A voz do ESCRITOR

 

       Edições Moinho  Declaração do Recife aprovada pelo Congresso Mundial de Engenheiros Escritores   Festa Literária Internacional do Ipojuca - FLIPO      União Brasileira de Escritores   

 

EDIÇÃO DE 01 DE NOVEMRO DE 2015

CÂMARA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL

Ricardo Bezerra ingressa no conselho máximo da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

Na 5ª feira passada, de 29 de outubro de 2015, o acadêmico Ricardo Bezerra, presidente da Academia de Letras Jurídicas da Paraíba, aceitou convite para integrar o conselho cultural da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural. Clique aqui e conheça o currículo de Ricardo Bezerra. Além de Ricardo Bezerra, também compõem o conselho cultural da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural os acadêmicos Melchíades Montenegro Filho e Sônia Freyre Pimentel.

Alexandre Santos é reconduzido à diretoria cultural do Centro de Estudos do Nordeste

Na 5ª feira passada, dia 29 de outubro de 2015, em Assembléia Geral Ordinária realizada na unidade do Movimento PróCriança situada no Recife Antigo, na Rua Vigário Tenório, o Centro de Estudos do Nordeste (CENOR) reconduziu a atual diretoria, cujo diretor cultural é o escritor Alexandre Santos.

 

Palestra

Presidente da ABRAEE fala sobre Joaquim Cardozo  

Na 3ª feira passada, dia 27 de outubro de 2015, em concorrido encontro no auditório da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da UFRPE, o escritor Alexandre Santos, presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores (ABRAEE), proferiu palestra sobre o 'Joaquim Cardoso, o engenheiro poeta'.

Carlito Lima lança 'O velho e o mar e outras mentiras' 

Na próxima 3ª feira, dia 03 de novembro de 2015, em encontro na galeria da Arte Fernando Lopes, do CESMAC, na Rua Cônego Machado, no Farol, em Maceió, o escritor Carlito Lima lançará o livro ‘O velho e o mar e outras mentiras’. 'O velho e o mar e outras mentiras' é o nome da crônica distribuída pelo autor. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

curtinhas

A ABRAEE começou a recolher textos para a coletânea Safira 2015, cujo lançamento está programado para o período comemorativo do Dia do Engenheiro, em dezembro de 2015.

'Nêga Odete' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e veja o texto na íntegra.

   A partir de pesquisa bibliográfica que dá ao enredo significativos marcos de veracidade e oscilando entre o fantástico e o maravilhoso tendo como eixo a apresentação das causas que teriam levado a uma única casa a escapar ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, o romance ‘Maldição e fé’ narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e da equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, levantando questionamentos sobre a história ofcial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo novo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental. Preço Kindle: R$ 7,90 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet Alexandre Santos Ebooks Lançamentos. O Moinho [Edição Kindle] – Alexandre Santos. ‘O moinho’, cuja edição mundial em espanhol recebeu o nome de ‘El molino’, é uma obra de ficção com fortes traços de realismo com enredo baseado na eterna luta pelo poder. A partir do envolvimento de personagens construídos cuidadosamente, o autor denuncia a articulação de seguimentos associados aos altos círculos dos mundos da política, finanças, indústria e comunicações em uma intrincada trama para a conquista do poder mundial. Ambientado nas cidades de Davos, Nova York e Recife, o romance se desenvolve em ritmo alucinante, prendendo o leitor até a última linha, instigando-o a duvidar de certas notícias veiculadas na mídia. Para o critico cubano Rodolfo Alpízar Castillo “Tanto por sus características (trama, personajes, estructura) como por el tema tratado, la obra me hace pensar constantemente en la possibilidad de elaborar a partir de ella el guión para um filme de suspenso”. Preço Kindle: R$ 14,05 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet

 

Paulo Salles lança 'As luzes de gás neon' 

Na próxima 5ª feira, dia 05 de novembro, em encontro com inicio previsto para as 19h00, no Memorial da Medicina, na Rua Amauri de Medeiros, no bairro do Derby, o escritor Paulo Salles Cavalcanti lançará o livro 'As luzes de gás neon'.

