A voz do ESCRITOR

 

   Flipo 2014  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  Flipo 2013    Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho      União Brasileira de Escritores  Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 26 DE JULHO DE 2015

Dia Nacional do Escritor

Alexandre Santos reitera preocupação com agressões cometidas ao vernáculo

Na 5ª feira passada, dia 23 de julho de 2015, em concorda solenidade na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) comemorou o Dia Nacional do Escritor, fazendo a entrega de diplomas a sócios da entidade e prestando homenagens a Ariano Suassuna e Paulo Cavalcanti. Clique aqui e veja o discurso do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, na íntegra.

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em concorrida solenidade nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro da Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) festejou o Dia Nacional do Escritor. Na oportunidade, por ocasião do pronunciamento oficial, o presidente Alexandre Santos reiterou a preocupação dos escritores brasileiros "com a abusiva deturpação do vernáculo por manipuladores da palavra que, preocupados apenas em satisfazer seus próprios interesses, não titubeiam em levar o País por caminhos e para destinos que o afastam da justiça e do bem estar social". Clique aqui e veja o discurso na íntegra.

No sábado passado, dia 25 de julho de 2015, em reunião no Museu do Rádio, em Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, no Interior de Pernambuco, o presidente Alexandre Santos registrou a passagem do Dia Nacional do Escritor, citando trechos do discurso proferido por ocasião dos festejos comemorativos realizados pela União Brasileira de Escritores (UBE) dois dias antes.

Engenheiros Escritores homenageiam memória de Ariano Suassuna

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em cerimônia no âmbito da concorrida festa comemorativa do Dia Nacional do Escritor, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro da Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) acolheu a homenagem prestada pela Turma 1966 da Escola de Engenharia ao escritor Ariano Suassuna, com poema recitado pelo engenheiro Luiz Carlos Nebl.

FLIPO 2015

Festa Literária Internacional do Ipojuca

Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Encontro Pernambucano de Escritores

 

Uma realização da

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

 

   Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  

FLIPO 2015

Alexandre Sá fará a coordenação do V Encontro Pernambucano de Escritores

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro da Casa Forte, no Recife, por ocasião da festa comemorativa do Dia Nacional do Escritor, o curador-geral Alexandre Santos convidou o jornalista Alexandre Sá para fazer a coordenação do V Encontro Pernambucano de Escritores, que integra a plataforma da FLIPO 2015 e será realizada no palco 12, na Pousada Beira Mar, nos dias 18 e 19 de setembro, no centro da vila de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

Engenheiros discutem participação da ABRAEE no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Na próxima 6ª feira, dia 31 de Julho de 2015, em almoço no Restaurante Dom Ferreiro, na Avenida Domingos Ferreira, no Bairro de Boa Viagem, no Recife, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores discutirá a participação da entidade no II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que integra a plataforma da FLIPO 2015, programada para o período entre os dias 17 e 19 de setembro, na vila de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

Campanha publicitária da FLIPO 2015 ganha reforço

Na 6ª feira passada, dia 24 de julho de 2015, em encontro no Delta Café, na Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, no Recife, o escritor Alexandre Santos e a jornalista Mariana Oliveira discutiram as linhas gerais da campanha publicitária para divulgação da FLIPO 2015, cuja programação está associada ao II Congresso Mundial de Engenheiros Associados e ao V Encontro Pernambucano de Escritores.

FLIPO 2015 nas redes sociais

'Sentidos' e 'Linha de Risco' serão lançados FLIPO 2015

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro da Casa Forte, no Recife, por ocasião da festa comemorativa do Dia Nacional do Escritor, o curador-geral Alexandre Santos reuniu-se com os escritores Eduardo Garcia, autor do livro 'Sentidos', e Frederico Spencer e Natanael Lima Jr, autores dos livro 'Linha de risco', que participarão do programa de lançamentos da FLIPO 2015, no dia 18 de setembro, no Hall MuruMuru, no centro de convenções do restaurante Itaoca, no centro da vila de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

Clique aqui e veja como foram as duas outras edições da FLIPO: 2013, 2014.

