Casa da Cultura de Jaboatão, na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro de Jaboatão Centro, para julgar o 'Prêmio Solano Trindade de Poesia Afro-Brasileira'. A UBE foi representada pelo poeta Rogério Generoso.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente Licenciado da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.