A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 24 DE MAIO DE 2020

'País está à deriva', afirma coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

Na 6ª feira, dia 22 de maio de 2020, após acompanhar horrorizado a exibição da gravação da reunião ministerial ocorrida no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em Brasília, em 22 de abril, permitida por decisão do ministro Celso de Melo, do STF, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, afirmou que "o Brasil está perdido".

Durante a reunião, ao tempo que abusavam de usar palavras de baixo calão, mais apropriadas em outras bocas, em outros lugares e em outras circunstanciais, o presidente e os ministros passaram ao largo dos problemas que afetam o País, incluindo a crise sanitária, que, na época, já ceifara a vida de 2.2 mil brasileiros (hoje são 22 mil mortes) e que impulsiona a brutal crise econômica provocada pela política liberal de austeridade, agiram como fofoqueiras e trataram assuntos rasteiros. A julgar por aquilo que foi dito pelos ministros das pastas responsáveis, a solução dos gravíssimos problemas que o País enfrenta na área da Educação é 'prender os ministros do STF'; para resolver os problemas na área de Direitos Humanos é 'prender governadores e prefeitos'; na área do Meio ambiente é 'aproveitar a pandemia para revogar legislação ambiental'; na Economia é 'deixar os juros altos e privatizar a porra do Banco do Brasil'. O escritor Alexandre Santos tem razão: se depender do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, o Brasil está perdido.

No domingo, dia 24 de maio de 2020, o escritor Alexandre Santos, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, ex presidente da União Brasileira de Escritores e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, publicou na plataforma literária Recanto das Letras o artigo 'A Flor'. Clique aqui para ler o texto na íntegra.
A Flor - ameaças a Democracia

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

Curtinhas

'O filho daquela que mais brilha: A incrível saga do Quilombo dos Palmares no Novo Mundo' ganha destaque no Site da Chiado Books. Clique aqui e confira.

O canal de Caroline Fortunato no YouTube apresente entrevistas descontraídas com escritores, além de eventualmente mostrar acontecimentos literários e culturais. Clique aqui e conheça o canal.

O artigo 'A oferta de serviços públicos como instrumento de elevação da renda', do escritor Alexandre Santos, ex presidente da União Brasileira de Escritores (UBE),
presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, vem despertando muitas discussões. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

A partir da 3ª feira, 19 de maio de 2020, por dez dias, graças à união de celebrados Festivais como Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Toronto e Tribeca, grandes filmes serão exibidos no Youtube. Clique aqui e acesse o canal.

Na 4ª feira, dia 20 de maio de 2020, o Brasil comemorou o Dia Nacional do Pedagogo.

O poeta Antonio Cabral Filho está organizando a 6ª antologia poética 'Poesia Pau Brasil'. A inscrição deve ser feita através do email paubrasilrevista@gmail.com

Para superar dúvidas na hora de escolher o Vinho, Silvana Meireles recomenda o livro 'Vinho do Novo Mundo: conhecimento para beber melhor'. Outras informações poder
ser obtidas no site Vinho do Novo Mundo

A Companhia Brasileira do Livro (CBL) abriu inscrições para a edição 2020 do Prêmio Jabuti. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar a trabalhar. Vamos ajudar os artistas

Revolutions Beatles Band na campanha em favor da arte e dos artistas

Em parceria com a Revolution Beatles Band, o Beatles Lounge Brazil está promovendo campanha para ajudar músicos e famílias desassistidas devido ao isolamento social com Rifa, cujo prêmio será um show de 2 horas da banda. O sorteio acontecerá quando 100% da rifa for vendida. Maiores informações pelo @revolutionbeatlesband

Com arte entregue ao 'Deus dará', sociedade se une para apoiar artistas

Junto com personalidades e entidades, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural está na campanha que visa apoiar artistas em dificuldade neste momento de pandemia. Entre estes artistas, está o poeta Miró, também conhecido como 'Miró da Muribeca' - um poeta pernambucano que viveu boa parte da vida no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, mas ficou conhecido por perambular pelas ruas do Recife com a poesia do corpo e os seus livros embaixo dos braços. Atualmente, Miró, autor de 17 livros, vive no Hotel Central, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