Encontro Pernambucano de Escritores integra plataforma da FLIPO 2015

Na 4ª feira passada, dia 15 de julho de 2015, por ocasião da 559ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a coordenadora Fátima Almeida fez ampla explanação sobre os preparativos para a realização do IX Encontro Pernambucano de Escritores, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto de Galinhas, no palco Quatro Estações, em programação associada à FLIPO 2015.

CRC Frei Caneca estará presente na FLIPO 2015

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, durante a reunião semanal do RCR Frei Caneca, no restaurante do Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, no Recife, o presidente Zacarias Vilar comunicou a intenção de realizar passeio de companheirismo à vila de Porto de Galinhas, no dia 19 de julho, para prestigiar o lançamento do livro 'Dossiê de Gustaff', de Alexandre Santos, que consta da programação da FLIPO 2015.

MARTUR é a agência oficial da FLIPO 2015 e do Congresso de Engenheiros Escritores

A Martur Turismo é a agência oficial da FLIPO 2015 e do II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, que serão realizados simultaneamente no Território da Palavra, na vila de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, A MARTUR poderá ajudar na compra de  passagens aéreas, hospedagens e transporte e oferece descontos de até 20% nas passagens aéreas, com parcelamento de até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito. Os pacotes adquirido através da MARTUR habitam ao sorteio de passeios com direito a acompanhante.

Reservas:
Martur Viagens e Turismo
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
Fone/Fax: (81) 3213-1404 / 3461-3700
Celular: (81) 99169-1403 (Vivo)
E-mail: eventos@martur.com.br
Site: www.martur.com.br

ABRAE

congresso mundial de engenheiros escritores

     

 
 

 

 

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, João Carlos Cascaes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

UBE é Casa de Paulo Cavalcanti

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em cerimônia no âmbito da concorrida solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro da Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) prestou grande homenagem ao escritor Paulo Cavalcanti, fundador da entidade. Na ocasião, além dos discursos de saudação proferidos pelos ex-presidentes Nagib Jorge Neto e Olímpio Bonald Neto e agradecimento por Magnólia Cavalcanti, a UBE formalizou a denominação acessória de 'Casa de Paulo Cavalcanti' e inaugurou fotografia do homenageado no hall de entrada da Casa Rosada.

Eduardo Garcia saúda novos diplomados da UBE

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho de 2015, em cerimônia no âmbito da concorrida solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro da Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) fez a entrega de certificados a sócios da entidade, cujo agradecimento foi proferido pelo escritor Eduardo Garcia (clique aqui e veja o discurso na íntegra).

Neilton Limeira lança chamada para coletânea 'Contos do Século XXI'

Na 6ª feira passada, dia 24 de julho de 2015, o professor Neilton Limeira, coordenador da coleção Maupassant, das Edições Moinho, distribuiu convite aos interessados em participar da coletânea 'Contos do Século XXI - seleta 1', que, além de autor-convidado de renome nacional, apresentará textos representativos da nova produção literária brasileira, inclusive (e especialmente) com a participação de autores ainda não consagrados. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail netunoneil@gmail.com.

 

Jornada Cultural da UBE vai à FLIPO 2015

Na 4ª feira passada, dia 22 de julho de 2015, por ocasião da 559ª sessão do programa 'Quarta as Quatro', na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a coordenadora Fátima Almeida fez ampla explanação sobre os preparativos para a realização do V Encontro Pernambucano de Escritores, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto de Galinhas, no palco Beira Mar, em programação associada à FLIPO 2015. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 99984.3266.

QUARTA ÀS QUATRO

Quarta às Quatro mantém média de freqüência

 

Na 4ª feira passada, dia 22 de julho de 2015, em concorrido encontro coordenado pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, com a participação de 42 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 560ª sessão do programa 'Quartas às Quatro'.

