A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 26 DE JULHO DE 2020

UBE indica Alexandre Santos para disputar Troféu Juca Pato

No sábado, dia 25 de julho de 2020, talvez como forma de marcar o Dia Internacional do Escritor, o escritor José Renato Siqueira, presidente da União Brasileira de Escritores, indicou o romancista Alexandre Santos, coordenador da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, autor de 36 livros, para concorrer a edição 2020 do Troféu Jucá Pato mantido pela UBE-SP.

curtinha

'A vingança da viúva' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

Curtinhas

O documentário '1917, A Greve Geral', produzido em 2017, com direção de Carlos Pronzato, que trata de primeira greve geral do Brasil, ocorrida em julho de 1917, por organizações operárias de origem anarquista, uma das mais abrangentes e longas da História do Brasil, recebeu o Prêmio Destaque Liberdade de Imprensa outorgado pelo jornal Tribuna de Imprensa Sindical, em 2017.

Em 01 de agosto de 2020, em encontro das 18h às 20h, com apresentação de Nando Poeta e Tonha Mota, a Live Cultural 'Embarque na Estação do Cordel' reunirá convidados de todo país para comemorar o terceiro ano de atividades na cidade de Natal.

Em agosto de 2020, a Editora Matarazzo publicará edição especial da revista Escritores Brasileiros contemporâneos, com a participação de 15 poetas negras.

Informações sobre o III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, cujo prazo de inscrições está chegando ao fim, podem ser obtidas pelo fone (79) 99944-3584.

O 33º Concurso Literário Internacional de Poesias, Contos e Crônicas promovido pela Academia Literária Internacional, que homenageará Leonir de Lourdes Batiúna e é aberto a trabalhos em tema livre em português, espanhol, francês e italiano, receberá textos até 02 de setembro de 2020 pelo e-mail gaya.rasia@hotmail.com

Valter da Rosa Borges convida para uma visita à sua página na Internet. Basta clicar aqui.

'Direito, cultura e arte' é o canal mantido por Ricardo Bezerra, Presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas e Sócio Efetivo da Academia Brasileira de Direito, no YouTube. Clique aqui e saiba mais.

Esse ano o Café Literário programado para o dia 02 de agosto de 2020, às 9h, vai ser virtual.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Escritores festejam Dia Internacional do Escritor

No sábado, dia 25 de julho de 2020, em entrevista concedida ao programa Cultura e Cidadania no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Escritor, o presidente José Renato Siqueira falou sobre a UBE, sua história, seus avanços e suas conquistas.

No sábado, dia 25 de julho de 2020, em nota distribuída às redes sociais, por ocasião do Dia Internacional do Escritor, o escritor Alexandre Santos, coordenador da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, reiterou a importância dos artistas da palavra para fortalecer o Homem e a sociedade frente aos perigos próprios do egoísmo, especialmente nestes dias marcados pela intolerância, preconceito e desumanidade.

No dia 25 de julho de 2020, marcando a passagem do Dia Internacional do Escritor, o escritor Natanael de Vasconcelos, presidente do núcleo Garanhuns da UBE, distribuiu o artigo 'Ser escritor'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Confirmado Prêmio Paul Harris de Literatura

O Rotary Club Recife Frei Caneca e a UBE renovaram parceria para realizar a edição 2020 do Prêmio Paul Harris de Literatura com a participação de até 20 escolas da rede pública do ensino médio de Pernambucano.

 

A gripezinha de Bolsonaro avança

Já são 2.419.091 infectados e 87.004 mortos. Este genocídio não pode passar em branco.

 

Os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar a trabalhar. Vamos ajudar os artistas

Câmara Cultural denuncia descaso do Governo Bolsonaro com a arte e a cultura no Brasil

Premio Nacional de Danza para Johannes García

Johannes García, una de las más prominentes figuras de la danza folclórica en nuestro país, fue galardonado, este miércoles 22 de julio, con el Premio Nacional de Danza 2020, otorgado por el Consejo Nacional de las Artes Escénicas del Ministerio de Cultura de la República de Cuba. Clique aqui e leia a matéria íntegra.

Curtinhas

Entre 27 de agosto e 13 de setembro de 2020, Lisboa será movimentada pela 90ª feira do Livro.

Mercedes Sosa, eterna militante argentina dedicada à cultura popular como instrumento de luta e de integração latino-americana, está viva como sempre. Clique aqui para conhecer mais sobre ela.

Clique aqui e conheça a declaração do Movimento Internacional Lusófono (MIL) sobre a situação na província moçambicana de Cabo Delgado.

Em sua 26ª edição, a revista Nova Águia destaca o artigo 'Portugal, razão e mistério: a trilogia'. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 

O CLAE, que representa um instrumento de união, organização e intercâmbio dos escritores latinoamericanos de todas as modalidades literarias, vai lançar a 'Antologia Latino-americana'. Clique aqui e conheça o CLAE.

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Partida de Sílvio Hansen abre grande lacuna na cultura pernambucana

No domingo, dia 26 de julho de 2020, o poeta e artista plástico Sílvio Hansen alcançou a Grande Inflexão da vida, abrindo expressiva lacuna no meios culturais da Região. Na ocasião, em nota distribuída às redes sociais, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural lamentou a partida do antigo colaborador, idealizador e primeiro curador do espaço Art-FLIPO, que integra a plataforma da FLIPO.

A nota distribuída foi a seguinte:

A Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural lamenta a partida do poeta e artista plástico Sílvio Hansen, que, nesta data, alcançou a j Inflexão da vida, abrindo
expressiva lacuna no meios culturais da Região. Idealizador e primeiro curador do espaço Art-FLIPO, Sílvio Hansen, que deixou vasta obra artística e cultural, foi idealizador e curados do projeto Velório Poético, fundador do grupo Invenção da Poesia, diretor e autor da marca dos 60 anos da UBE.

Batuques de Pernambuco prestam homenagem a Alexandre Paraíso

No domingo, dia 26 de julho de 2020, em live com a participação de Bebeto Cruzz, o programa Batuques de Pernambuco prestou trubuto a memória de Alexandre Paraíso, que nos deixou recentemente.

Segue o Som galera!. No dia 15 de agosto de 2020, em encontro à partir das 18h em canal no Youtubeaior festival de música autoral brasileira apresentará sua 2º edição, com a apresentação
de 20 grandes nomes da música independente e também poesia. Clique aqui e saiba mais.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.