A voz do ESCRITOR

 

   Flipo 2014  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  Flipo 2013    Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho      União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 28 DE JUNHO DE 2015

Ficção e Realidade

Alexandre Santos fala sobre limiar entre ficção e realidade na literatura artística no Centro de Letras do Paraná

Na 3ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em concorrido encontro no Centro de Letras do Paraná, na Rua Professor Fernando Moreira, no centro de Curitiba, prestigiado pelos presidentes Ney Perracini de Azevedo, da ABRAEE-PE, e Melchíades Montenegro Filho, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e pelos dirigentes Aline Omar e Rogério Araújo, do Clube de Engenharia de Pernambuco, o escritor Alexandre Santos proferiu palestra sobre o limiar entre a realidade e a ficção na literatura artística. Clique aqui e veja a palestra na íntegra.

FLIPO 2015

Marcus Accioly vai proferir palestra de encerramento da FLIPO 2015

Na 6ª feira passada, dia 26 de junho de 2015, o curador geral Alexandre Santos convidou o poeta Marcus Accioly para proferir a palestra de encerramento da FLIPO 2015, no Palco MuruMuru, em 19 de setembro, no centro de convenções do restaurante Itaoca, na praça da Piscinas Naturais, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

Na 6ª feira passada, dia 26 de junho de 2015, em encontro no café São Brás, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, os produtores Alexandre Santos e Rogério Generoso discutiram a programação da edição 2015 da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO 2015), cuja realização está programada para o período entre os dias 17 e 20 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.
 

No sábado passado, dia 27 de junho de 2015, o produtor Alexandre Santos convidou o poeta Oliveira de Panelas para proferir palestra no âmbito da FLIPO 2015, no Palco MuruMuru, em 19 de setembro, no centro de convenções do restaurante Itaoca, na praça da Piscinas Naturais, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

Clique aqui e veja como foram as duas outras edições da FLIPO: 2013, 2014.

 

 

Diane Cafero lança 'Quem é Anita?'.

Na 6ª feira passada, dia 26 de junho de 2015, em concorrido encontro na livraria do Centro Cultura Nordestina Letras & Artes, na Rua Sergio Magalhães, no bairro das Graças, a escritora Diane Cafero lançou o livro 'Quem é Anita?'.

Curtinhas

O escritor João Carlos Cascaes convida para uma visita no seu blog. O endereço é http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/

'O ovo cósmico', novo livro do escritor Fernando Farias, vem aí.

Na 3ª feira passada, dia 23 de julho de z2015, a escritora Lourdes Nicácio divulgou o texto 'São João no Sertão'.

Em sua edição mais recente, o Jornal Sem Fronteiras dedica várias páginas à IV Semana de Artes e Culturas Internacionais (SACI) realizada pela Academia de Letras e Arte Buziana (ALAB), na paradisíaca praia de Búzios, no Rio de Janeiro. Saiba mais em http://culturalbuzios.blogspot.com.br/.

A editora Salete Rêgo Barros informa que já está quase pronta a antologia 'Quarta às Quatro II', que integra o programa editorial da Novoestilo Edições do Autor.

Os autores interessados em lançar livros na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco devem se inscrever através do endereço eletrônico plataforma.bienaldolivrope@gmail.com.

A União Brasileira de Escritores (UBE) festejará a edição 2015 do Dia Nacional do Escritor em 23 de julho na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife.

O escritor Alexandre Santos prepara comentário sobre 'Meu Bornal', segundo livro do poeta Felipe Júnior, que reúne sonetos, versos populares, poemas e causos.

Entre os dias 01 e 03 de agosto de 2015, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, o programa 'Jornadas Culturais da UBE' estará nos municípios de Petrolina e Exu, no sertão de Pernambuco. Outras informações pelo fone (81) 99984.3266 e (81) 99230.7488

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABRAEE

     

 
 

Rafael Greca convidado para proferir palestra no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

No sábado passado, dia 27 de junho de 2015, o produtor Alexandre Santos convidou o engenheiro-escritor e ex-ministro da Rafael Greca para proferir palestra no âmbito do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, cuja realização está programada para o período entre os dias 16 e 19 de julho, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, na zona central do Recife.

