A voz do ESCRITOR

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores         Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho      União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 12 DE ABRIL DE 2015

DIA DE FESTA

SOBRAMES comemora 50 anos de atividade literária 

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro no auditório do Memorial a Medicina, na Rua Amauri de Medeiros, no bairro do Derby, no Recife, sob a coordenação dos presidentes José Arlindo (Sobrames-PE) e Luiz Gonzaga Barreto (Sobrames-BR), a Sobrames comemorou o Jubileu de Ouro, quando prestou homenagem aos mais antigos sobramistas de Pernambuco, entre os quais os médicos escritores Bertoldo Kruse, Waldenio Porto e Rubem Franca. Na oportunidade, o presidente Alexandre Santos apresentou as felicitações da União Brasileira de Escritores (UBE) aos médicos escritores do País.

ABRAMES se reúne no Rio de Janeiro

Na 6ª feira passada, dia 10 de abril de 2015, em concorrido encontro no auditório do CREMERJ, na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) realizou reunião, cuja programação contemplou o lançamento do livro 'O primeiro sexo do mundo', de Leslie Aloan, da antologia 'Rio de Janeiro: 450 anos de verso e prosa', organizada por Juçara Valverde e Lydia Simonato, homenagem ao acadêmico Luiz Gondim, e paletra sobre Lima Barreto, por Edir Meirelles e saudação pelo acadêmico Tito de Abreu Fialhpás

Jornada Cultural faz festa literária em Pesqueira

No sábado passado, dia 11 de abril de 2015, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, o programa 'Jornadas Culturais', mantido pela União Brasileira de Escritores, estará na cidade de Pesqueira, no sertão do Estado de Pernambuco.

 

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

    

 

ABRAEE pede apoio da Prefeitura do Recife para realização do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 07 de abril de 2015, em encontro com o presidente Diego Rocha, no Palácio Capibaribe, sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, no Recife Antigo, o engenheiro escritor Alexandre Santos pediu o apoio da Fundação de Cultura do Recife para a realização do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que integra a agenda da ABRAEE.

ABRAEE convida secretário de cultura do Estado de Pernambuco para solenidade de abertura do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 07 de abril de 2015, em encontro no gabinete da secretaria estadual de cultura, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o engenheiro escritor Alexandre Santos convidou o secretário Marcelino Granja para a cerimônia de abertura do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, programada para o dia 16 de julho de 2015, no auditório do Forte das Cinco Pontas, no Recife, com o tema 'Literatura, Ciência e Cultura'.

Curtinhas

Em 25 de abril, em solenidade com início previsto para as 10h00 (horário local), com a presença confirmada das principais autoridades da região, será inaugurado a fesque 'Origine et Héritage Républicain', de Julio Carrasco.

'Janela indiscreta' é o nome da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

Curtinhas

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, acolhendo proposta do escritor Roberto Numeriano, a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu apoiar esforço para trazer o acervo de Osman Lins para o Recife.

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) aprovou proposta da atriz Fabiana Guimarães para a oferta da oficina de teatro 'A Grécia de Volta'.

Na 6ª feira passada, dia 10 de abril de 2015, a Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, foi palco do ensaio da poeta e atriz Bernadete Bruto para a peça 'Noite de histórias', cuja apresentação está programada para a próxima 3ª feira, dia 16 de abril, no Teatro Joaquim Cardozo, no Recife.

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, por ocasião da reunião mensal da diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE), na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, o coordenador Patriotino Aguiar informou que a próxima atração do Clube do Livro será a escritora Luciene Freitas.

O escritor Homero Fonseca encaminha a nova edição do 'Papafigo', panfleto humorístico que circula no Recife há 31 anos, 'está aí novinho em folha, baixando o cacete nas manifestações-chic'.

O 'Forró de Poeta', idealizado por Allan Sales em 2012, que, atualmente, é integrado por Allan Sales (voz ,violão e viola sertaneja), Diviol Lira (voz e acordeom) e Clécio Rimas (voz e percussão), apresenta o cancioneiro tradicional nordestino, vem desenvolvendo trabalho musical e poético, principalmente nos festejos juninos, eventos corporativos e de congraçamento social.

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Boletim da APLJ trás novidades sobre os preparativos do II Encontro das Academias de Letras Jurídicas

O presidente Ricardo Bezerra deu início à distribuição da 18ª edição do boletim da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, que trás notícias do mês de março de 2015, com destaque para os preparativos para o II Encontro das Academias de Letras Jurídicas do Brasil, cuja realização está programada para o período entre os dias 11 e 14 de agosto de 2015, na Cidade de João Pessoa, durante as comemorações dos 38 anos da APLJ. Clique aqui e saiba mais.

Tamara Myles lança livro na Toyolex

Na próxima 3ª feira, dia 14 de abril, em encontro no Casarão da Toyolex, em frente ao Colégio São Luiz, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, como apoio da Revista Algomais, a escritora Tamara Schwambach Kano Myles, organizadora profissional brasileira reconhecida nos EUA, lançará o livro 'Produtividade máxima', traduzido por Afonso Celso da Cunha Serra.

