A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 28 DE JUNHO DE 2020

NINGUÉM AGUENTA MAIS

O Tempo passa e Bolsonaro não sanciona Lei Aldir Blanc

O Brasil que, um dia já pensou ser a terra natal de Deus, descobriu-se covil do Capetão. Nos dias correntes, além da pandemia de Covid-19, o Brasil precisar lidar com a perversidades do Capetão Bolsonaro. Imagine que, até agora, o perverso Capetão não sancionou a Lei 1075/2020, também chamada 'Lei Aldir Blanc', que estabelece auxilio emergencial para os meios artísticos.

Os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar a trabalhar. Vamos ajudar os artistas

Câmara Cultural denuncia descaso do Governo Bolsonaro com a arte e a cultura no Brasil

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

Curtinhas

Na crônica 'Acordão', Homero Fonseca aprecia a ofensiva judicial-midiática que parece ajustar os interesses do presidente Jair Bolsonaro e as Elites churebas. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Cultura e revolução. Clique aqui e ouça música intimista & contemplativa.

O projeto 'Cantos e versos na estrada' levado adiante no canal do poeta Marcos Passos no YouTube apresenta São José do Egito programa 02, gravado durante a Festa do Louro. Clique aqui e assista.

Clique aqui e assista o 'Ataque de Lampião a Mossoró', considerado pelos organizadores como 'o maior espetaculo a céu aberto sobre Cangaço já realizado'.

Na 6ª feira, dia 26 de junho de 2020, em live pelo Facebook, Sidney Ramos e Allan Sales realizaram um 'bate-papo poetizado'.

Há recomendaçáo para a leitura do Livro 4 "Debts With Devil". Clique aqui.

Em agosto, o Sarau das Artes vai completar 11 anos, com 216 edições presenciais e uma virtual, além de mais de 3.600 apresentações artísticas.

Em projeto associado ao 58º aniversário, a Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes vai realizar Concurso Literário Virtual nas categorias literárias de poesias e prosa. As inscrições seguem até 20 de julho de 2020

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Rogério Generoso fala sobre poesia paras acalmar a alma

Na 3ª feira. dia 07 de julho de 2020, em live com início marcado para às 19h, no canal de Instagram da UniNassau, o escritor, produtor cultural e editor Rogério Generoso vai falar sobre poesia para acalmar a alma em entrevista à professora Carman Lúcia Couto.

O poeta Rogério Generoso divulgou o poema 'Crenças'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

 

Bezerra de Lemos divulga crítica literária do conto 'A noviça'

Na 6ª feira, dia 26 de junho de 2020, o professor Bezerra de Lemos divulgou o texto 'Um mergulho da consciência social e o tempo na prosa de ficção' no qual faz a crítica literária do conto 'A noviça', de Alexandre Santos. Clique aqui e leia a crítica na íntegra.

Curtinha

'A invasão das Guaraçumas' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Na 6ª feira, dia 26 de junho de 2020, o escritor Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, ex presidente da União Brasileira de Escritores e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, divulgou o artigo 'Por uma cultura de conservação e manutenção'. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Clique aqui veja os fragmentos da obra de Alexandre Santos no Recanto da Letras.

fondo cubano de fomento cinematográfico
Un cine financiado por el pueblo

En los últimos días de mayo, el Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (icaic) anunció la convocatoria para que los cineastas cubanos apliquen a la primera edición del Fondo de Fomento Cinematográfico. El hecho resalta en medio del difícil escenario que aún nos impone la lucha contra la covid-19 y siembra la semilla de la primera cosecha tras varios años de intenso trabajo en el sector. El Fondo surge a partir del Decreto-Ley 373/2019 del Creador Audiovisual y Cinematográfico Independiente, que proporcionó un anhelado soporte legal a esa actividad artística con sus particularidades en Cuba. Los montos financieros –provenientes, en primer lugar, del presupuesto que destina el Estado cubano para la cultura, aunque se reconocen otras fuentes, como las donaciones– que sean asignados, tras la selección que el comité haga entre los proyectos presentados, harán posible la creación de obras que difícilmente pudieran llegar a ser algo más que una idea en el papel, de no contar con apoyo estatal. Clique e leia a matéria na íntegra.