Ney Perracini comanda lançamento da Sarifa Paranaense

Na 3ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em concorrido encontro na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na Rua Emiliano Perneta, no centro de Curitiba, coordenado pelo escritor Nei Perracini e participação dos presidentes Alexandre Santos, do Clube de Engenharia de Pernambuco, e Melchíades Montenegro Filho, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Regional Paraná da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE/PR) lançou a primeira edição da coletânea 'Safira Paranaense', que reúne trabalhos de 36 engenheiros radicados no Estado do Paraná, incluindo Adelino Alves da Silva, Adriana Regina Tozzi Pontoni, Ario Taborda Dergint, Aristides Athayde Cordeiro, Arlineu Ribas, Christiane Gelasco Gasparin, Cirus Itiberê da Cunha, Cláudia Maria da Rocha, Eduardo Manoel Araujo, Eliseu Lacerda, Elma Nery de Lima Filha, Flávio Freitas Dinão, Gerson Egg, Gerson Luiz Boldrini, Gilberto Piva, Guilherme Renato Gomes, Hélio Irani da Motta e Camanducaia, Isis Ribas Busse, Ivo Reck Neto, Janilce dos Santos Negrão Messias, João Carlos Cascaes, João Carlos Motti, Julio Mazza de Souza, Luiz Afonso Caprilhone Erbano, Luiz Cláudio Mehl, Luiz Hélio Friedrich, Marcos de Lacerda Pessoa, Mauro Fortes Carneiro, Ney Augusto Nascimento, Ney Fernando Perracini de Azevedo, Paulo Sidnei Carreiro Ferraz, Rafael Greca de Macedo, Renato Follador, Rosangela Maria Battistella, Sergio Luiz Sottomaior Pereira e Wanda Camargo.

Curtinhas

Na 5ª feira passada, dia 25 de junho de 2015, o escritor Alexandre Santos convidou a deputada federal Luciana Santos para proferir saudação por ocasião da solenidade de abertura do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, programada para às 19h00 do dia 16 de julho, no auditório do Forte das Cinco Pontas, no bairros de São José, no centro do Recife.

'Ordener Cerqueira' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

  A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 
 

QUARTA ÀS QUATRO

UBE retoma Quarta às Quatro

Na próxima 4ª feira, dia 01 de julho de 2015, após o brevíssimo recesso de São João, em encontro sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Ferraz, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) retomará o programa 'Quarta às Quatro'.

PELO MUNDO

Carilda Oliver Labra recebe prêmio 'Puertas de Espejo'

Carilda Oliver Labra, autora mais lida nas bibliotecas de Cuba, acaba de receber o prêmio 'Puertas de Espejo de la Biblioteca Nacional' na categoria de literatura para adultos. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

CURTINHAS

Festival Folisboa vai juntar artistas lusófonos no Grand Rex de Paris

Dois Prémios Camões estiveram na Gulbenkian de Paris: Mia Couto e Eduardo Lourenço

Apresentação do livro de Rui Vieira Nery sobre a História do Fado nas Edições de La Différence

Sociedade dos Autores Lusófonos organizou a II edição do Salão do Livro na Casa de Portugal André de Gouveia

Alice Machado participou no Salão do livro de Oloron Sainte Marie

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

A reconquista do Paraíso e outros poemas, de Luiz Coutinho

Lunátipos, de André de Sena

Confidências, de Leony Muniz

Revendo papéis antigos, de Marcelo Alcoforado

Saudade presa, de Djanira Silva

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

UBE presente na festa de aniversário de Antonio Campos

Neste domingo, dia 28 de junho de 2015, por ocasião de concorrida festa na Casa da Rabeca, em Olinda, na região metropolitana do Recife, o escritor Alexandre Santos levou os cumprimentos da União Brasileira de Escritores (UBE) ao acadêmico Antonio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, pela passagem do seu aniversário.

Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes festeja primeiro ano de atividades

Na próxima 2ª feira, dia 29 de julho de 2015, em cerimônia coordenada pelo presidente Adriano Marcena, no auditório da Faculdade dos Guararapes, na Rua Comendador Didier, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, a Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes vai festejar o primeiro ano de fundação, com a admissão de mais três acadêmicos.

UBE estreia 'Berlinda Literária'

Na próxima 5ª feira, dia 02 de julho de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, com a participação dos escritores Salete do Rego Barros, Alexandre Santos, Jair Martins e Bernadete Bruto, a União Brasileira de Escritores (UBE) estreará o programa literário 'Berlinda Literária', que é coordenado por Eduardo Garcia.

Neide Medeiros Santos lança 'Epitácio Pessoa em quadrinhos'.

Na próxima 5ª feira, dia 1º de julho, em encontro com início previsto para as 19h00, na sede da Energisa Cultural, em João Pessoa, a escritora Neide Medeiros Santos lançará o livro 'Epitácio Pessoa em quadrinhos'.

Poesis realiza 12ª edição do Arraial da Massa

Na 6ª feira passado, em concorrido encontro na Rua Vespasiano, no Alto José do Pinho, no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife, o grupo Poesis realizou a 12ª edição do 'Arraial da Massa', com barraca do beijo, pescaria, adivinhações, roda de leitura, música mecânica, exposição multimídia sobre o Bairro do Alto José do Pinho.

Antonio dos Anjos Viola coordena II Café Literário de Afogados da Ingazeira.

No domingo, dia 26 de julho de 2015, em encontro coordenado pelo poeta Antonio dos Anjos Viola, será realizado o II Café Literário de Afogados da Ingazeira.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Alexandre Santos

Rogério Generoso

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo, integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.