Curtinhas

A poeta Bernadete Bruto, que administra o expositor instalado na estação terminal do Metrô do Recife, informa que ainda há espaço para a colocação de livros no local. os interessados devem manter contato com a UBE.

Na próxima 5ª feira, dia 05 de novembro de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, na Casa do Patrimônio de Olinda, na Rua do Amparo, no sítio histórico de Olinda, o Cine é Proibido Cochilar' vai exibir o documentário 'Armorialma', dirigido por Sandra Ribeiro.

Clique aqui e conheça a revista Carda Momo.

Na edição deste domingo, dia 01 de novembro de 2015, o jornal 'Diário de Pernambuco' publicou o artigo 'Festa Literária movimenta Porto de Galinhas' da colunista Ariadne Quintela, sobre a 3ª edição da Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO 2015), ocorrida na vila de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, entre os dias 17 e 20 de setembro próximo passado.

Neste fim de semana, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2015, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, a Jornada Cultural da UBE visitou a cidade de Petrolina, no sertão do São Francisco, no interior de Pernambuco.

Carlos Maia convida para uma visita ao blog Memória das Pedras, que 'está cheio de novidades'

Eduardo Garcia é o organizador da coletânea 'Vozes de Pernambuco', ensaios sobre escritores pernambucanos que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 997106871 ou pelo e-mail eduga52@hotmail.com

Neilton Limeira, coordenador da coleção Maupassant, das Edições Moinho, distribuiu convite aos interessados em participar da coletânea 'Contos do Século XXI - seleta 1', que, além de autor-convidado de renome nacional, apresentará textos representativos da nova produção literária brasileira, inclusive (e especialmente) com a participação de autores ainda não consagrados. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail netunoneil@gmail.com.

Francisco Mesquita é o organizador da coletânea 'a poesia contemporânea brasileira', que integra a programação das Edições Moinho. Outras informações pelo fone (81) 99326-6846 ou pelo e-mail professorfranciscomesquita@gmail.com

Clique aqui e veja o clipping da FLIPO 2015.

Na 5ª feira passada, dia 29 de outubro de 2015, em concorrido encontro na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, na Rua Clarice Lispector, na localidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, na zona oeste do Recife, o poeta Valque Santos lançou o livro '4 poemas de rua - Torrões, passado & presente'.

Na 5ª feira passada, dia 29 de outubro de 2015, em concorrido encontro na Avenida Dr. Augusto de Toledo, no bairro de Santa Paula, em São Caetano do Sul, a Biblioteca Municipal Paul Harris comemorou o Dia Nacional do Livro com uma 'Roda de Conversa Especial' com a participação de membros da Academia Popular de Letras.

Clique aqui e veja a crítica do filme 'Os Tigres Voadores' (Flying Tigers, 1942), de David Miller.

Nos dias 04 e 05 de novembro de 2015, abrindo o mês da consciência negra e iniciando a Década Internacional dos Afrodescendentes, a Fundação Joaquim Nabuco realizarã Seminário Internacional Presença Afrodescendente na América Latina

Na 5ª feira passada, dia 29 de outubro de 2015, em concorrido encontro na sede da Associação Brasileira de Imprensa, na Rua Araújo Porto Alegre, no centro do Rio de Janeiro, o Cine ABI e o Cineclube da Casa da América Latina apresentaram o documentário 'Boca de Lixo', dirigido por Eduardo Coutinho.

Na 4ª feira passada, de 28 de outubro de 2015, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o presidente Alexandre Santos e o executivo Valdecir Fontes discutiram a celebração de parceria para o registro de autoria de obras literárias junto à empresa HoodID.