PELO MUNDO

Peça cubano-brasileña é encenada em Cienfuegos

A peça 'Dos perdidos en una noche sucia' será apresentada no teatro principal cienfueguero Tomás Terry. La pieza escénica, coprotagonizada por el actor cubano Renecito de la Cruz, de Teatro del Sol, y el brasileño Tin Urbinatti, de Teatro Forja, será presentada al público de manera oficial durante miércoles y jueves en el escenario principal del Tomás Terry, en Cienfuegos. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

CURTINHAS

Romance vencedor do Prémio Goncourt 2014 editado em Portugal

Clique aqui e veja o artigo 'A arte de ser lusófono', de Renato Epifânio.

No período entre os dias 18 e 22 de novembro de 2015, será realizada a 1ª edição do Festival Literário de Fátima. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Curtinhas

O escritor uruguaio Eduardo Garcia informa que o livro 'Sentidos' será lançado no dia 13 de agosto, em encontro com início previsto para as 19h00 na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, e, em 18 de setembro, em solenidade no âmbito da FLIPO 2015, na vila de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco.

'O velho e o mar' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

Na próxima 6ª feira, dia 31 de julho de 2015, em encontro coordenado por Ivana Cavalcanti, com início previsto para as 14h00, no auditório do Centro Administrativo Pedagógico, na Rua Frei Matias Tevis, na Ilha do Leite, na região central do Recife, o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) realizará Chá Literário

Esta semana, o cinéfilo Eugênio Guimarães distribuiu comentário sobre o filme 'O desafio das águias' (Where eagles dare, 1968), de Brian G. Hutton. clique aqui e veja.

Na 6ª feira passada, 25 de julho de 2015, em concorrido encontro no hall da sede do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos da UFPE, na cidade universitária, a chamada Sexta Cultural promoveu lançamento de recente livro de do poeta Zé de Lara e recital poético com “Miró da Muribeca”:

Beto do Bandolim estará no Festival de Salzburgo, onde vai apresentar três Concertos Barrocos de sua autoria.

Roberto Da Silva informa que o próximo encontro preparatório do Fórum da Cultura Nordestina ocorrerá no período entre 08 e 28 de agosto de 2015. A abertura dserá no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, e contará com a presença da escritora Alexandra Magalhães Zeiner, Embaixadora da Paz, representando a Alemanha, que falará sobre os “365 anos da festa da paz de Augsburg”.

Claudia de Bulhões anuncia a coleta de material para a antologia 'Gente da Gente', cujo homenageado é o escritor Jucá Santos, considerado o Príncipe dos Poetas de Maceió. Outras informações podem ser obtidas através do email antologiagentedagente@uol.com.br ou pelo fone (82) 991127626

Após um ano do lançamento, os 'Poemas apócrifos', de Paul Valéry, esgotou a primeira edição.

'A festa' é o nome do conto encaminhado por Alexandre Santos para publicação na edição 2015 da revista 'Letras & Artes', da Academia de Letras e Artes do Nordestes (clique aqui e conheça o conto na íntegra).

Livro de ficção sobre Aristides de Sousa Mendes foi publicado pela Sinapis Editora

Os autores interessados em lançar livros na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco devem se inscrever através do endereço eletrônico plataforma.bienaldolivrope@gmail.com.

Vale a pena ler

Raspando o tacho, de Adriano Marcena

Lunátipos, de André de Sena

Ilhas sem arquipélago, de Lucio Ferreira

Saudade presa, de Djanira Silva

Confidências, de Leony Muniz

Manhã de carnaval, de Waldênio Porto

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

   A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

Wilmar Medeiros na Berlinda Literária

Na 5ª feira, dia 06 de agosto de 2015, em encontro coordenado pelo escritor Eduardo Garcia, com início previsto para as 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, a Berlinda Literária receberá o escritor Wilmar Medeiros, que será sabatinado por Margarett Leite, Eugênia Menezes e Melchíades Montenegro.

