A voz do ESCRITOR

 

        Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 23 DE AGOSTO DE 2020

Bolsonaro é o Inimigo Número Um do Livro

Ao tempo que poupa as grandes fortunas, protege os bancos e mantém bilionários subsídios para setores econômicos consolidados, a proposta de Deforma Tributária do governo Bolsonaro sangra o Povo brasileiro. Em meio a outras perversidades irresponsabilidades, a proposta apresentada pelo ministro Paulo Guedes prevêem uma taxação de 12% sobre os livros, eliminando o estímulo à leitura pensado por Jorge Amado. É nisso que dá ser governado por ogros.

Estamos Guerreando!

Assim como todas as atividades que integram a cadeia da cultura, o Sebos, que dedicam ao comércio de livros usados, estão passando maus bocados. É o caso do Elizart, sebo localizado na Av. Marechal Floriano, nº 63, que vem de pai para filho há 47 anos e sempre foi uma referência em livros usados no Rio e no Brasil. A Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural reforça o movimento de apoio aos Sebos recomendado pela @ElizartLivros

Pandemia já infectou 3 milhões e 600 mil brasileiros

No domingo, dia 23 de agosto de 2020, contando com a inércia e irresponsabilidade cúmplice do governo Bolsonaro, a pandemia da cepa Covid-19 do coronavirus avança, espalhando morte e sofrimento pelo Brasil. Já são 3.605.783 infectados e 114.744 mortos. Este genocídio não pode passar em branco.

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

Curtinhas

Clique aqui e leia o livro 'Rita Lee - uma Autobiografia'. Recomendo.

O poeta Rogério Generoso divulgou a trilogia poética 'A orte, o tempo e a vida'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Na 6ª feira, dia 21 de agosto de 2020, quando dedicou a Live de 'O Som da Montanha ao sertão do Pajeú, Petrônio Lorena conversou com o ator Carlos Silva, que comemora 25 anos de carreira.

Clique aqui e leia uma crônica de Lau Siqueira.

Na 3ª feira, dia 25 de agosto de 2020, em encontro transmitido pelo Instagram às 19h, Adélia Barbosa e Fabiana Barboza discutiram a ancestralidade das histórias de tradição oral, de boca e inventadas.

Nova messe de sonetos, trazendo Leonires Leite/Sulamita Costa, Oliveira Caruso, Nerinvan Barboza/Escada, Thiago Bandeira, Antonio Francisco Pereira, Euvaldo Lima, Avelino Araújo e Juan Ignacio Ferreras, para deleite dos nossos prezados leitores.

No sábado, dia 22 de agosto de 2020, com entrevista ao escritor e dramaturgo capixaba Wilson Coêlho, o Programa 'Sim para a Literatura' prestou homenagem ao escritor espanhol Fernando Arrabal. A entrevista foi transmitida pelo YouTube.

VI Seminário das Academias Literárias de Sergipe. No sábado, dia 29 de agosto de 2020, reunião de membros das Academias Literárias de Sergipe vai discutir a Literatura infantojuvenil.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Cultura festeja os 25 anos da Novoestilo

No sábado, dia 22 de agosto de 2020, por ocasião do 25º aniversário de fundação da Editora Novoestilo, criada pela escritora e editora Salete Rego Barros, o escritor Alexandre Santos registrou a efeméride e parabenizou a editora "que não fraqueja e mantém a bandeira da Resistência Cultural erguido e desfraldada"

No sábado, dia 22 de agosto de 2020, por ocasião do 25º aniversário de fundação da Editora Novoestilo, a escritora e editora Salete Rego Barros distribuiu o texto 'Novoestilo: 25 anos - Aos que fazem a diferença no mundo'. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural abre canal para apresentação do programa 'Arte Agora'

Na 5ª feira, dia 20 de agosto de 2020, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural abriu o canal na plataforma digital YouTube, de onde, com a participação dos escritores Alexandre Santos, Rogério Generoso e Jacqueline Torres, vai apresentar o programa semanal 'Arte Agora', com entrevistas com personalidades culturais, notícias sobre a cena artística e bate-papos sobre política cultural, eventos, obras e autores. A apresentação de estreia do programa 'Arte Agora' será em 08 de setembro, com entrevista da vice-governadora que, entre outros assuntos, vai falar sobre a Lei Aldir Blanc, de apoio emergencial ao mundo cultural, e sobre a resistência à tentativa do governo Bolsonaro de taxar o livro.