 

Gabinete Português de Leitura presta homenagem a Alexandre Santos

Na próxima 3º feira, dia 03 de novembro de 2015, por ocasião da solenidade comemorativa do 165º aniversário da entidade, em evento com início previsto para as 19h30, no auditório Calouste Gulbenkian, na sede da entidade, na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, o Gabinete Português de Leitura prestará homenagem ao escritor Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores.

Academia do Nordeste elege Maria Walderez para o biênio 2016-2017

No sábado passado, dia 31 de outubro de 2015, em encontro coordenado pelo presidente Melchíades Montenegro Filho e auspiciado pela acadêmica Elizabeth Brandt, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu diretoria liderada pela escritora Maria Walderez para o biênio 2016-2017.

Madalena Castro na Berlinda Literária

Na próxima 5ª feira, dia 05 de novembro, em encontro coordenado pelo escritor Eduardo Garcia, com início previsto para as 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o programa 'Berlinda Literária' vai receber a escritora Madalena Castro, que será sabatinada por Maria de Andrade, Lelces Xavier e Lêda Santos.

Começam preparativos para lançamento de 'O livros dos livros'

Na 4ª feira passada, de 28 de outubro de 2015, em encontro com a executiva Katarina Baltar, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), no bairro de Casa Forte, no Recife, o escritor Alexandre Santos de início aos preparativos para lançamento do romance 'O livro dos livros'.

Patriotino Aguiar lançará versão digital de 'Mil razões para viver' 

Na 4ª feira passada, de 28 de outubro de 2015, em reunião com o diretor Eduardo Garcia, o escritor Patriotino Aguiar contratou os serviços das Edições Moinho para a publicação digital do livro 'Mil razões para viver', que será comercializado pela Amazon.com.

 

QUARTA ÀS QUATRO

Quarta às Quatro realiza 574ª sessão

Na 4ª feira passada, de 28 de outubro de 2015, em concorrido encontro no Pátio Monumental da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, coordenado pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, com a participação de 57 escritores, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizou a 574ª sessão do programa 'Quartas às Quatro'.

Na 4ª feira passada, de 28 de outubro de 2015, em solenidade ocorrida por ocasião da 574ª sessão do programa 'Quartas às Quatro', no Pátio Monumental da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, o presidente Alexandre Santos fez a entrega de diplomas aos novos sócios da União Brasileira de Escritores (UBE).

PELO MUNDO

Quem tem medo da filosofia lusófona 

Na 6ª feira passada, dia 30 de Outubro de 2015, em concorrido encontro no âmbito do Colóquio 'José Enes: Pensamento e Obra', ocorrido no Palácio da Independência, em Lisboa, foi lançada a 16ª edição da revista Nova Águia, que trás matéria especial sobre Sampaio Bruno. Em 2015, transcorre cem anos do falecimento de Sampaio Bruno, um dos autores mais importantes da Filosofia Lusófona.

Libros por Angola para que no se pierda la historia

Na 5ª feira passada, dia 30 de outubro de 2015, em concorrido encontro no teatro del Instituto Técnico Militar José Martí (ITM), a editora Olivia Diago Izquierdo apresentou os livros 'Sur de Ángola', de Rubén Jiménez Gómez, 'Tigres de Cangamba', de Rafael Ángel Ramos, e 'En mi memoria angolana', de Ramón Manuel García - livros sobre Angola publicados pela Casa Editorial Verde Olivo. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

CURTINHAS

O escritor timorense, Luís Cardoso visitou o Colégio-Liceu de Balzac, em Paris

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2015, em encontro na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, Rui Matoso apresentará Workshop sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfunding

Entre 18 e 22 de novembro de 2015, será realizado o Festival Tabula Rasa, co-organizado pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL) e pela revista Nova Águia. Clique aqui e veja o noticiário completo.

