A voz do ESCRITOR

 

       Edições Moinho  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  Festa Literária Internacional do Ipojuca - FLIPO     União Brasileira de Escritores   

 

EDIÇÃO DE 20 DE SETEMBRO DE 2015

FESTA LITERÁRIA

FLIPO 2015 converte Porto de Galinhas na capital brasileira do livro e da leitura

Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2015, Porto de Galinhas respirou literatura com a presença de gente bonita interessada no livro e na leitura. A FLIPO 2015, que deu plataforma para a realização do II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores e V Encontro Pernambucano de Escritores, animou a vila com atividades em palcos instalados no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, na Pousada Beira Mar, na Casa de Shows Lua Caliente e no calçadão da Avenida Beira Mar, convertendo Porto de Galinhas na capital nacional do livro e da leitura. Ao final do encontro, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural anunciou que, no próximo ano, aproveitando o período de Lua Cheia, a FLIPO 2016 será aberta com um Luau Literário no dia 01 de setembro.

    

 

Dirigentes da SUDENE verificam impacto da FLIPO

Na 5ª feira, dia 17 de setembro de 2015, entre as autoridades que prestigiaram a solenidade de abertura da FLIPO 2015, pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, na vila de Porto de Galinhas, estava o staff da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que, sob a liderança do diretor Sérgio Alencar, aprecia projetos de investimento turísticos no Litoral Sul do Estado de Pernambuco.

FLIPO 2015

Conferência de Melo e Castro abre FLIPO 2015 

Na 5ª feira, dia 17 de setembro de 2015, em concorrido encontro no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, na vila de Porto de Galinhas, na sequencia da cerimônia de abertura da FLIPO 2015, o poeta português Ernesto Melo e Castro proferiu a conferência ‘Sobre o conhecimento que a arte é’, incluindo a projeção de vidiopoemas.

FLIPO 2015

FLIPO 2015 agradece a parceiros e patrocinadores 

Na 5ª feira, dia 17 de setembro de 2015, em concorrida solenidade no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, na vila de Porto de Galinhas, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural instalou a FLIPO 2015, cuja programação inclui o II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores e o V Encontro Pernambucano de Escritores. Na ocasião, após declamação pelo mestre de cerimônia Eduardo Garcia e leitura de fragmentos do poema G’Dausbbah, de Alexandre Santos, pela coordenadora executiva do Movimento em Defesa do Livro Pernambucano Elvira Oliveira, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural prestou homenagem à prefeitura do Ipojuca, representada pelo secretário municipal Rui Xavier, e à FOCCA, representada pelo professor Luciano Brasileira.

FLIPO 2015 nas redes sociais

Todas atividades da FLIPO 2016 ocorrerão em palcos plenamente acessíveis

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em encontro no Palco Lua Calliente, na casa de espetáculos Lua Calliente (antiga Lua Morena), sob a coordenação de Michel Peneveyre, coordenação de Manuela Dantas e, ainda, participação de George Pereira e Bernardo Klimsa, o congresso literário da FLIPO 2015 realizou o painel ‘Acessibilidade e Literatura’. Na ocasião, o organizador e curador geral Alexandre Santos anunciou que, a partir da próxima edição, todas as atividades da Festa serão realizadas em palcos de plena acessibilidade.

Conferência de Marcus Accioly encerra congresso literário da FLIPO 2015

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru,  no centro de convenções Itacoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, o poeta Marcus Accioly proferiu a Conferência Magna de Encerramento do congresso literário da FLIPO 2015.

FLIPO 2015

Espaço faz de conta supera expectativas

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, com curadoria da professora Maria José Arimatéia, sob a coordenação do ator Rômulo Ramos e participação de Rosa Nascimento, a FLIPO 2015 realizou grande programação infantil com o tema ‘agora eu era um herói’, transformando a Praça das Piscinas Naturais no ‘Espaço Faz de Conta’ para a alegria da meninada, com Leitura de rosto escondido, contação de História, avental da leitura e muitas outras atividades.

Art FLIPO no Hall Muru Muru 

Entre 17 e 20 de setembro de 2015, com curadoria de Sílvio Hansen e obras do próprio curador e dos artistas plásticos Joaz Silva, Chico Vaz, Márcio Almeida, Vera Sato, Daniel Santiago, Marcos Medeiros e Edson Luiz, a galeria Art FLIPO apresentou a mostra ‘Olhares sobre as artes’ no hall do centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro de Porto de Galinhas.

FLIPO 2015

Festa Literária Internacional do Ipojuca

Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Encontro Pernambucano de Escritores

Uma realização da

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

 

 

 Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores  

Neilton Limeira entrevista Alexandre Santos

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru,  no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, abrindo a programação diária do congresso literário da FLIPO 2015, o professor Neilton Limeira entrevistou o escritor e curador geral da FLIPO 2015 Alexandre Santos.