Curtinhas

No sábado, dia 27 de junho de 2020, em encontro regulado pela 'nova normalidade' prevalecente em Portugal, além da nova temporada de 'A Medicina da Voz', com Teresa Gabriel', a Casa do Fauno apresentou o Serão de Baco, com degustação de vinhos seleccionados.

Premio Municipal de Periodismo 2020 rinde homenaje a la periodista zuliana Olga Luzardo Nació el 29 de febrero de 1916 en Paraguaipoa y al cumplirse su centenario en 2016, el presidente Nicolás Maduro le entregó la Orden Libertadores y Libertadoras de Venezuela, por ser pionera en la defensa de la clase obrera. Ese mismo año fallece, dejando como legado sus poesías, su lucha por los derechos de la mujer y su defensa por la patria. Clique aqui e veja outras informações

El 24 de junio de 1821 sucede la batalla que daría un paso definitivo hacia la emancipación de Venezuela. Una pléya de de héroes se conjugan en el campo de Carabobo, las lanzas de Páez, Cedeño y Plaza, que ese día ofrendaron sus vidas, con Pedro Briceño Méndez en la logística. El general La Torre es sorprendido y envuelto por la carga patriota. Los Bravos de Apure son repelidos pero interviene el Batallón Británico. La Torre ve aproximarse la derrota, y sus tropas también, que huyen en desorden. Perdieron la vida cerca de 3 mil realistas. Las bajas patriotas, unos 200 muertos y heridos. A la gloria en Carabobo sigue la rendición de La Guaira, la toma de Cumaná y la capitulación de Cartagena. Sobre los hombros de Carabobo, Bolívar abarcó con su mirada visionaria la libertad de toda Suramérica. Clique aqui e veja outras informações.

Em nota distribuída às redes sociais, o Editorial Qilqana anunciou que o escritor argentino Germán Cáceres foi o grande ganhador da edição 2020 da Convocatória 'Novela Juvenil' com 'Pedadilla galáctica'.

Pandemia de covid-19 continua fazendo baixas. A edição 2020 do Salão do Livro de Genebra foi cancelada. A próxima edição será realizada em abril de 2021.

Começou a circular a edição inaugural da do primeiro número da Revista Correlação de Forças, Publicada em Portugal, com forte ligação ao Brasil. Clique aqui e leia a publicação na íntegra.

A 26ª edição da revista Nova Águia trás matéria sobre Mário Bigotte Chorão. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Novo ministro da educação é tão mentiroso quanto Bolsonaro

Nas primeiras 48 horas no cargo de ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli já deu provas de que está a altura do governo Bolsonaro. Ainda na 5ª feira, dia 25 de junho de 2020, poucas horas após a sua nomeação para suceder o mal feitor Abraham Weintraub, o reitor da Universidade de Rosário negou que Decotelli tivesse concluído o curso de doutorado por ele exibido no currículo. No dia seguinte,veio à tona que a tese de mestrado por ele defendida na FGV é plágio puro.

Piñera: La guerra contra Chile

Na 5ª feira, dia 25 de junho de 2020, em canal do YouTube, o CineClube 'Soy Loco por ti America' exibiu o filme 'Piñera - La Guerra contra Chile', abrindo o Ciclo de palestras do Cordel 'Pandemia, Crise e Universidade'.

Cenas da poesia contemporânea em live

Na 5ª feira, dia 02 de julho de 2020, em encontro pelo Google Meet, com início programado para as 16h, com mediação do professor e escritor Fábio Oliveira, os poetas Sandra Liss, Jacquinha Nogueira e Evanilson participarão do sarau 'Poetas, Flores e Asfalto: cenas da poesia contemporânea'.

Alessandra Mello profere palestra na ACLCL

No sábado, dia 27 de junho de 2020, em palestra promovida pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), a jornalista Alessandra Mello, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, falou sobre 'o Jornalismo em tempos de pandemia'.

Coronavírus desmoraliza tropas de Bolsonaro

Coronavírus desmoraliza tropas e cloroquina do Capetão Jair Bolsonaro e avança no Brasil. Neste domingo, dia 28 de junho de 2020, já são 1.344.143 brasileiros ifectados e 57.622 mortos. 

A banda 'Mar assombrado' faz sucesso no YouTube. Clique aqui e acompanhe vídeo com uma longa declamação poética.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.