A 'Nova Águia', que pretende recriar o espírito da histórica revista 'A Águia', ícone Lusófono dos primeiros anos do século passado, começou a circular no primeiro semestre de 2008, tem sede editorial na 'Zéfiro - Edições e Actividades Culturais', no Apartado 21, em Sintra.
Os lançamentos da revista 'Nova Águia' podem ser agendados através do e-mail novaaguia@gmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Leitura recomendada

Mil razões para viver, de Patriotino Aguiar

O dossiê de Gustaff, de Alexandre Santos
Sentidos, de Eduardo Garcia
Feliciana, de Melchíades Montenegro Filho
Na Ponta da língua, de Salete Rego Barros
Magia do Instante, de Telma Brilhante
Escritas do Coração, de Jair Martins
Um coração que canta, de Bernadete Bruto
Um culto ao Prazer, de Mael Olimpio

 

Eduardo Garcia fala sobre o Amor na obra de Carlos Pena Filho

Na próxima 3ª feira, dia 03 de novembro, em encontro coordenado por Bernadete Bruto, com início previsto para às 15h00, na Casa da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, Jô Recife, o programa 'O Amor na Literatura' receberá o escritor Eduardo Garcia para proferir palestra sobre o amor na obra de Carlos Pena Filho.

VIII Congresso FestLatino vem aí

Nos dias 03 a 04 de novembro de 2015, em promoção conjunta da Universidade Católica de Pernambuco, Gabinete Português de Leitura e Instituto Internacional de Macau, o Recife abrigará o VIII Congresso FestLatino, que este ano tem o tema 'Literatura Portuguesa: Para Além do Mare Nostrum'. Clique aqui e veja a programação na íntegra.

Lu Fernandes lança 'Chega de engolir sentimentos'

Em 03 de dezembro de 2015, em encontro com início previsto para as 19h00, na Livraria Leitura, no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, a escritora Lu Fernandes vai lançar o livro 'Chega de Engolir Sentimentos'.

Casa Rosada da Rua Santana recebe visita de alunos de Tamandaré

No dia 20 de novembro de 2015, alunos do Centro Educacional Nossa Senhora da Conceição (CENSC), da cidade de Tamandaré, no litoral sul do Estado de Pernambuco, orientados pela professora Ana Cristina Ribeiro da Silva, serão recebidos pelo presidente Alexandre Santos, na sede da União Brasileira dos Escritores (UBE), na Rua de Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife.

Câmara Cultural coordena Congresso literário da FOCCA

Na 5ª feira passada, dia 29 de outubro de 2015, em encontro com o escritor Alexandre Santos com a participação do professor Neilton Limeira, na sede da Faculdade de Olinda (FOCCA), na Rua do Bonfim, no bairro do Carmo, no centro histórico de Olinda, o diretor acadêmico Luciano Brasileiro convidou a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural para organizar e realizar o Congresso Literário que a FOCCA que inserir no calendário cultural da cidade.

Blogs e sites recomendados

Alexandre Santos, Francisco Mesquita. Selma Vasconcelos, Bernadete Bruto. Samuel Gonçalves, Roberto Amaral, Cultura Nordestina; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Marcílio Medeiros, Djanira Silva,Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, João Carlos Cascaes, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Fernando Farias, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Jair Martins; Antônio Nunes; Farolante; Izidorio Cavalcanti; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Nivaldo Tenório, Wanderley Midei; Leony Muniz; Jade Dantas; Angústia criadora; Neide Medeiros Santos; Fátima Quintas, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Conceição Alves de Lima, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Os interessados em publicar obras literárias nas versões impressa e digital pelas Edições Moinho ou em fazer o lançamento mundial de obras digitais devem contatar o escritor Eduardo Garcia, diretor comercial da editora, pelos e-mails moinho@camaracultural.com.br e eduga52@hotmail.com ou, ainda, pelo fone (81) 99710 6871. Eduardo Garcia esclarece que os livros publicados pelas Edições Moinho ou aprovados pela Agência Gutenberg de Certificação podem constar do catálogo de vendas da loja virtual da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

 

 

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.