V Encontro Pernambucano de Escritores foi coordenado pelo escritor Stephem Beltrão e apresentado pelo jornalista Alexandre Sá 

Galeria VIP FLIPO: alguns dos participantes da FLIPO 2015

          

         

      

    

      

    

 

 

FLIPO 2015

Organização da FLIPO 2015 comemora sucesso do encontro

No domingo, dia 20 de setembro de 2015, ao final da programação do congresso literário, após a leitura pelo o poeta Eduardo Garcia da mensagem de encerramento da FLIPO 2015 distribuída pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, a equipe organizadora comemorou o sucesso da festa.

FLIPO 2015

FLIPO presta grande homenagem a Waldênio Porto

 

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru, no centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, na vila de Porto de Galinhas, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural realizou sessão especial para destacar o escritor Waldênio Porto, grande homenageado da FLIPO 2015. Após saudação proferida pelo escritor Jacques Ribemboim, o curador-geral Alexandre Santos falou das razões que justificam a grande homenagem e, juntamente com a família Porto, fez a entrega do Diploma de Grande Homenageado da FLIPO 2015.

FLIPO 2015

Raimundo Carrero dá show na FLIPO 2015

Na 6ª feira, dia 18 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru, no centro de convenções Itacoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, encerrando a programação diária do congresso literário da FLIPO 2015, com apresentação da professora Flávia Suassuna, o romancista Raimundo Carrero proferiu palestra sobre a liberdade de escrever com técnica.

 

FLIPO 2015

Tribuna das Artes atrai multidão à Praça das Piscinas Naturais

 

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, em sessões de microfone aberto sob a coordenação da poeta e atriz Bernadete Bruto, a Praça das Piscinas Naturais, no centro da vila de Porto de Galinhas, foi palco da apresentação de performances poéticas e musicais, sacudindo o escritor que mora dentro de cada um. A Tribuna da Arte teve a participação especial do cantor Paulo Viola e das poetas Taciana Valença, Colly Holanda e Salete Rego Barros.

FLIPO 2015

FLIPO 2015 presta homenagem a Esman Dias 

Na 6ª feira, dia 18 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco 12, na Pousada Beira Mar, na avenida Beira Mar, nº 12, no âmbito da FLIPO 2015, o II Encontro Pernambucano de Escritores recebeu a poeta Myriam Brindeiro, que proferiu palestra sobre a Geração 65 e as Edições Pirata. Na ocasião, a FLIPO 2015 prestou homenagem ao professor Esman Dias, que, recentemente, alcançou a grande inflexão da vida, abrindo grande lacuna nos méis culturais do Estado.

FLIPO 2015

Alegria da FLIPO contamina moradores e turistas

 

 

Durante os quatro dias da FLIPO 2015, no período entre 17 e 20 de setembro, a vila de Porto de Galinhas respirou livro, leitura e literatura, ganhando uma dinâmica especial, com as pessoas se engajando nas atividades, assistindo as palestras e conferências, com os comerciantes oferecendo vitrines como mostruário de poemas e usando a sinalização da Festa como cenário para fotografias.

Preparativos

Bastidores da FLIPO 2015

 

Na 3ª feira passada, dia 15 de setembro de 2015, em visita à vila de Porto de Galinhas, o escritor Alexandre Santos verificou os preparativos para a realização da FLIPO 2015, incluindo a inspeção de alguns dos ambientes em que ocorrerão atividades da FLIPO, a distribuição de material publicitário nos hotéis, pousadas e lojas da vila e. ainda, a pousada Estrela do Porto, que hospedará a equipe de produção.

PELO MUNDO

Armando Fuentes dá toque latino ao Show das Nove na Praça das Piscinas Naturais 

Na noite da 6ª feira, dia 18 de setembro, o Show das Nove da FLIPO 2015 ficou por conta do trio The Mambo´s King, lide-rado pelo cantor venezuelano Armando Fuentes, que apresentou o projeto musical 'Bolero, salsa, tango e bossa', incendiou a praça das Piscinas Naturais, no centro de Porto de Galinhas, com música latino-americana.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

FLIPO 2015

Hip Hop enche Praça das Piscinas Naturais

 

Na noite do sábado, dia 19 de setembro, o Show das Nove da FLIPO 2015 ficou por conta da Brigada Hip Hop – movimento que atua desde 1999, difundindo ensinamentos da cultura Hip Hop - dança de rua, breakin, DJ, MC e Grafiti - com a preocupação de manter uma identidade na construção da cidadania, sobretudo junto à juventude, como forma de enfrentar o crescente quadro de violência no Estado – com a participação do DJ Moisés Alexandre, Rafael MC Gênio e Ipojuca Crew, que transformaram a Praça das Piscinas Naturais em animado Espaço Hip-Hop, fazendo a alegria dos turistas participantes da FLIPO 2015.

