A voz do ESCRITOR

 

       Edições Moinho  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores   Festa Literária Internacional do Ipojuca - FLIPO      União Brasileira de Escritores   

 

EDIÇÃO DE 18 DE OUTUBRO DE 2015

UBE amplia quadro associativo

UBE faz festa para receber novos sócios

Na 4ª feira passada, de 14 de outubro de 2015, em cerimônia coordenada pelo presidente Alexandre Santos por ocasião da 572ª sessão do programa 'Quartas às Quatro', no auditório da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) fez a entrega de diplomas e carteiras aos novos sócios da entidade.

 

LANÇAMENTO

Marcelo Reis lança livro de contos 

No sábado passado, dia 17 de outubro de 2015, em concorrido encontro na Livraria Jaqueira, na Rua Antenor Navarro, no bairro das Graças, no Recife, o escritor Marcelo Reis lançou o livro 'Histórias curtas fortuitas'.

HOMENAGEM

Safira 2016 prestará homenagem a Marco Juno 

A próxima edição da coletânea Safira, cujo lançamento está programado para o final do ano, prestará homenagem ao escritor Marco Juno Flores, que compunha a direção nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) e que, em 11 de outubro de 2015, alcançou a grande inflexão da vida, abrindo grande lacuna nos meios culturais. A ABRAEE começou a recolher textos para a coletânea Safira 2015, cujo lançamento está programado para o período comemorativo do Dia do Engenheiro, em dezembro de 2015.

Na próxima 2ª feira, dia 19 de outubro de 2015, em cerimônia com início previsto para as 19h30, na Matriz das Graças, no bairro das Graças, no Recife, será rezada a Missa de 7º Dia do engenheiro e escritor Marco Juno Flores.

curtinhas

Na 5ª feira passada, dia 15 de outubro de 2015, o escritor Carlito Lima distribuiu a crônica 'Maceió Cantada'. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

Em 27 de outubro de 2015, em encontro com início previsto para as 10h00, no auditório da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da UFRPE, o escritor Alexandre Santos vai proferir palestra sobre o tema 'Joaquim Cardoso, o engenheiro poeta'.

Na próxima 5ª feira, dia 22 de outubro de 2015, por ocasião da festa das Famílias Tradicionais, além de apresentar a Revista Comemorativa dos 42 anos e presta homenagem aos 50 anos da Geração 65, o Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes vai admitir o escritor Alexandre Santos.

   A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

Curtinhas

Na próxima 6ª feira, dia 23 de outubro de 2015, em encontro com início previsto para as 23h00, na Creperia Rouge, na Praça de Casa Forte, na zona norte do Recife, a banda Garagem - Carlos Vilanova na guitarra, Erick Hoover na bateria, Sérgio Nassar no baixo e Lailson de Holanda na guitarra base e no vocal - vai apresentar o show da 'Psychedelic Blues'.

No sábado, dia 17 de outubro de 2015, em martelo comandado pelo marchand Sergio Oliveira, a Arte Maior realizou o seu leilão mensal. O site dos leilões é www.artemaiorleiloes.com.br.

Neste domingo, dia 18 de outubro de 2015, em encontro com início previsto para as 15h00, o Instituto Lumeeiro levará o 'Papelzinho no Varal' à rua fechada da praia de Ponta Verde, em Maceió.

No domingo passado, dia 11 de outubro de 2015, em concorrida solenidade realizada pela Associação de Moradores de Maranguape II, o escritor Luis Eduardo Garcia Aguiar recebeu o título de 'Personalidade da história da cidade do Paulista' concedido ENARP (Encontro de Amigos e Radialistas de PE) pelos "relevantes serviços prestados à sociedade paulistense".

Na 5ª feira passada, dia 15 de outubro de 2015, em encontro realizado na Casa do Patrimônio de Olinda, na Rua do Amparo, em Olinda, o 'Cine é Proibido Cochilar' apresentou nova sessão.

Na 4ª feira passada, dia 14 de outubro de 2015, em concorrido encontro no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Ruy Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, o ciclo de palestras promovido pela Sociedade dos Amigos do Museu (SAMPE) recebeu o historiador Dirceu Marroquim, que proferiu a palestra 'Museu - um organismo vivo'.

Neilton Limeira, coordenador da coleção Maupassant, das Edições Moinho, distribuiu convite aos interessados em participar da coletânea 'Contos do Século XXI - seleta 1', que, além de autor-convidado de renome nacional, apresentará textos representativos da nova produção literária brasileira, inclusive (e especialmente) com a participação de autores ainda não consagrados. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail netunoneil@gmail.com.

Francisco Mesquita é o organizador da coletânea 'a poesia contemporânea brasileira', que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 99326-6846 ou pelo e-mail professorfranciscomesquita@gmail.com

Na 5ª feira passada, dia 15 de outubro de 2015, em parceria com o Cineclube da Casa da América Latina, o Cine ABI exibiu o filme 'Elsa e Fred', dirigido por Marcos Carnevale.

Em 29 de outubro de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, na Rua Clarice Lispector, na localidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, na zona oeste do Recife, o poeta Valque Santos vai lançar o livro '4 poemas de rua - Torrões, passado & presente'.