Miguel Sanchez lança 'A segunda Pátria'

O romance 'A Segunda Pátria', de Miguez Sanches, foi lançado na 5ª feira passada, dia 09 de abril de 2015, em Curitiba e, no dia seguinte, em Ponta Grossa.

Luciene Freitas fala sobre o amor na obra de Castro Alves

Na 3ª feira passada, dia 07 de abril de 2015, em concorrido encontro no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, em sessão coordenada pela poeta Bernadete Bruto, com palestra de Luciene Freitas, leituras de Isis Cajueiro e participação da Escola Miriam Seixas, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou encontro no âmbito do programa 'O amor na literatura' para discutir o amor segundo Castro Alves.

Alexandre Santos e Luiz Arrais discutem marca visual da FLIPO 2015

Na 6ª feira passada, dia 10 de abril de 2015, o produtor cultural Alexandre Santos e o designer Luiz Arrais discutiram as linhas gerais da marca visual da edição 2015 da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização está programada para o período entre os dias 17 e 20 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

QUARTA ÀS QUATRO

Quarta às Quatro mantém elevada média de frequencia na Casa Rosada da Rua Santana

Na 4ª feira passada, dia 08 de abril de 2015, em concorrido encontro sob a coordenação do escritor Geraldo Ferraz, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, com a presença de 55 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizar a 546ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'.

PELO MUNDO

El héroe escritor de La Mascota

O escritor Orlando Cardoso Villavicencio, heroi da República de Cuba, lançou o romance 'Lamento y perdón', su primera incursión en la ficción para adultos, por ocasião da versión camagüeyana de la XXIV Feria del Libro de Cuba. Clique aqui e saiba mais.

CURTINHAS

O livro 'Malgré Nous na Alsace', de Pedro Cantinho Pereira, foi traduzido para o francês pela editora L’Harmattan.

A escritora cubana Elizabeth Diaz está entre os novos sócios correspondentes da União Brasileira de Escritores (UBE).

Clique aqui e saiba como será o encontro sobre a Obra e o Pensamento de Ariano Suassuna, programado para o próximo dia 17 de abril de 2015, na Academia das Ciências de Lisboa, quando será apresentado o número mais recente da Revista Nova Águia.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

A reconquista do Paraíso e outros poemas, de Luiz Coutinho

O senhor agora vai mudar de corpo, de Raimundo Carrero

Lunátipos, de André de Sena

Confidências, de Leony Muniz

Revendo papéis antigos, de Marcelo Alcoforado

Saudade presa, de Djanira Silva

Theofanes Ferraz Torres, de Geraldo Ferraz

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Querido diário peregrino, de Bernadete Bruto

Kalahari, de Luis Serguilha

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

UBE apóia iniciativa da ACAAPE

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) apreciou solicitação da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco (ACAAPE) e, em sequência cultural coordenada pelo escritor Roberto Numeriano, decidiu apoiar a realização de evento em prol da Biblioteca Pública de Casa Amarela, cuja realização está programada para o próximo dia 25 de abril de 2015.

Augusto Xavier de Brito lança 'Diário de um ateu' no Leblon

Em 29 de abril de 2015, em encontro com início previsto para as 20h00, na Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, no Rio de Janeiro, Augusto Xavier de Brito vai lançar o livro 'Diário de um ateu'.

Pierre Fernandes fala sobre intercâmbios universitários

No próximo sábado, dia 18 de abril de 2015, em encontro com início previsto para as 09h00, no auditório do CTCH, da Universidade Católica de Pernambuco, na Rua Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, a Academia Pernambucana de Ciências vai receber o professor Pierre Fernandes, que vai falar sobre intercâmbios universitários.

UBE realizará Quermesse

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, acolhendo proposta da escritora Colli Hollanda, a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu realizar quermesse beneficente na última 6ª de maio, dia 29 de maio de 2015.

Biblioteca Paul Harris recebe Margarete Schavinatto

Em concorrido encontro na Biblioteca Paul Harris, na Avenida Dr. Augusto de Toledo, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, o programa Roda de Conversa recebeu a escritora Margarete Schiavinatto, autora dos livros 'Sobrevir' e 'A Pequena Ópera Do Sentido'.

Academia Pesqueirense de Letras pede consagração do prédio onde funcionou Fábrica Rosa

Na 2ª feira passada, dia 06 de abril de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) deu início ao processo que, atendendo a solicitação da Academia Pesqueirense de Letras, pode redundar na consagração da antiga Fábrica Rosa no inventário dos imóveis de interesse da cultura literária do País. Na ocasião, além de constituir a Comissão Certificadora, a UBE pediu informações complementares à Academia Pesqueirense de Letras.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente Licenciado da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.