 

Midiout distribui Ficha Técnica de 'Bel de Tal'

A gravação da canção 'Bel de Tal', que tem letra de Alexandre Santos e música de Isaac Sete Cordas, foi gravada no Midiout Estúdio, em Olinda. Além de Isaac Sete Cordas (voz e violão), a gravação contou com a participação de Zildemar Félix (Trompete), Igor Cavalcanti (Baixo), Laura Sivini (backing vocal), Felipe Maia (Bateria). Clique aqui e ouça a música.

Ficha técnica:
Voz: Isaac Sete Cordas
Trompete: Zildemar Félix
Baixo: Igor Cavalcanti
Participação Especial: Laura Sivini - backing vocal
Bateria: Felipe Maia (sequenciamento MID)
Técnico de som / Master: Felipe Maia
Gravação, mixagem e masterização digital: Midiout Estúdio

curtinha

'As espanholas do último verão' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Uneac 1961, un nacimiento campal

El Presidente Miguel Díaz-Canel, en su cuenta de Twitter, expresó: Felicitaciones a los escritores y artistas cubanos integrantes de la Uneac en ocasión de su aniversario. Guardo inolvidables recuerdos de encuentros con miembros de la Uneac que me han aportado valiosas enseñanzas, experiencias y criterios. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Curtinhas

Amparado por el bloqueo de EE. UU. a Cuba, Google cierra canal de YouTube del diario Granma. La razón esgrimida, usada también contra los canales de la Mesa Redonda y Cubavisión Internacional, es que el diario Granma infringe «las leyes de exportación» de Estados Unidos. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Câmara Cultural denuncia descaso do Governo Bolsonaro com a arte e a cultura no Brasil

Os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar a trabalhar. Vamos ajudar os artistas

Edir Meireles confirma presença na Feira do Livro de Lisboa

O escritor carioca Edir Meireles, ex-presidente da UBE-RJ e comendador da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, confirmou participação na Feira do Livro de Lisboa, que acontecerá entre os dias 27 de agosto e 13 de setembro, no Parque Eduardo VII.

Poetas rememoram 16 anos desde a primeira apresentação do 'Invenção de Poesia'

Na 3ª feira, dia 18 de agosto de 2020, festejando a passagem de 16 anos desde a realização do primeiro recital 'Invenção de Poesia', acontecido na Biblioteca Popular de Casa Amarela, o poeta Rogério Generoso lembrou que aquele recital marcou a sua estréia numa ação cultural. Daquele encontro, além de Rogério Generoso, participaram os poetas Altair Leal, Jacqueline Torres, Vanessa Sueidy, Sachico Shinozaki e Silvio Hansen.

Jacqueline Torres participa de Sarau da Juventude

No sábado, dia 22 de agosto de 2020, em encontro transmitido pelo FaceBook, no âmbito das Lives 'Sarau da juventude', Andreza Kamylla conversou com a poeta Jacqueline
Torres.

Cordel no contexto da Educação

Na 2ª feira, dia 17 de agosto de 2020, em encontro promovido pelo Coletivo Tereza Costa Rego de Cultura, os poetas Felipe Jr. e Shirley Izabela conversaram sobre literatura de cordel no contexto da educação.

Os autores interessados em divulgar livros no expositor na estação central do MetroRec devem manter contato com a secretaria da entidade, através do fone (81) 3441-7488 ou do e-mail ube.br.1758@gmail.com ou com a diretora Bernadete Bruto pelo Whatsapp 99743-0777. O número de vagas no expositor é limitada.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.