UBE marca presença em Café Literário no Pajeú de Pernambuco

No domingo passado, dia 26 de julho de 2015, em concorrido encontro sob a coordenação do escritor Antonio Viola e participação de comitivas dos municípios de Serra Talhada, Triunfo, Tabira e outros da região do Pajeu, a Academia Afogadense de Letras realizou o II Café Literário do município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, no Interior de Pernambuco. O II Café Literário foi prestigiado por significativa comitiva da UBE

Lideres culturais do sertão do Pajeú no V Encontro Pernambucano de Escritores 

Neste domingo, dia 26 de julho de 2015, em encontro no II Café Literário promovido pela Academia Afogadense de Letras, no município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, no Interior de Pernambuco, o curador Alexandre Santos convidou os escritores Antonio Viola, de Afogados da Ingazeira, Diana Rodrigues, de Triunfo, e Dierson Ribeiro, de Serra Talhada, para capitanear comitivas daqueles municípios para participar do V Encontro Pernambucano de Escritores, cuja realização ocorrerá entre os dias 17 e 20 de setembro, no palco 12, na Pousada Beira Mar, na vila de Porto de Galinhas, no âmbito da FLIPO 2015.

Lourdes Nicácio lança o livro 'Sobreviventes'

Na próxima 3ª feira, dia 28 de julho de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus, no Recife Antigo, a escritora Lourdes Nicácio lançará o livro 'Sobreviventes'.

Coletânea de poemas das Edições Moinho será organizada por Francisco Mesquita

Em 10 de julho de 2015, em encontro no café São Brás, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, os produtores Alexandre Santos e Rogério Generoso discutiram com o escritor Francisco Mesquita as linhas gerais da coletânea 'a poesia contemporânea brasileira', que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 99326-6846 ou pelo e-mail professorfranciscomesquita@gmail.com

Paulo D'Áuria Lança 'IN.FER.N.O'

Na 3ª feira passada, dia 21 de julho de 2015, em por ocasião do concorrido sarau Encontro de Utopias, na Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua Gal. Jardim, na Vila Buarque, em São Paulo, Paulo D'Áuria Lançou o livro 'IN.FER.N.O'.

Cult Turismo Cultural conversa com Abreu

Na 4ª feira passada, dia 22 de julho de 2015, em encontro que contou com a participação da escritora Fátima Almeida, o escritor Alexandre Santos e a executiva Caroline Vilela, da empresa operadora Abreu, discutiram possibilidades de atuação da CULT - turismo cultural, núcleo turístico da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Afonso Henriques Neto lança 'A outra morte de Alberto Caeiro'

Na próxima 5ª feira, dia 30 de julho de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, no Espaço Pasárgada, na Rua da União, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, com a participação dos poetas Cida Pedrosa, Delmo Montenegro e Luis Serguilha, o poeta Afonso Henriques Neto lançará o livro 'A outra morte de Alberto Caeiro'.

Humberto Maia recomenda a oitiva da Rádio Passo do Carnaval. O endereço é www.radiopassodocarnaval.org.br.

Já está no ar o 'Domingo com poesia' (clique aqui e veja).

O Sebo Cultural funciona na Avenida Tabajaras, no centro de João Pessoa. O endereço eletrônico é www.osebocultural.com.

Visite a Cultura Nordestina Letras & Artes. O endereço é Rua Sérgio Magalhães, 54 - Graças (por trás do Museu do Estado)

Clique aqui e conheça o manifesto de criação da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

 

A Revista Literária da Lusofonia 'Divulga Escritor' pode ser acessada gratuitamente, basta clicar aqui. Os contatos com a editora podem ser feitos através do e-mail revista@divulgaescritor.com

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Alexandre Santos

Rogério Generoso

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

 

Este informativo, integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

União Brasileira de Escritores: Rua de Santana, 202 - Casa Forte, Recife PE      homepage:   www.ube.br.com     e-mail:   ube.br1759@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.