A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 02 DE FEVEREIRO DE 2020

Academia Brasileira de Letras reage a censura da arte no Brasil

Na 6ª feira, dia 07 de Fevereiro de 2020, a Academia Brasileira de Letras (ABL) distribuiu nota repudiando o regime de censura que, aos poucos, vem sendo implantado pelo governo Bolsonaro para ceifar a liberdade das artes no Brasil. Clique aqui para mais informações.

A nota é a seguinte:

A Academia Brasileira de Letras vem manifestar publicamente seu repúdio à censura que atinge, uma vez mais, a literatura e as artes. Trata-se de gesto deplorável, que desrespeita a Constituição de 1988, ignora a autonomia da obra de arte e a liberdade de expressão. A ABL não admite o ódio à cultura, o preconceito, o autoritarismo e a autossuficiência que embasam a censura.
É um despautério imaginar, em pleno século XXI, a retomada de um índice de livros proibidos. Esse descenso cultural traduz não apenas um anacronismo primário, mas um sintoma de não pequena gravidade, diante da qual não faltará a ação consciente da cidadania e das autoridades constituídas.

Censura tenta amordaçar a arte no Brasil

Na 6ª feira, dia 07 de Fevereiro de 2020, agindo em harmonia com o governo do Capetão Bolsonaro, alegando “conteúdos inadequados às crianças e adolescentes”, o governo de Rondônia determinou o recolhimento de 43 obras, incluindo as obras-primas 'Macunaíma' e 'Os Sertões'. Clique aqui e conheça a lista integral do livros proibidos em Rondônia.

Edições Moinho faz registro na Câmara Brasileira do Livro

Edições Moinho

Na 3ª feira, dia 04 de fevereiro de 2020, as Edições Moinho, organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural fez seu pré-cadastro na Câmara Brasileira do Livro, entidade que, desde 31 de janeiro, sucede a Biblioteca Nacional/Fundação Miguel de Cervantes na emissão de ISBN.

 

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural presta homenagem a Nagib Jorge Neto

Na 4ª feira, dia 05 de fevereiro de 2020, em pronunciamento em reunião do programa Quarta as Quatro, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional de Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural e ex-presidente da UBE, prestou homenagem à memória do escritor e jornalista Nagib Jorge Neto, ex presidente da UBE, que, em 02/02;2020, alcançou a Grande Inflexão da Vida e partiu deixando expressiva lacuna nos meios culturais da região.

 

Amazon renova estoque da série 'Baltimore'

Na 3ª feira, dia 04 de fevereiro de 2020, a plataforma de vendas Amazon comunicou à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural a renovação do estoque da novela 'Baltimore', de Alexandre Santos, com versões revistadas, incluindo a edição condensada dos seis tomos. A versão completa de Baltimore pode ser adquirido através do Amazon.com. Versão digital: clique aqui; Versão impressa: clique aqui

'São trinta copos de chope ...' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Naciones hermanas, los sueños a salvo

La presentación en la mañana de ayer del libro Acta de Guerra, 1-2-3-4 .75, del autor vietnamita Tran Mai Hanh (Editorial Política Nacional Verdad), a cargo de Nguyen Quang Thieu, vicepresidente de la Unión de Escritores de Vietnam, significó la arrancada de las múltiples actividades en las que participará la delegación vietnamita. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

El libro digital: un mundo de oportunidades. Hasta el domingo 16 tendrá lugar la presentación de ebooks de diferentes editoriales cubanas.

Curtinhas

Na 4ª feira, dia 05 de Fevereiro de 2020, a nova edição da revista Nova Águia foi lançada em Braga. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Na 5ª feira, dia 13 de fevereiro de 2020, em encontro na Biblioteca Camões, no Largo do Chafariz, 17, em Lisboa, que conta com o apoio do Movimento Internacional Lusófono (MIL), o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) vai realizar Encontro de Escritores Lusófonos.

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

UBE abre temporada 2020 do programa Quarta as Quatro

Na 4ª feira, dia 05 de fevereiro de 2020, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de ?Casa Forte, no Recife, sob o comando da poeta Colly Holanda, da União Brasileira de Escritores (UBE) abriu a temporada 2020 do programa Quarta as Quatro.

Ismael Gaião comemora 30 anos de Cordel

Em 15 de fevereiro de 2020, em encontro no Bloco Concentra Mas não sai, no bairro da Imbiribeira, na zona sul do Recife, o poeta Ismael Gaião vai lançar o CD '30 anos de cordel.

curtinhas

Até 31 de março de 2020 estarão abertas as inscrições para a sétima edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3184-3021 ou do e-mail literatura.secultpe@gmail.com

Na 6ª feira, dia 07 de Fevereiro de 2020, em concorrido encontro no Cinema São Luiz, na Rua da Aurora, no bairro do Recife, o grupo Pussy Riot lançou o livro Riot Days, com roda de conversa, exibição de filme, debate e sessão de autógrafos.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.