Entre os dia 29 de outubro e 01 de novembro de 2015, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, a Jornada Cultural da UBE visitará a cidade de Petrolina, no sertão do São Francisco, no interior de Pernambuco. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones (81) 99984-3266 e (81) 99230-7488

 

Diretoria liderada por Carlos Bezerra Cavalcanti assume Academia Recifense de Letras

Na próxima 4ª feira, dia 21 de outubro de 2015, em solenidade com início previsto para as 17h00 no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, na Avenida Joao de Barros, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, a Academia Recifense de Letras dará posse à diretoria liderada pelo escritor Carlos Bezerra Cavalcanti

Governo e Prefeitura firmam parceria para realização da FLIMAR 2015

Na próxima 3ª feira, dia 20 de outubro de 2015, em evento com início programado para as 18h00, no Memorial à República, em Jaraguá, em Alagoas, o governo do Estado das Alagoas e a prefeitura de Marechal Deodoro assinarão o Termo de Parceria para a realização da FLIMAR 2015.

Gustavo Gonçalves e Câmara Cultural firmam acordo para núcleo digital das Edições Moinho

Na 5ª feira passada, dia 15 de outubro de 2015, em encontro no Café da Fundação, na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, na região central do Recife, o escritor Alexandre Santos e o executivo Gustavo Gonçalves discutiram aspectos do núcleo digital das Edições Moinho, cujo lançamento será feito no próximo dia 22 de setembro.

UBE apóia Geladeira Cultural

Na 4ª feira passada, de 14 de outubro de 2015, por ocasião da 572ª sessão do programa 'Quartas às Quatro', no auditório da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) fez a doação de livros para o projeto Geladeira Cultural, coordenado pelo ativista cultural Sergio Santos.

 

QUARTA ÀS QUATRO

Quarta às Quatro realiza 572º sessão

Na 4ª feira passada, de 14 de outubro de 2015, em concorrido encontro no auditório da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, coordenado pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, com a participação de 68 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 572ª sessão do programa 'Quartas às Quatro'.

PELO MUNDO

Buena Vista Social Club na Casa Branca 

Na 5ª feira passada, dia 15 de outubro de 2015, em encontro com a presença de 400 convidados, entre os quais o presidente Barack Obama e o embajador cubano en Washington, José Cabañas, a banda Buena Vista Social Club se apresentou na Casa Branca, em Washington. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

CURTINHAS

A data limite para a remessa de trabalhos para o Congreso Internacional de Estudios Literarios Latinoamericanos 'Viajes, exilios y migraciones en la literatura latinoamericana del siglo XXI: 15 años de escritura migrante 2000-2015', promovido pela Université Bordeaux Montaigne, de Bordeaux, na Francia, é 31 de outubro de 2015.

Em 30 de outubro de 2015, a revista Nova Águia lançará sua 16ª edição. Clique aqui e sabia mais sobre o assunto.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

O dossiê de Gustaff, de Alexandre Santos

Sentidos, de Eduardo Garcia

Condomínio X, de Tavares de Lima

Sobreviventes, de Lurdes Nicácio

Lunátipos, de André de Sena

Confidências, de Leony Muniz

Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho

Eduardo Garcia assume área comercial das Edições Moinho

Na 4ª feira passada, de 14 de outubro de 2015, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o escritor Alexandre Santos convidou o escritor Eduardo Garcia para assumir a direção comercial das Edições Moinho, organização que integra a plataforma operacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Eduardo Garcia é o organizador da coletânea 'Vozes de Pernambuco' - ensaios sobre escritores pernambucanos que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 99710-6871 ou pelo e-mail eduga52@hotmail.com

Continuam abertas inscrições para mostruário em estação de Metrô

A poeta Bernadete Bruto, que administra o expositor instalado na estação terminal do Metrô do Recife, informa que ainda há espaço para a colocação de livros no local. os interessados devem manter contato com a UBE.

Sérgio Ballaminut lança 'A flor de Minas e a janela dos dias'

No próximo sábado, dia 24 de outubro de 2015, em encontro com início previsto para as 14h00, na Biblioteca Municipal Paul Harris, na Avenida Dr. Augusto de Toledo, em São Caetano, em evento no âmbito do 'Sábado Literário na Biblioteca' Sérgio Ballaminut vai lançar o livro 'A flor de Minas e a janela dos dias'.

FLIPO reafirma compromisso com acessibilidade dos palcos em 2016

Na 6ª feira, dia 16 de outubro de 2015, comemorando 20 anos de ação, a Associação Rodas da Liberdade realizou seminário sobre Turismo Acessível em Porto de Galinhas. Em mensagem ao vice-presidente Michel Peneveyre, o escritor Alexandre Santos o autorizou a listar, entre as conquistas da Associação, a decisão da FLIPO de só realizar eventos em palcos plenamente acessíveis.

Na 3ª feira passada, dia 13 de outubro de 2015, em correspondência encaminhada ao prefeito Carlos Santana, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural solicitou a anuência da prefeitura do Ipojuca para realização da FLIPO 2016 na vila de Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado de Pernambuco.

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, João Carlos Cascaes, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

 

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.