A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 8DE DEZEMBRO DE 2019

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural divulga programação da FLIPO 2019

No domingo, dia 08 de dezembro de 2019, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural divulgou a programação da FLIPO 2019. Clique aqui e leia a programação na íntegra.

INFORMAÇÕES GERAIS DA FLIPO 2019

Local: Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, Casa Forte, Recife

Período: 17 a 21 de dezembro de 2019

Curador Geral: Alexandre Santos

Produção Executiva: Rogério Generoso

Com programação enxuta, a FLIPO 2019 contará com o Encontro Pernambucano de Escritores, galeria ArtFLIPO, Vitrine de Lançamentos e Tribuna das Artes

Apresentação geral: Luiz Carlos Dias & Sidney Ramos

Curadoria ArtFLIPO: VAndrade

Coordenação Vitrine de Lançamentos: Rogério Generoso

Coordenação da Tribuna das Artes: Bernadete Bruto, Taciana Valença, Vera Nóbrega, Madalena Castro, Giselda Pereira e Colly Holanda

Curadoria do Encontro Pernambucano de Escritores: Alexandre Santos

Designer gráfico: Higor Viana

Concepção, elaboração e atualização do site: Systi

Assessoria Administrativa: Sueli Silva

Serviços Gerais: Paulo Roberto

ALGUMAS DAS PARTICIPAÇÕES CONFIRMADAS

  

      

 

 

 

 

 

Leusa Santos e o jornalismo ontem, hoje e amanhã

Na 6ª feira, dia 20 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 16h30, a escritora e jornalista Leusa Santos, editora do jornal 'Folha de Pernambuco', vai falar sobre o jornalismo ontem, hoje e amanhã, em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

FLIPO 2019 terá sessão especial do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira, dia 18 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 16h00, a poeta Colly Holanda vai animar sessão especialíssima do projeto 'Quarta às Quatro' no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019. Na ocasião, após a poeta Margarete Cavalcanti apresentar o quadro 'Tem uma Escritora em Cena', a dupla CarlosTadeu & Giovanni marcarem a presença Infanto juvenil e apresentação da Companhia Ciganos de Luz, um Sarau vai reunir Paulo Viola, Cássia Magalhães, Dulce Albert, Rachel Cavalcanti.

 

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

CURTINHAS

Na 6ª feira, dia 06 de dezembro de 2019, o RCR Frei Caneca deu início à distribuição digital da Antologia 2019 da Prêmio Paul Harris de Literatura, que conta com o apoio da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural. Clique aqui e conheça a publicação.

BEA e UBENY programam festa para comemorar 20º aniversário

Em 20 de dezembro de 2019, em encontro com início programado para as 19h, na sede da Biblioteca Brasileira de Nova York, sob o presidente Domício Coutinho vai liderar os festejos comemorativos dos 20 anos de fundação da Brazilian Endowment for the Arts (BEA) e da UBE-NY. Na ocasião, a BEA fará a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Machado de Assis a personalidades que se projetaram 'em nível de excelência na promoção da dignidade nacional através da língua, das letras, das artes e das tradições brasileiras'.

No sábado, dia 07 de dezembro de 2019, em concorrido encontro na Biblioteca Municipal Paul Harris, na Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, no Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, além do tradicional Sábado Literário com a participação de escritores da Academia Popular de Letras, haverá o lançamento dos livros 'Deputados e Delegados do Poder Monárquico', de Rodrigo Marzano Munari, 'Como reciclar seus papéis de trouxa', de Mariana Tamagnini Vasconi, 'Sampa em contos e crônicas negras', de Alcidea Miguel, 'Prática de escrita – Atividades para pensar e escrever', de Cida Simka e Sérgio Simka, '10 Passos Poéticos para Ser Feliz', de Elisangela Meira, 'Indisciplina, violência e bullying', de Marcia Gallo, e 'No oco da madeira', de Claudio Feldman.

Em apresentações no âmbito do projeto 'Choro e Poesia', o Tio Zé Boteco vem se apresentando todas as 4ª e 5ª feiras na área externa do Mercado Público da Encruzilhada, na zona norte do Recife.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho Coleção Maupassant

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Tema da FLIPO 2019 é instigante e desafiador

O tema da FLIPO 2019 é 'Tempos novos, Novos tempos, Tempos de sempre', trazendo à baila importantes aspectos da contemporaneidade e do desenvolvimento histórico da humanidade. Ao discutir a contemporaneidade e o desenvolvimento histórico da humanidade, a FLIPO 2019 pretende jogar foco sobre a formação cultural do País e sua repercussão no desenvolvimento histórico da humanidade.

Poemas de Bernadete Bruto em destaque

Na 4ª feira, dia 18 de dezembro de 2019, em sessão de Vitrine de Lançamentos da FLIPO, com início previsto para as 17h00, o poeta Rogério Generoso vai apresentar o poemário 'Sessenta é um poemas para uma vida', de Bernadete Bruto.

   

Antonio Campos vai proferir uma das palestras magnas da FLIPO 2019

Na 3ª feira, dia 17 de dezembro de 2019, em palestra magna de abertura da FLIPO 2019 com início previsto para as 17h30, o professor e jurista Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, vai proferir a palestra 'Cidadão no mundo contemporâneo - desafios e tendências'.

