A voz do ESCRITOR

 

            Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação    

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 04 DE JUNHO DE 2021

"Os artistas não ficarão inertes diante das atuais provações. Uma revolução da arte vem por aí" afirma Alexandre Santos

Uns dizem (e eu não tenho razões para pensar diferente) que, por conta da Pandemia de Coronavírus, o mundo jamais voltará a ser o mesmo de antes. Ora, se o mundo pode não voltar a ser aquele de outrora, por que a arte continuaria a ser a mesma? Por que os artistas agiriam como se nada tivesse acontecendo?

 

 

Na 5ª feira, dia 01 de julho de 2021, na palestra 'Por ser moderno, o Modernismo está em constante renovação', apresentada no âmbito do Congresso Internacional de Cultura Modernista, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural e idealizador do Canal Arte Agora, anunciou a constituição das bases que vão levar a uma nova onda modernista. Clique aqui e leia a palestra Por ser moderno, o Modernismo está em constante renovação’ na íntegra.

 

Dia do 'Fora Bolsonaro' presente no Congresso Modernista

No sábado, dia 03 de julho de 2021, por ocasião dos trabalhos do Congresso Internacional de Cultura Modernista, após comunicar que o Canal Arte Agora vai promover entrevistas com palestrantes participantes do encontro, o escritor Alexandre Santos anunciou que, na ocasião, o Brasil estava sendo sacudido por grandes manifestações contra o governo Bolsonaro. O FORA BOLSONARO contaminou a plateia digital, recebendo diversas manifestações de apoio, inclusive da coordenador geral do encontro Mila Simões de Abreu.

 

Show de poesia modernista brasileira em Congresso Internacional

No sábado, dia 03 de julho de 2021, em sessão coordenada pelo escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural e idealizador do Canal Arte Agora, o Congresso Internacional de Cultura Modernista apresentou sessão de poesia com a participação dos poetas Bernadete Bruto, Raldianny Pereira, Vera Nóbrega, Taciana Valença, Colly Holanda, Elba Lins, Patricia Gonçalves Tenório e Marcos de Andrade Filho. Clique aqui e veja a apresentação das poetas.

 

Arte Agora abre espaço para a Caligrafia

 

Na 4ª feira, dia 30 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o reverendo e escritor Eduardo Henrique, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a arte da Caligrafia. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra
 

José Kameniecki fala sobre sonho e criação no canal Arte Agora

Na 3ª feira, dia 29 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o escritor e psicanalista argentino José Kameniecki, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre sonho e criação (Sueño y creación). Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

'Modernismos' foi o tema da entrevista de Iaranda Barbosa no programa Arte Agora

 

Na 3ª feira, dia 29 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu a escritora Iaranda Barbosa, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre ‘Modernismos e Salomé’. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

A novas entrevistas do programa Arte Agora

 

 

Esta semana, o programa ArteAgora incorporou novas entrevistas a videoteca. Confira

 

29/06/2021: José Kameniecki
29/06/2021: Iaranda Barbosa
30/06/2021: Reverendo Eduardo Henrique
01/07/2021: Marúcia Coelho

Curtinhas

A videoteca do canal 'Arte Agora' constitui ambiente de deleite e pesquisa. Clique aqui e conheça os nomes já presentes no banco de entrevistas.

 

O endereço para inscrição no canal Arte Agora é https://www.youtube.com/channel/UCxwPjGzu4in4c6W-ny0On5g
 

A CULTURA FORTALECE A DEMOCRACIA

 

Curtinhas

'Aldemar Paiva' é o título da crônica semanal distribuída por Carlito Lima.

 

Na 5ª feira, dia 01 de julho de 2021, o escritor e editor Edson Mendes distribuiu a 2ª edição da revista de arte Raso da Catarina.

Na 5ª feira, dia 01 de julho de 2021, aos primeiros segundos da madrugada, cumprindo uma longa tradição, o poeta Paulo Camelo deu início à distribuição da edição mensal do boletim 'Casaca de Couro', periódico da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Pernambuco. Clique aqui e leia o boletim na íntegra.
 

 

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho 

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

 

Congresso Internacional de Cultura Modernista presta homenagem a Nadir Afornso

 

Na 6ª feira, dia 02 de julho de 2021, em encontro transmitido a partir do Centro Cultural Nadir Afonso, em Boticas, no norte de Portugal, ao lado da escritora Laura Afonso, presidente da Fundação Nadir Afonso, vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e representantes da Associação Alter Ibi e da Associação Mundis, e dos idealizadores e coordenadores do Congresso Internacional de Cultura Modernista Mila Simões de Abreu e Dalton Sala, o escritor Alexandre Santos, coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural (Brasil), participou de sessão em Honra à Nadir Afonso, que integrou a programação do evento.