Além de talento, os artistas precisam ter coragem

No sábado, dia 23 de maio de 2020, o escritor Alexandre Santos, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, ex presidente da União Brasileira de Escritores e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, publicou na plataforma literária Recanto das Letras o artigo 'Além de talento, os artistas precisam ter coragem'. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

 

 'Até quando terei' é o novo poema de Carlos Maia

Até quando terei
Que suportar esses
Capitalistas Selvagens.
Até quando estarei preso

Neste cárcere,
Que é meu próprio corpo.
Quando poderei voar novamente
Em espantosa velocidade

Pelos confins do universo.
A minh'alma anseia
Por isto!!!

Virus, aislamiento…lectura

Como parte que soy del grupo de riesgo por la edad he encontrado muy beneficioso el consejo de los psicólogos de ponernos metas cada día, pero se va haciendo difícil: horarios para arreglar en la casa lo que ni siquiera hay que ordenar, escuchar música, atender las informaciones, ver la televisión, las series, las películas y aquellas que tenemos en los equipos, les llamo mi particular historia del cine, y naturalmente leer, leer. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Curtinhas

A Cultive Littérature Art Solidarité anuncia que, por ocasião do 34° Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, entre os dias 28 de outubro ao 01 de novembro de 2020, lançará a VII Antologia Cultive, cujo tema é 'Era uma vez um Anjo'. A inscrição para participação antologia poderá ser feita até o dia 30 de abril 2020. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cultivelitterature@gmail.com.

A obra de António Sérgio, meio século depois, ganha destaque na 26ª edição da revista Nova Águia. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Junto com o catálogo das Publicações Maitreya, a página da editora Zéfiro oferece os livros de Omraam Aïvanhov. São cerca de 150 novos títulos sobre espiritualidade, filosofia ocidental/oriental, portugalidade mística, saberes tradicionais, terapias alternativas, entre outros temas.

A Casa do Fauno fica no Caminho dos Frades, nº 1, na Quinta dos Lobos, em Sintra, em Portugal

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Antonio Campos comemora centenário do Papa João Paulo II

 

Na 2ª feira, dia 18 de maio de 2020, o escritor Antonio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, publicou artigo comemorativo ao Centenário do Papa João Paulo II. Clique aqui e leia o artigo na íntegra

Golpe Store aumenta presença nos meios culturais do País

A Golpe Store, que se localiza no Espaço Etiqueta Verde, na Rua Conselheiro Portela, no bairro do Espinheiro, no Recife, é uma empresa que produz e comercializa produtos identificados com questões sociais, políticas, econômicas, ambientais e éticas orientadas às reflexões e debates sobre o cotidiano da sociedade brasileira na perspectiva do fomento às liberdades individuais e coletivas. Conta com nosso apoio. Clique aqui e faça uma visita digital a loja.

'Marielle' é o novo poema de Alexandre Santos no Recanto das Letras

No domingo, dia 24 de maio de 2020, o escritor Alexandre Santos, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, ex presidente da União Brasileira de Escritores e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, publicou na plataforma literária Recanto das Letras o poema 'Marielle'. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Sargaço Nigthclub na disputa do Festival NOS Alive

Por todas as razões do mundo, a banda Sargaço NigthClub vem fazendo muito sucesso. Clique aqui e assista ao clipe O Mundo sem Nós gravado em 2019, no Estúdio Apollo 17. A música, que é inspirada no livro homônimo "The World without Us", do jornalista norte-americano Alan Weisman, foi lançada no primeiro EP da banda, em 2018, e é um chamado à reflexão que hoje se torna urgente, para que quando tudo isso passar, possamos ter um modo de vida sustentável à continuidade de nossa própria existência. Está no endereço https://youtu.be/ED7qdQcvWaI. A Voz do ESCRITOR recomenda.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.