A voz do ESCRITOR

 

   Flipo 2014  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  Flipo 2013    Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho      União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 19 DE JULHO DE 2015

Dia Nacional do Escritor

UBE comemora Dia Nacional do Escritor em grande estilo

Na próxima 5ª feira, dia 23 de julho de 2015, em solenidade nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na cidade do Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) vai festejar o Dia Nacional do Escritor. Na ocasião, além do tradicional pronunciamento oficial do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, a entidade vai fazer a entrega solene de diplomas aos novos sócios e prestar homenagens aos ícones Ariano Suassuna e fundador Paulo Cavalcanti.

FLIPO 2015

Festa Literária Internacional do Ipojuca

Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Encontro Pernambucano de Escritores

 

Uma realização da

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  

FLIPO 2015

FLIPO 2015 recebe apoio da cadeia Enotel Resort & Spa

 

Na 2ª feira passada, dia 13 de Julho de 2015, em correspondência à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, a executiva Regina Biondi confirmou o apoio do Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas à edição 2015 da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), cuja realização está programada para o período entre os dias 17 e 20 de Setembro, na vila de Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

Congresso literário será no palco MuruMuru

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, o escritor Alexandre Santos e o executivo Alexandre Ramos ajustaram detalhes do contrato para utilização do centro de convenções do restaurante Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da vila de Porto de Galinhas, onde vai ser instalado o palco MuruMuru para realização do congresso literário da FLIPO 2015 e do II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores.

Daniel Carvalho fala sobre 'jornalismo em temos de crise' na FLIPO 2015

No sábado passado, dia 18 de julho de 2015, o escritor Alexandre Santos convidou o jornalista Daniel Carvalho, correspondente do Jornal ''O Estado de S. Paulo', para proferir palestra sobre 'jornalismo em tempos de crise' no congresso literário da FLIPO 2015, que será realizado no palco MuruMuru, instalado no centro de convenções do restaurante Itaoca, na praça das Pinscinas Naturais, no centro da vila de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco, no período entre os dias 17 e 20 de setembro.

Jomard Muniz de Brito confirma presença na FLIPO 2015

No sábado passado, dia 18 de julho de 2015, o escritor Alexandre Santos convidou o poeta Jomard Muniz de Brito para participar de mesa sobre a transversalidade das artes, no âmbito da FLIPO 2015, que será realizada no período entre os dias 17 e 20 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

FLIPO 2015 terá mesa especial sobre acessibilidade e literatura

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, em encontro em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, o escritor Alexandre Santos e o executivo Michel Peneveyre, vice-presidente da Associação Rodas da Liberdade, discutiram detalhes da mesa 'Acessibilidade e literatura: autores, obras e personagens', que, em sessão programada para as 10h00, do dia 19 de setembro, no Palco Lua Caliente, será realizada no âmbito da FLIPO 2015, com a participação de destacados escritores, inclusive da engenheira, cronista e poeta Manuela Dantas.

FLIPO 2015 nas redes sociais

Mulheres que mudaram a história de Pernambuco terá mesa na FLIPO 2015

No sábado passado, dia 18 de julho de 2015, o escritor Alexandre Santos convidou a produtora cultural Silene Floro para organizar mesa sobre o projeto 'Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco' no âmbito da FLIPO 2015, que será realizada no período entre os dias 17 e 20 de setembro, no balneário de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

Na 4ª feira passada, dia 08 de julho de 2015, em encontro na sede da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), na Rua Coelho Leite, no bairro de Santo Amaro, o escritor Alexandre Santos e o designer Luiz Arrais discutiram as modificações que devem ser introduzidas na marca visual da FLIPO 2015 em função da introdução do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores na plataforma do evento.

Clique aqui e veja como foram as duas outras edições da FLIPO: 2013, 2014.

Encontro Pernambucano de Escritores integra plataforma da FLIPO 2015

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, por ocasião da 559ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a coordenadora Fátima Almeida fez ampla explanação sobre os preparativos para a realização do IX Encontro Pernambucano de Escritores, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto de Galinhas, no palco Quatro Estações, em programação associada à FLIPO 2015.

ABRAE

congresso mundial de engenheiros escritores

     

 
 

 

 

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, João Carlos Cascaes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Adriano Marcena lança 'Raspando o Tacho'

No próximo sábado, dia 25 de julho de 2015, em encontro com início previsto para as 10h00, no Restaurante Teatro Mamulengo, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, o escritor Adriano Marcena lançará o livro 'Raspando o tacho - comida e cangaço: relações etnogastronômicas entre nômades e sedentários nos sertões nordestinos (1922-1938)'.