 

 

Mia Couto no 'Linhas & Entrelinhas'

 

 

Na 5ª feira, dia 01 de julho de 2021, em transmissão ao vivo pelo canal @Arte Agora no YouTube, no programa de crítica literária ‘Linhas & Entrelinhas’, a professora Flávia Suassuna abordou o livro ‘A confissão da leoa’, de Mia Couto. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

Mariana Salinas, UpTown Blues Band e Allan Sales ganham destaque no ARTEclip

Na 2ª feira, dia 28 de junho de 2021, o ARTEclip disponibilizou as músicas 'No Woman no Cry', pela banda Uptown Blues Band, e 'Empurra que ele cai', por Mariana Salinas e banda, e o poema 'Ode aos poetas do mundo', pelo autor Allan Sales, na plataforma do canal Arte Agora, no YouTube.

 

CPI do Genocídio vai levar o Quadrúpede ao Impeachment

Na rua, o Povo exige Bolsonaro fora da presidência

 

No sábado, dia 03 de julho de 2021, às 19h, em programa transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, Alexandre Santos e Fernando Moura passaram A semana em revista, comentando as principais notícias do período, com destaque para as manifestações que exigem o Impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

 

CPI do Genocídio descobre que o roubo é grande

CPI do Genocídio descobre que, em meio ao avanço mortal da pandemia, governo Bolsonaro fez negociatas na compra de vacinas

 

Está explicado porque o Capetão Jair Bolsonaro fez de tudo para boicotar a CPI do Genocídio: além de indícios de graves irregularidades na aquisição de Cloroquina - a droga que, com a conivência criminosa do Conselho Federal de Medicina, foi receitada à larga pelo presidente Quadrúpede -, constatou-se um grande esquema de corrupção em torno da aquisição da vacina indiana Coronavax. Tudo leva a crer que a CPI do Genocídio achou o Fio de Aradne que levará ao Impeachment do presidente Jair Bolsonaro. No começo de julho de 2021 o Brasil já apresentava quase 525 mil mortes por covid-19. Os meios esclarecidos estão convencidos de que a melhor vacina para o Brasil é o Impeachment de Jair Bolsonaro.

 

 

 

Programación de verano para todos los públicos

En su segundo año de programación de verano en pandemia, la televisión ha modificado sus modelos de producción ajustándose a las coberturas de los principales eventos que interesan a nivel económico y social, y ha reiniciado el proceso de producción de algunos programas que suspendieron su transmisión temporalmente con el enfrentamiento a la COVID-19. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Pingos internacionais

No sábado, dia 03 de julho de 2021, em encontro no Teatro Ribeiro Conceição, na cidade de Lamego, em Portugal, transmitido pela UTAD TV e TV Nordestina (Brasil), com a participação da Orquestra de Jazz do Douro, foram instalados o XII FIMUS (Festival Internacional de Música de Campina Grande), o VIII FITAP (Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas e o II Euro FIMUS (Extensão europeia do FIMUS)

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

NÃO À TAXAÇÃO DO LIVRO

 

A Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural e todas as organizações que integram a sua articulação manifestam o seu repúdio à taxação do livro e denunciam qualquer proposta nesse sentido como manifestação de desrespeito e desapreço do governo Jair Bolsonaro pela Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia.

 

Marúcia Coelho fala sobre a Ação do Coração no Arte Agora

 

Na 5ª feira, dia 01 de julho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu a contadora de histórias Marucia Coelho, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a Ação do Coração. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

Cristina Carvalho no 'Destaque Literário'

Na 4ª feira, dia 30 de junho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, o programa ‘Destaque Literário’ recebeu Cristina Carvalho, que, em entrevista a Raldianny Pereira, falou sobre a emoção de ter sido homenageada no âmbito do projeto homônimo mantido pela sociedade Cultura Nordestina. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra.

 

'Pão Maria Bonita' no cardápio do Comendo bem de Sol a Sol

No sábado, dia 03 de julho de 2021, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, no programa ‘Comendo bem de Sol a Sol’, com a colaboração de Sheila Santos, que cuidou da apresentação da mesa, a gastrônoma Patrícia Xavier ensinou a preparar ‘Pão Maria Bonita’. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

 

Alexandre Santos na Feira do Livro de Lisboa

 

O escritor Alexandre Santos estará presente na edição 2021 da Feira do Livro de Lisboa. Os livros 'O sonho de Clara', 'Valverde' e 'O dossiê de Gustaff estarão no estande da Rede Sem Fronteiras. A Feira do Livro de Lisboa ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 12 de setembro. Os autores interessados em participar na Feira do Livro de Lisboa devem procurar a organizadora da Rede Sem Fronteira Dyandreia Portugal através do e-mail contato@redesemfronteiras-com.br

 

A CULTURA FORTALECE A DEMOCRACIA

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

 

 

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.