A voz do ESCRITOR

 

          Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação  União Brasileira de Escritores     

 

EDIÇÃO DE 08 DE NOVEMBRO DE 2020

Mundo festeja derrota da truculência, da petulância, da ignorância, da imbecilidade e da estupidez nos Estados Unidos 

No sábado, dia 07 de novembro de 2020, em meio a uma chuva de denúncias de fraude e de recursos à justiça, os meios de comunicação declararam que Joe Biden derrotara Donald Trump na corrida para a Casa Branca, provocando uma explosão de alegria pelo Planeta, que torcia contra o atual presidente dos Estados Unidos - líder mundial da extrema direita e que, mais do que todos os seus antecessores, encarna a truculência, a arrogância, a ignorância, a petulância, a imbecilidade e a estupidez. Ao contestar o resultado da eleição, no entanto, Donald Trump presta um grande serviço ao mundo, pois, desmoraliza a 'Democracia dos EUA', que dá pouca importância ao voto das pessoas, e prova que os norte-americanos são mais ágeis para decidir eleições no país dos outros. A eleição de Joe Biden isola, ainda mais, o governo ultradireitista do Capetão Bolsonao.

'A semana em revista' aprecia derrota do Capetão Bolsonaro nas eleições dos EUA

No sábado, dia 07 de novembro de 2020, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, com a perspicácia e irreverência de sempre, Alexandre Santos e Fernando Moura passaram a semana em revista, discutindo, além da derrota do presidente Jair Bolsonaro e da desmoralização da Democracia praticada nos EUA, o apagão no Amapá e o perfil dos partidos que disputam as eleições municipais no Brasil. Clique aqui para assistir o programa na íntegra.

Fundação Joaquim Nabuco entra na briga para preservar bairro lúdico do Recife

Segundo parecer dos arquiteto Zeca Brandão e Milton Botler, a prefeitura do Recife não tem como aprovar projeto para construção de filial do mini-Shopping Atacado dos Presentes na Avenida 17 de agosto, no bucólico Bairro de Casa Forte, no Recife. Além de descaracterizar a região e causar transtornos à população local, em parecer contratado pela FUNDAJ, os arquitetos lembram que o projeto não apresenta estudos de impacto viário e de vizinhança, inclusive nos aspectos econômicos e sociais. Além da prefeitura do Recife, o parecer foi encaminhado para a Fundarpe, IPHAN e Ministério Público.

Poesia de Qualidade


O que é a natureza

Por modo de dar forma universal a dramas pessoais
A americana recebeu o Nobel de Literatura.
Não há reclamar. Acho correto.
Injusto é o nosso Manoel (de Barros) botar grandeza nas insignificâncias
Coisificar sentimentos
Humanizar o Tempo
E ao ferir de enxada a barriga do vento
Ele nem sair sangue da bunda.

Marcelo Ribeiro

Vem aí o 'Alexandre Santos convida'

Edições Moinho recomendam

  Árchias G'Dausbbah Maldição é fé- R$ 60,00

O moinho 'O dossiê de Gustaff' Cique aqui e adquira o livro por apenas R$ 9,99. O Attache 'Cultura, Arte e Literatura' é uma coletânea de artigos produzidos por Alexandre Santos com algumas das suas preocupações vinculadas a temas de natureza cultural.

 

Curtinhas

Clique aqui e assista a entrevista concedida por Antonio Cabral Filho a Pedro César Batista, no programa 'Letras e Livros', na TV Comunitária de Brasília.

Na 5ª feira, dia 19 de novembro de 2020, com a participação confirmada de María Paulina Soto Labbé, Enrique Saravia e LeandroColling, o Observatório Itaú Cultural realizará o Seminário Convivência Intercultural–Perspectiva Latino-Americana para debater a criação de um Índice de Convivência Intercultural (ICI) e seus impactos.

Clique aqui e saiba mais sobre ‘A revolta da chibata. Clique aqui e leia.

Conceição Maciel foi premiada no 33° Concurso Internacional de Poemas, Contos e Crônicas promovido pela Academia Alpas 21. Clique aqui e leia a matéria.

Na 2ª feira, dia 09 de novembro de 2020, em encontro com início programado para as 17h, transmitido ao vivo pelo Facebook, Homero Fonseca e o escritor cubano Leonardo Padura conversarão sobre Literatura universal. A conversa poderá ser acompanhada pelos endereços da Bienal de Pernambuco, The Book Company e Boitempo. Basta clicar.