Neilton Limeira organiza 'Contos do Século XXI'

Neste domingo, dia 19 de julho de 2015, o editor Rogério Generoso divulgou que a coletânea 'Contos do Século XXI', publicação de destaque das Edições Moinho, será organizada pelo professor Neilton Limeira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 99144-2906 ou pelo e-mail netunoneil@gmail.com  

Myriam Brindeiro fala sobre o amor na obra de Mauro Mota

Na 2ª feira passada, dia 13 de julho de 2015, em concorrido encontro sob a coordenação da poeta Bernadete Bruto, no mini-auditório da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, com a presença das escritoras Marli Mota e Luzilá Gonçalves, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou sessão do programa literário 'O amor na literatura' com palestra de Myriam Brindeiro sobre a obra de Mauro Mota.

Jornada Cultural da UBE participará do II Café Literário de Afogados da Ingazeira

No domingo, dia 26 de julho de 2015, em encontro coordenado pelo poeta Antonio dos Anjos Viola, será realizado o II Café Literário de Afogados da Ingazeira. Na ocasião, sob a coordenação da poeta Fátima Almeida, a Jornada Cultural da UBE vai ao município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, no interior de Pernambuco, onde participará do II Café Literário. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 99984.3266.

 

Agencia oficial da FLIPO 2015 e do Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

QUARTA ÀS QUATRO

Quarta às Quatro presta homenagem ao poeta Adelmo Vasconcelos

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, em concorrido encontro coordenado pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, com a participação de 44 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 559ª sessão do programa 'Quartas às Quatro'.

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, por ocasião da 559ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, após a guarda de silêncio guardada pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, o presidente Alexandre Santos anunciou voto de pesar da UBE pela partida do poeta Adelmo Vasconcelos, que, na véspera, alcançara a grande inflexão da vida.

PELO MUNDO

Un regalo en versos

Na 4ª feira passada, dia 16 de julho de 2015, sarau poético com a participação de integrantes del Grupo de Teatro Buscón, incluindo os poetas Basilia Papastamatíu, Waldo Leyva, Yanelys Encinosa, Carmen González, David López Ximeno, Alex Fleites, David Galarraga, Roberto Manzano e Alpidio Alonso, na sede del centro cultural CubaPoesía, em Centro Habana, comemorou a passagem do 113º aniversário de Nicolás Guillén. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

CURTINHAS

Clique aqui e veja a opinião de Miguel Real sobre Sampaio Bruno publicada na 16ª edição da revista 'Nova Águia'.

Clique aqui para ler 'Errâncias de um Imaginário: entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal'.

No período entre os dias 18 e 22 de novembro de 2015, será realizada a 1ª edição do Festival Literário de Fátima. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Curtinhas

'O velho e o mar' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

No próximo sábado, dia dia 25 de julho de 2015, em encontro no Restaurante Samburá, na Avenida Ministro Marcos Freire, na Praia do Bairro Novo, em Olinda, a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizará sua reunião mensal.

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, com a exibição do filmes 'Hora de Morrer' e 'Au Revoir', no Bar Teatro Mamulengo, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, começou a terceira temporada do CineClube Amoeda Digital, que terá 12 sessões voltadas a explorar “os olhares sobre o mundo”.

Com quase 10 anos de estrada, a Diversos Afins apresenta sua 102ª edição, destacando exposição fotográfica de Ana Pérola Pacheco, narrativas de Rodrigo Melo, João Bosco e Priscila Lira e entrevista de Sérgio Tavares com a escritora Nara Vidal. Clique aqui e veja mais.
www.diversosafins.com.br

Rogério Pereira convida para leitura da crônica Dois diálogos, publicada no Vida Breve.

O novo leilão mensal da Arte Maior segue até o dia 25 de Julho, com 201 lotes. O endereço é http://artemaiorleiloes.com.br.

No sábado passado, dia 18 de julho de 2015, em concorrido encontro no Centro Cultural São Paulo, com direção de Yara Camillo, o Sarau 'Encontro de Utopias' recebeu Fábio Abramo, Paulo D'Áuria, Sabrina Carvalho, Chico Pedro, Afonsinho Menino e Regina Tieko.

