A voz do ESCRITOR

 

              Edições Moinho   Banca de Elaboração de Projetoss  Escola de Formação  Agência Gutenberg de Certificação    

Clique aqui e veja as Edições anteriores

EDIÇÃO DE 20 DE MARÇO DE 2022

Filipe Alencar comanda estréia de 'Textos & Contextos' no Canal Arte Agora apreciando 'O ladrão de casaca'

 

  

 

No sábado, dia 19 de março de 2022, em sessão transmitida pelo YouTube, o Canal Arte Agora fez a estreia do programa ‘Textos & Contextos’ com comentário do livro 'Arsene Lupin: O Ladrão de Casaca', de Maurice Leblanc, pelo coordenador Filipe Alencar. Clique e desfrute do programa na íntegra.

 

 

Vera Garbi apresenta a Torta de Escarola

 

 

Na 4ª feira, dia 16 de março de 2022, em edição do programa ‘Comendo bem de Sol a Sol', transmitido ao vivo no Canal Arte Agora, no YouTube, a gastrônoma Vera Garbi apresentou receita para elaboração de Torta de Escarola com linguiça portuguesa. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

 

 

Jacques Ribemboim fala sobre a presença judaica na literatura pernambucana

 

 

Na 3ª feira, dia 15 de março de 2022, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o escritor Jacques Ribemboim, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a presença judaica na literatura em Pernambuco. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra

 

Hotelaria é o tema da vez no 'AJFS convida'

 

Na 4ª feira, dia 16 de março de 2022, em encontro transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, o programa Alexandre Santos Convida recebeu Edninis Cândido Júnior em entrevista sobre Hotelaria e a efervescência da vida num grande restaurante. Clique aqui e acompanhe a entrevista na íntegra

 

 

Curtinhas

 

A videoteca do canal 'Arte Agora' constitui ambiente de deleite e pesquisa. Clique aqui e conheça os nomes já presentes no banco de entrevistas.

O endereço para inscrição no canal Arte Agora é https://www.youtube.com/channel/UCxwPjGzu4in4c6W-ny0On5g

 

 

 

 

Curtinhas

Neste março de 2022, o escritor Cícero Belmar vai lançar 'O livro das personagens esquecidas', que reúne 25 contos em torno do tema memória e o esquecimento.

Andréa Mota, coordenadora do Projeto Outras Palavras, informa que, em edição marcada para a 3ª feira, dia 22 de março de 2022, com bate-papo de Tita Alves e Fátima Pontes mediado por Jorge Clésio, o programa 'Cultura em Rede' vai destacar a presença feminina no mundo circense.

A voz do ESCRITOR

Este informativo integra o portfólio das Edições Moinho, tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Edições Moinho 

Conselho editorial
Alexandre Santos
Jacinto Almeida
Gérman Cárceres
Caio Porto
Carlos Newton Júnior

correspondência: moinho@camaracultural.com.br

Organização associada à Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural.

 

Alexandre Santos e Dalton Sala discutem caminhos do modernismo no Brasil

 

No sábado, dia 19 de março de 2022, às 12h, em programa transmitido ao vivo pelo YouTube, o canal @Arte Agora recebeu o historiador da arte Dalton Sala, que, em conversa com Alexandre Santos, apreciou aspectos do modernismo no Brasil. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra

 

Marina Colasanti em 'O mundo mágico das histórias'

 

 

Na 5ª feira, dia 17 de março de 2022, em encontro às 19h, transmitido ao vivo pelo Canal Arte Agora no YouTube, a contadora de histórias Marúcia Coelho apresentou programa ‘O Mundo Mágico das Histórias’, com destaque especial a conto 'Doze reis e a moça no labirinto do vento', de Marina Colasanti. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra

 

Louvor, erotismo e drama na nova leva de textos disponibilizados por Alexandre Santos

 

 

