A voz do ESCRITOR

 

            Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação    

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 13 DE JUNHO DE 2021

Alexandre Santos confirma participação na Feira do Livro de Lisboa

 

 

No sábado, dia 12 de junho de 2021, o escritor Alexandre Santos confirmou participação na edição 2021 da Feira do Livro de Lisboa, onde estará no estande da Rede Sem Fronteiras. A Feira do Livro de Lisboa ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 12 de setembro. Os autores interessados em participar na Feira do Livro de Lisboa devem procurar a organizadora da Rede Sem Fronteira Dyandreia Portugal através do e-mail contato@redesemfronteiras-com.br  

 

Traga Mundos estará presente em Buticas

 


 

Na 5ª feira, dia 10 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o livreiro português Antonio Alberto Alves, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a Livraria Traga Mundos, de Vila Real, no norte de Portugal, que estará presente no Congresso Internacional Modernismos Lá e Cá. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

Cristiane Buco fala sobre Arqueologia

Na 3ª feira, dia 08 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu Cristiane Buco, que, em entrevista a Alexandre Santos, falará sobre a arqueologia no Brasil. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

Projeto 'Centenários' entrevista Marcos Pereira

 

 

Na 2ª feira, dia 07 de junho de 2021, em encontro no âmbito do projeto ‘Centenários’, transmitido ao vivo pelo canal @Arte Agora no YouTube com tradução simultânea para o alemão por Eliane knoelker da Silva, o escritor Alexandre Santos e o produtor cultural Roberto Da silva entrevistaram o professor Marcos Pereira sobre a vida e a obra de Tobias Barreto. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

Ler trás cultura

 

Na 4ª feira, dia 09 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu André Frej, que, em entrevista a Alexandre Santos, discutiu a leitura como forma de aquisição de cultura. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

A novas entrevistas do programa Arte Agora

 

Esta semana, o programa ArteAgora incorporou novas entrevistas a videoteca. Confira

 

07/06/2021: Marcos Pereira (Projeto Centenários):

08/06/2021: Cristiane Buco

09/06/2021: André Frej

10/06/2021: Antônio Alberto Alves

11/06/2021: Rodrigo Mendes

 

Curtinhas

A videoteca do canal 'Arte Agora' constitui ambiente de deleite e pesquisa. Clique aqui e conheça os nomes já presentes no banco de entrevistas.

 

O endereço para inscrição no canal Arte Agora é https://www.youtube.com/channel/UCxwPjGzu4in4c6W-ny0On5g
 

A CULTURA FORTALECE A DEMOCRACIA

 

Curtinhas

As escritoras Andréa Gustmann e Neida Rocha apresentaram o edital da 'Agenda Poética 2022' da Câmara Literária de Pomerode. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail clipmulher@terra.com.br.

No sábado, dia 12 de junho de 2021, o escritor Alexandre Santos confirmou participação como palestrante no Congresso Internacional Modernismos Lá e Cá.

Na 4ª feira, dia 09 de junho de 2021, o canal do YouTube da Record TV apresentou o clipe da música ‘Antúrio Branco’, do Sargaço Nigth Club. Clique aqui e assista

'Deodato, o santeiro', que integra a série Histórias do Velho Capita, é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho 

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

 

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural lamenta partida de Marco Maciel

 

No sábado, dia 12 de junho de 2021, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, lamentou a partida de Marco Maciel- ex deputado estadual, deputado federal, senador, presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da república - que, naquela madrugada, depois de longa enfermidade, alcançou a Grande Inflexão da vida. Na oportunidade, o coordenador Alexandre Santos distribuiu a seguinte nota:

A partida de Marco Maciel encerra um capítulo da história política do Brasil. Político conservador, respeitador e afável. Nunca tivemos grandes concordâncias, mas era quase impossível brigar com ele. A história o julgará por aquilo que fez e por aquilo que não fez. Foi um grande pernambucano.

 

João Suassuna comenta questão hídrica do Nordeste do Brasil

Na 6ª feira, dia 11 de junho de 2021, em encontro transmitido pelo canal @Arte Agora no YouTube, o programa ‘AJFS convida’ recebeu o agrônomo João Suassuna em conversa sobre a questão hídrica no semi-árido nordestino. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

Clériston Andrade explica 'Vixe mãe' no ARTEclip

Na 6ª feira, dia 11 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, o escritor Alexandre Santos entrevistou Clériston Andrade sobre a música ‘Vixe mãe’, da banda Koiza, cujo clipe integra a programação do ARTEclip. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

Na 3ª feira, dia 08 de junho de 2021, o ARTEclip disponibilizou na plataforma do canal Arte Agora, no YouTube, as músicas 'Vixe mãe' (letra e música e Clériston), pela banda Koiza, integrado por Carlos Carvalho (guitarra), Pedro Andrade (baixo), Renato Andrade (bateria), Cleriston (voz guia, guitarra e violão acústico), e 'A solidão e sua porta' (letra de Carlos Pena Filho e música de Allan Sales) por Allan Sales.