Por merecidas razões, o blog #OxeRecife, mantido pela jornalista Letícia Lins, é um dos mais visitados neste últimos tempos. Eu recomendo. Clique aqui e conheça o #OxeRecife.

A poeta Rachel Carrilho é o 'Destaque Literário' do Espaço Cultura Nordestina. Ela merece.

Na 3ª feira, dia 03 de novembro de 2020, o poeta Felipe Júnior apresentou a ACORDEL aos ouvintes da Rádio Folha 96,7 FM.

Clique aqui e leia a obra completa de Mafalda, criada por Quino

Clique aqui veja os fragmentos da obra de Alexandre Santos no Recanto da Letras.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho 

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Gabinete Português de Leitura festeja 170 anos de fundação


Na 3ª feira, dia 03 de novembro de 2020, em mensagem ao presidente Celso Stamford, o escritor Alexandre Santos transmitiu as felicitações da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural pela passagem dos 170 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura.

 

Alane da posse a novos acadêmicos nas Alagoas


Na 3ª feira, dia 03 de novembro de 2020, em solenidade remota pela plataforma Meet, o núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste de posse aos acadêmicos André Aprígio, Miriam Monte, Gigi Aciolly, Leonardo Jordão e Sebastiana Amorim.

 

Sem festas oficiais, Brasil comemora Dia Nacional da Língua Portuguesa

Na 5ª feira, dia 05 de novembro de 2020, sem qualquer manifestação significativa pelo governo entreguista do Capetão Jair Bolsonaro, o Brasil registrou o ‘Dia Nacional da Língua Portuguesa’, estabelecido formalmente pela Lei N° 11.310, de 2006, em Homenagem a Rui Barbosa.

 

Líderes profissionais lançam revista sobre Democracia, Soberania e Crescimento Econômico

Na 2ª feira, dia 02 de novembro de 2020, em concorrido encontro pela plataforma Zoom, com a transmissão ao vivo pelo canal Arte Agora no Youtube e presença dos dirigentes e convidados, com coordenação do engenheiro e escritor Alexandre Santos, o Grupo Sued Castro Lima de Estudos da Soberania, da Democracia e do Crescimento Econômico (GSCL) fez o lançamento nacional da revista ‘Democracia & Soberania’, que conta com artigos de Alexandre Santos (O Brasil precisa se libertar dos ranços que travam o crescimento), Anita Leocádia Prestes (Autoritarismo e Fascismo no Brasil contemporâneo), Carlos Campos (O armamento e a soberania das nações), Everaldo Feitosa e Arthur Azeredo (O Brasil como protagonista na nova economia verde do planeta), Francis Bogossian (A Engenharia e a Soberania da Nação Brasileira), José Ailton (Cenários Energéticos Pós Pandemia), José Dirceu (Reforma tributária e a desigualdade), Natanael Sarmento (A confusão operacional-repressiva e ideológica das Forças Armadas brasileiras em face à vassalagem à burguesia e ao imperialismo norte-americano: militarização e Paramilitarizacão do governo atual), Roberto Requião (Preocupação com a suposta ascensão do fascismo no País) e Wladimir Pomar (Um exercício sobre desenvolvimento. Na ocasião, após pronunciamento do coordenador Alexandre Santos sobre a publicação e o processo que levou a ela, o GSCL prestou homenagem à memória do patrono Sued Castro Lima, com pronunciamentos dos dirigentes Aníbal Valença e José Mário Cavalcanti, do professor Paulo Cunha, do irmão Luciano Castro Lima. Clique aqui e assista o registro da reunião.

Curtinha

'O melhor time do mundo' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Wemilere 2020

La fiesta incluye la venta de libros, la realización de talleres de danza para niños y jóvenes, exposiciones de comidas y bebidas típicas, junto a presentaciones en vivo de artistas, en la Casa de Cultura y el patio del Museo, así como en el anfiteatro de la localidad, donde el día 14, a las 8:00 p.m., finalizará el Wemilere 2020. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 

Curtinhas

Jorge Sepulveda regista felicidade com o início do 2do Censo Latinoamericano de Arte Contemporáneo, que es coordinado por Trabajadores de Arte y más de 320 personas en 15 países del Continente. Clique aqui e participe.