Carlos Newton Júnior ingressa na Ordem do Mérito Jorge de Albuquerque Coelho

Na 6ª feira, dia 20 de dezembro de 2019, em sessão solene no âmbito da FLIPO 2019, com início previsto para as 18h, na sequência do lançamento do livro 'Ressurreição: 101 sonetos de amor' e da Palestra Magna 'Tempo é lugar de Carlos Pena Filho', a União Brasileira de Escritores (UBE) vai reunir a Ordem do Mérito Jorge de Albuquerque Coelho para admissão do Comendador Carlos Newton Júnior.

Palestra magna de José Nivaldo Júnior afirma que a literatura recria o mundo para eternizar a vida

Na 5ª feira, dia 19 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 17h30, o escritor José Nivaldo Júnior vai Palestra Magna 'Literatura: recriar o mundo para eternizar a vida' no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Eduardo Garcia falará sobre Carlos Pena Filho

Na 5ª feira, dia 19 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 13h30, o poeta e jornalista Eduardo Garcia vai falar sobre 'O poeta do Azul', em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Damas de Lá estarão na FLIPO 2019

Na 4ª feira, dia 18 de dezembro de 2019, em show no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019, com início previsto para as 18h00, as atrizes Maria Carmen & Laura Sivini, que formam o grupo 'Damas de Lá', vão apresentar o espetáculo 'Vai Gina'.

 

Ismael Gaião será homenageado pelos 30 anos de Cordel

Na 4ª feira, dia 18 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 17h00, após proferir a palestra 'Literatura de Cordel - patrimônio cultural imaterial do Brasil' no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, o poeta, professor e agrônomo Ismael Gaião vai ser homenageado pelos seus 30 anos de militância na literatura de cordel com o Diploma de 'Escritor Homenageado da FLIPO 2019'.

 

Un festival de cine para ver con los ojos de América Latina

La 41 edición del Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, dedicada al centenario de Santiago Álvarez, los 60 años del Icaic y al aniversario 60 de la Revolución Cubana, ha echado a andar en la noche de este jueves 5 de diciembre en el Teatro Karl Marx. Clique aqui e leia a martéria na íntegra.

CURTINHAS

Clique aqui e saiba mais sobre 'Manuel A. Ferreira Deusdado: Pensamento e Obra, próximo livro impulsionado pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL).

A Editora Zéfiro recomenda a descoberta da importância de Sesimbra e da Serra da Arrábida através da leitura de 'Agostinho da Silva em Sesimbra', de Pedro Martins e António Reis Marques.

O melhor da literatura, da arte, da cultura brasileira na Suíça está na Revista Cultive. Clique aqui e veja

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Carrero falará sobre a literatura em Pernambuco?

Na 6ª feira, dia 20 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 15h30, o escritor Raimundo Carrero vai proferir palestra sobre a literatura pernambucana no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Lemos fala sobre 'Colégio de Freira. Na 6ª feira, dia 20 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 15h, o professor e crítico literário Bezerra de Lemos vai falar sobre 'Colégio de Freira em Raimundo Carrero', em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Lucia Sousa fala sobre Carrero com 70.  Na 6ª feira, dia 20 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 10h50, a escritora Lúcia Sousa vai falar sobre a 'Antologia Carrero com 70', em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Sérgio Dionízio discute jornalismo e grupos de whatzsapp

Na 4ª feira, dia 18 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 15h, o jornalista Sérgio Dionízio vai proferir a palestra 'O jornalismo e os grupos de Whatzapp', no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

Painel discute renascença da ópera em Pernambuco

Na 3ª feira, dia 17 de dezembro de 2019, em painel com início previsto para as 16h15, Marcos de Andrade e Wendell Kettle vão conversar sobre 'A Renascensa da Ópera em Pernambuco - a experiência da Academia de Ópera e Repertório da Sinfonieta UFPE', no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

A Arca da Aliança está em Pernambuco?

Na 3ª feira, dia 17 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 13h30, o escritor e jornalista Jefferson Linconn, presidente da Associação Sefardita ro Nordeste, vai falar sobre 'A Arca da Aliança', discutindo a possibilidade de uma trajetória judaica, templária e teutônica entre Jerusalém, Sefarad e Recife, em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

As influências nas artes serão discutidas por Sidney Ramos

Na 5ª feira, dia 19 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 10h50, o poeta Sidney Ramos vai falar sobre 'Utopia, Distopia, Hipo Utopia e suas influências nas artes', em palestra no âmbito do Encontro Pernambucano de Escritores, jornada Literária que integra a plataforma da FLIPO 2019.

UBE festeja passagem de mais um ano

Na 4ª feira, dia 11 de dezembro de 2019, em encontro com início previsto para as 16h, na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores (UBE) realizará sua tradicional festa de confraternização.

Sobrames-PE programa confraternização anual

No dia 21 de dezembro de 2019, em almoço com início previsto para as 12h, no restaurante CocoBambu, no Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, a SOBRAMES-PE vai realizar sua confraternização anual. Na ocasião, o presidente Luiz Coutinho fará a transmissão do cargo para o escritor Fernando Tavares, que liderará a entidade no biênio 2020-2021.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.