 

ARTEfilmes disponibiliza 'La máquina de escibir'

 

Na 3ª feira, dia 08 de junho de 2021, o ARTEfilmes disponibilizou disponibilizou na plataforma do canal Arte Agora, no YouTube, o filmete 'O datilógrafo' ('La máquina de escribir), de L. Anderson, tendo como solista Alfredo Anaya. Clique aqui e assista o filmete na íntegra.

 

BOLSONARO PARECE NÃO SABER QUE É O PRESIDENTE

'A Semana em Revista' volta ao ar depois de inexplicável suspensão

No sábado, dia 12 de junho de 2021, às 17h, em programa transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, Alexandre Santos e Fernando Moura passaram A semana em revista, comentando as principais notícias do período. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

 

GOVERNO GENOCIDA: SÃO QUASE 17 MILHÕES DE INFECTADOS E QUASE 475 MIL MORTOS

CPI do Genocídio pode levar ao Impeachment de Jair Bolsonaro

 

O Capetão Jair Bolsonaro fez de tudo para facilitar o avanço do coronavírus no Brasil e, agora, faz de tudo para atrapalhar o funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o descaso do governo com a pandemia. Tudo leva a crer que a CPI do Genocídio achará o Fio de Aradne que leva ao Impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Assim como os predecessores, até o dia 12 de junho de 2021 a irresponsabilidade do governo Bolsonaro contribuiu para a morte de quase 485 mil pessoas e a infecção de outras 17,5 milhões. Nos meios mais esclarecidos corre a opinião de que a melhor vacina para o Brasil seria o Impeachment de Jair Bolsonaro.

 

 

 

«La dictadura del algoritmo busca la movilización del pensamiento»

A propósito del audiovisual, exhibido hace unos días en el programa Mesa Redonda, Javier Gómez Sánchez conversó con Granma. Clique aqui e leira a matéria na íntegra.
 

Pingos internacionais

Clique aqui e leia o artigo 'A Lusofonia não precisa de ser salva – apenas de ser desadiada'.

 

Em 19 de Junho de 2021, a 27ª edição da revista 'Nova Águia' será apresentada em Sintra. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

 

Na 5ª feira, dia 10 de Junho de 2021, em comemoração à passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a editora Sefiro celebrou o Espírito de Portugal e ofereceu descontos especiais sobre livros que tratam da 'Portugalidade Mística'.

 

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

NÃO À TAXAÇÃO DO LIVRO

 

 

A Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural e todas as organizações que integram a sua articulação manifestam o seu repúdio à taxação do livro e denunciam qualquer proposta nesse sentido como manifestação de desrespeito e desapreço do governo Jair Bolsonaro pela Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia.

 

Rodrigo Mendes fala sobre a organização do Congresso Modernismos Lá e Cá

 

Na 6ª feira, dia 11 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o professor Rodrigo Mendes, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a organização do Congresso Internacional Modernismos Lá e Cá. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

Edições Moinho adiam prazo de inscrição para as coletâneas 'Viva a Literatura Brasileira'

O poeta Rogério Generoso anunciou que o prazo de inscrições para os interessados em participar das coletâneas ‘Viva a Literatura Brasileira’ foi adiado para o dia 25 de junho de 2021. Clique aqui e conheça o regulamento das coletâneas na íntegra.

 

Altino Ventura também e contra a privatização da Eletrobrás

 

Na 3ª feira, dia 08 de junho de 2021, em encontro transmitido pelo canal @Arte Agora no YouTube, o programa ‘Alexandre Santos convida’ recebeu Altino Ventura em conversa sobre os prejuízos decorrentes da eventual privatização da Eletrobrás. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

Câmara Cultural festeja 'Dia de Portugal'

Na 5ª feira, dia 10 de Junho de 2021, em comemoração à passagem do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, encaminhou mensagem de congratulações ao presidente Celso Stamford Gaspar, do Gabinete Português de Leitura do Recife.

 

Antônio Valdo explica o significado de 'Chureba'

Na 4ª feira, dia 09 de junho de 2021, em encontro transmitido pelo canal @Arte Agora no YouTube, o programa ‘Alexandre Santos convida’ recebeu Antonio Valdo de Alencar em conversa sobre o significado do termo ‘Chureba’. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

 

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

 

 

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.