Após um ano do lançamento, os 'Poemas apócrifos', de Paul Valéry, esgotou a primeira edição.

'A festa' é o nome do conto encaminhado por Alexandre Santos para publicação na edição 2015 da revista 'Letras & Artes', da Academia de Letras e Artes do Nordestes (clique aqui e conheça o conto na íntegra).

Livro de ficção sobre Aristides de Sousa Mendes foi publicado pela Sinapis Editora

Os autores interessados em lançar livros na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco devem se inscrever através do endereço eletrônico plataforma.bienaldolivrope@gmail.com.

Vale a pena ler

A reconquista do Paraíso e outros poemas, de Luiz Coutinho

Lunátipos, de André de Sena

Confidências, de Leony Muniz

Saudade presa, de Djanira Silva

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

   A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

MARTUR escolhida agência oficial da FLIPO 2015 e do Congresso de Engenheiros Escritores

A Martur Turismo é a agência oficial da FLIPO 2015 e do II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que serão realizados simultaneamente no Território da Palavra, na vila de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, A MARTUR poderá ajudar na compra de  passagens aéreas, hospedagens e transporte e oferece descontos de até 20% nas passagens aéreas, com parcelamento de até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito. Os pacotes adquirido através da MARTUR habitam ao sorteio de passeios com direito a acompanhante.

Reservas:
Martur Viagens e Turismo
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
Fone/Fax: (81) 3213-1404 / 3461-3700
Celular: (81) 99169-1403 (Vivo)
E-mail: eventos@martur.com.br
Site: www.martur.com.br

Lourdes Nicácio lança o livro 'Sobreviventes'

Na 3ª feira, dia 28 de julho de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus, no Recife Antigo, a escritora Lourdes Nicácio lançará o livro 'Sobreviventes'.

'Depois da vírgula' começa 2ª feira

Começa na próxima 2ª feira, dia 20 de julho, o curso de formação em Literatura 'Depois da vírgula', que tem incentivo do FUNCULTURA e é ministrado por Adriano Marcena e Rogério Generoso sob a coordenação de Adriana Oliveira.

Mostra dos Clássicos Franceses Restaurados

Entre os dias 16 e 29 de julho de 2015, em sessões nos cinemas do Dragão e São Luiz, em Fortaleza, no curso de parceria com a Embaixada da França e com o Instituto Francês, será exibida uma mostra dedicada à cinematografia francesa, apresentando filmes clássicos restaurados, incluindo A Grande Ilusão e French Can Can, de Jean Renoir, O Boulevard do Crime, de Marcel Carné, Os olhos sem rosto, de Georges Franju, Desejos Proibidos, de Mac Ophuls, Zero em Comportamento, de Jean Vigo, O Demônio da Argélia, de Julien Duvivier, Os Guarda-Chuvas do amor, de Jacques Demy, O Demônio das Onze Horas e O Desprezo, de Jean-Luc Godard, O Carrossel da Esperança, de Jacques Tati, Amores de Apache, de Jacques Becker, A Viagem à Lua, de Georges Méliès, Van Gogh, de Michel Pialat, e O Batedor de Carteiras, de Robert Bresson.

Coletânea de poemas das Edições Moinho será organizada por Francisco Mesquita

Em 10 de julho de 2015, em encontro no café São Brás, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, os produtores Alexandre Santos e Rogério Generoso discutiram com o escritor Francisco Mesquita as linhas gerais da coletânea 'a poesia contemporânea brasileira', que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 99326-6846 ou pelo e-mail professorfranciscomesquita@gmail.com

Encontro marca 38º aniversário da Academia Paraibana de Letras Jurídicas

No período entre os dias 11 e 14 de agosto de 2015, em atividade conjunta com a Federação das Academias de Letras Jurídicas do Brasil, a Academia Paraibana de Letras Jurídicas realizará o II Encontro, na cidade de João Pessoa. Na ocasião, sob a liderança do presidente Ricardo Bezerra, a Academia Paraibana de Letras Jurídicas festejará o 38º aniversário de fundação.

Câmara Cultural aprecia criação de núcleo de turismo cultural

Em 10 de julho de 2015, em encontro no Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, o escritor Alexandre Santos discutiu com a executiva Gabriela Armeno as linhas gerais do núcleo de turismo cultural da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Alexandre Santos

Rogério Generoso

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo, integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.