 

FLIPO 2015

Poesia, ação, sonhos e mistério nos lançamentos da FLIPO 2015

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, em sessões ocorridas no final da tarde, entre 17h00 e 19h00, no hall do centro de convenções Itaoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da vila de Porto de Galinhas, a FLIPO 2015 deu plataforma para o lançamento dos livros ‘A Arca do Tempo’, de Eugênia Menezes, ‘Sentidos’, de Eduardo Garcia, ‘Linha de Risco’, de Natanael Lima e Frederico Spencer, ‘Espreitando o Paraíso’, de Melchiades Montenegro, ‘Nas Asas de um Anjo’, de Olívia Gondim, ‘Liberdade Amordaçada’, de Luciene Freitas, ‘A Chuva e a Árvore’, de Telma Brilhante, ‘Os Dois Mundos de Madalena’, de Lourdes Nicácio, ‘O que há por trás das Coxias’, de Fabiana Guimarães, e ‘O Dossiê de Gustaff’, de Alexandre Santos.

O noticiário completo da FLIPO 2015 - III Festa Literária Internacional do Ipojuca está em www.flipo.com.br.

Clique aqui e veja como foram as duas outras edições da FLIPO: 2013, 2014.

FLIPO 2015

FLIPO 2015 alcança grande repercussão na mídia

Na 6ª feira, dia 18 de setembro, em entrevista ao vivo ao programa 'Bom dia, Pernambuco', da rede Globo, o escritor Alexandre Santos falou sobre as expectativas para a FLIPO 2015. Na ocasião, o curador geral da FLIPO 2015 também gravou entrevista para o noticiário noturno da emissora. Clique aqui e veja a entrevista na íntegra.

Instituto de Engenharia de Pernambuco durante Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, aproveitando a abiência criada com a realização do II Congresso Mundial de Engenheiros Escritores na plataforma da FLIPO 2015, em significativa solenidade no auditório da Pousada Beira Mar, no Calçadão da Avenida Beira Mar, nº 12, em Porto de Galinhas, tendo como testemunhas os ex-presidentes Aluízio Fagundes, do Instituto de Engenharia (de São Paulo) e Ney Perracini, da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, e, ainda, do engenheiros têxtil Ernesto Melo e Castro, com pronunciamentos dos engenheiros Alexandre Santos, André Lopes e Saulo Bezerra, o Clube de Engenharia de Pernambuco instalou o Instituto de Engenharia de Pernambuco. Na ocasião, foi firmado convênio de cooperação cultural com a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores.

Vendas na Feira de Livros da FLIPO 2015 surpreende organizadores

 

Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2015, a FLIPO 2015 transformou a avenida das Piscinas Naturais na Alameda dos Livros com a instalação de uma feira de livros com stands especiais, inclusive a Jangada Literária, que, sob a coordenação da escritora Jair Martins, comercializou livros de autores ligados à União Brasileira de Escritores (UBE).

FLIPO 2015

Eduardo Garcia fala sobre a vida e a obra de Carlos Pena Filho 

Na 6ª feira, dia 18 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru, no centro de convenções Itacoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, o congresso literário da FLIPO 2015 apresentou o poeta uruguaio Eduardo Garcia, que proferiu a palestra ‘Carlos Pena Filho: O poeta do azul’

Lailson de Holanda profere a palestra tema da FLIPO 2015

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em concorrido encontro no Palco Muru Muru,  no centro de convenções Itacoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, o congresso literário da FLIPO 2015 recebeu o multi artista Lailson de Holanda, que proferiu palestra sobre a transversalidade das artes.

'Causos e Cordeis' na Praça

Na 6ª feira, dia 18 de setembro de 2015, em show no Palco das Piscinas Naturais, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da vila de Porto de Galinhas, os poetas Felipe Júnior e Ismael Gaião apresentaram o espetáculo ‘Causos e Cordeis’.

FLIPO 2015 discute jornalismo em tempos de crise

No sábado, dia 19 de setembro de 2015, em concorrida mesa no Palco Muru Muru,  no centro de convenções Itacoca, na Praça das Piscinas Naturais, no centro da Vila de Porto de Galinhas, o congresso literário da FLIPO 2015 recebeu os jornalistas Leusa Santos e Daniel Carvalho, que animaram debate sobre Jornalismo em tempos de crise.

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, João Carlos Cascaes, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondências moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

 

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.