Clique aqui e leia a coletânea 'El Che en la Psicología Latinoamericana, organizada por Edgar Barrero Cuellar.

Para quem gosta de Beatles: clique aqui e veja o catálogo das canecas Yoko.

Falando sobre o II Festival de Cultura Cubana e similaridades entre a ilha e Brasil, o Cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón declarou que “Cultura é fenômeno que transborda Cuba”. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

Alexandre Santos fala sobre Democracia no Pernambuco Filosófico

Na 5ª feira, dia 05 de novembro de 2020, em encontro transmitido ao vivo pelo Instagram e replicado pelo canal Arte Agora, em entrevista a Ernesto Viriato no âmbito do programa ‘Pernambuco Filosófico’, o escritor Alexandre Santos falou sobre ‘A importância da Democracia’. Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.

'Arte Agora' apresenta grandes nomes da cultura nacional

O portfólio de entrevistas do canal 'Arte Agora', que a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural mantém no YouTube, reúne grandes nomes da cultura nacional e vem constituindo ambiente de deleite e pesquisa.

Entre os nomes já presentes no banco de entrevistas estão

08/09/2020: José Renato Siqueira
14/09/2020: Bernadete Bruto
15:09/2020: Antonio Cabral Filho
16/09/2020: Betânia Corrêa de Araújo
16/09/2020: Taciana Valença
17/09/2020: Madalena Castro
23/09/2020: Cassius Cavalcanti
23/09/2020: Edir Meirelles
23/09/2020: Troféu Paul Harris de Literatura
24/09/2020: Valquiria Imperiano:
25/09/2020: Sidney Ramos:
26/09/2020: Sheila Cohen

28/09/2020: Paulo Sales
29/09/2020: Cristina Carvalho
29/09/2020: Zeh Rocha
30/09/2020: Marcos de Andrade
30/09/2020: Gina Teixeira
01/09/2020: Luciana Cavalcanti
01/ 09/2020: Bezerra de Lemos
03/10/2020: Josessandro Andrade
06/10/2020: Beth Iacomini
07/10/2020: Colly Holanda
07/10/2020: Troféu Paul Harris de Literatura
08/10/2020: Ivanilde Morais de Gusmão
08/10/2020: Bruno Dias
13/10/2020: Pedro César Batista
14/10/2020: Riverdes Falcão
14/10/2020: Felipe Junior
14/10/2020: Vera Nóbrega
15/10/2020: Adriano Cabral
16/10/2020: José Eraldo
17/10/2020: Eugenia Melo
17/10/2020: Margarett Leite

20/10/2020: Dalva Silveira
21/10/2020: Hélio Monteiro
22/10/2020: Juçara Valverde
22/10/2020: Patricia Tenório
23/10/2020: Ricardo Moreira
24/10/2020: Fernando Tavares

27/10/2020: Colly Holanda
27/10/2020: Gilliam Mellane Ur Rehman
28/10/2020: Carlos Vilanova
29/10/2020: Sargaço NitghClub
30/10/2020: Valmir Jordão
31/10/2020: Adalberto Arruda

02/11/2020: Daiana Rhister
03/12/2020: Jairo Mozart
03/12/2020: Aurineide Alencar
04/12/2020: Ricardo Bezerra
04/11/2020: Adriano Portela
05/12/2020: Flávio Gadelha
05/12/2020: José Carlos Temporal
05/12/2020: Alexandre Santos (Pernambuco Filosófico)
06/12/2020: Cássia Cassitas
06/12/2020: Flávia Suassuna

O endereço para inscrição no canal Arte Agora é https://www.youtube.com/channel/UCxwPjGzu4in4c6W-ny0On5g

Aproveite e se inscreva no canal.

Câmara Cultural denuncia descaso do Governo Bolsonaro com a arte e a cultura no Brasil

Os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar a trabalhar. Vamos ajudar os artistas

Desdenhando segunda onda da pandemia de Coronavírus, governo Bolsonaro mantém irresponsabilidade no trato com a Covid-19

Pouco se lixando para a segunda onda da pandemia de coronavírus que já ataca a Europa e os Estados Unidos, o governo do Capetão Bolsonaro continua brincado com a saúde do Povo brasileiro. Segundo o pessoal do general Eduardo Pazuello (que está infectado), até 07 de novembro de 2020, a Covid-19 já via infectado 5.653.561 brasileiros e enlutado a família de outros 162.269.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.