Na 4ª feira, dia 16 de março de 2022, o escritor Alexandre Santos disponibilizou a crônica 'Recife de todos os sonhos' - que, aberto com o alerta de que 'as cidades despertam lembranças e sonhos', o texto lembra que 'o Recife é mais do que um lugar. O Recife é um modo de ser' -, o conto 'A festa de Lilith' - no qual, após informar que "naquela noite estrelada, coisas estranhas aconteceram em Olinda e seus arredores", relata as estripulias supostamente ocorrida na festa de Lilth realizada na vila maior da capitania de Pernambuco - e o conto 'A triste morte do pequeno demônio' - inspirado na morte do general norte-americano Paul Tibbets, que, em 06 de agosto de 1945, no posto de coronel, lançou a bomba atômica sobre Hiroshima, matando 80.000 pessoas imediatamente - no seu site pessoal. Clique aqui e leia os textos na íntegra.

 

Alexandre de Moraes interdita o Telegram no Brasil e quebra as pernas das fábricas de Fakenews no Brasil

 

No sábado, dia 19 de março de 2022, às 17h, em programa transmitido ao vivo pelo canal Arte Agora no YouTube, Alexandre Santos e Adelaide Rêgo passaram A semana em revista, comentando as principais notícias do período, com destaque para a interdição do aplicativo Telegram no Brasil e para a guerra no leste europeu. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra

 

 

 

 

 

Com apoio dos EUA e da OTAN, neonazistas estimulam guerra no leste da Europa 

 

Com total apoio dos EUA e da OTAN, neonazistas controlam a presidência da Ucrânia, estimulam a guerra e negam chance a Paz no leste da Europa.

Pingos internacionais

A estação venezuelana La Iguana faz cobertura da guerra no Leste Europeu mais isento do que as congêneres brasileiras. O endereço é
https://www.laiguana.tv/

Nos dias 21 e 22 de Abril de 2022, será realizado o 'Congresso Internacional Gilberto Freyre'. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Em 27 de Março de 2022 iniciará nova Expedição Lusitânia, que conta com o integral apoio do Movimento Internacional Lusófono (MIL) Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Em 02 de Abril de 2022, em encontro em Montargil será apresentado o livro 'Obras Escolhidas', de Manuel Ferreira Patrício. Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Joaquim Pinto passou a integrar a direcção do Movimento Internacional Lusófono (MIL). Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Deixem Cuba Viver

Clique e conheça a biblioteca de Alexandre Santos

 

ARTEclip rompe bloqueio à arte russa e disponibiliza o rock do 'Splean'

 

 

No sábado, dia 19 de março de 2022, rompendo o injustificado embargo decretado pelos EUA à arte russa, o ARTEclip disponibilizou a música Oitavo, da banda 'Splean', integrada por Alexander Vasilyev (vocais, guitarra), Vadim Sergeyev (baixo), Innokenty Agafonov (guitarra), Nikolay Rostovsky (teclado) e Alexey Mesherekov (bateria), com adaptações aos padrões estéticos da Central Iguana de Produções Artísticas, na plataforma do canal Arte Agora, no YOuTube. Clique aqui e desfrute a apresentação na íntegra.

 

Aluísio Ricardo apresenta marca de 'A quarta parede'

 

 

Na 6ª feira, dia 18 de março de 2022, o designer Aluísio Ricardo apresentou a marca do programa 'A quarta parece', dedicado a literatura fantástica, que será inaugurado em abril sob o comando da professora e escritora Iaranda Barbosa.

 

 

Clique aqui e conheça o Regulamento na íntegra.

 

 

Belezas e angústias do Rio Tamanduateí

 

Na 5ª feira, dia 17 de março de 2022, às 17h, em encontro transmitido ao vivo pelo canal @Arte Agora, no YouTube, em apresentação no âmbito do programa Grande Circo Cultural o historiador da arte Dalton Sala fez passeio histórico e artístico pelo rio Tamanduateí. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

 

Energia solar foi o tema discutido em 'Vida Selvagem'

 

Na 3ª feira, dia 15 de março de 2022, em encontro transmitido ao vivo pelo YouTube, o programa Arte Agora recebeu o escritor Jacques Ribemboim, que, em entrevista a Alexandre Santos, falou sobre a presença judaica na literatura em Pernambuco. Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra

 

 

A CULTURA FORTALECE A DEMOCRACIA

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

 

 

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.